TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano Estratégico Utilizando-se da Ferramenta 5 Forças de Porter: Fabricante de Produtos de Limpeza

Por:   •  17/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade Pós- aula 09/06/2020 - Jogos de Empresas

Plano estratégico utilizando-se da ferramenta 5 Forças de Porter:

Fabricante de Produtos de Limpeza

Análise das estratégias:

Com relação à análise das cinco forças de Poter aplicada na empresa, podemos observar que o poder de barganha dos fornecedores é apontado como baixo, uma vez que a matéria prima tem origem importada onde a negociação é realizada através do dólar. Além disso, existem poucos fornecedores que disponibilizem matéria prima com o grau de qualidade exigido pela empresa, o que ocasiona a elevação do valor do produto até chegar ao consumidor final.

Ao contrário, o poder de barganha dos compradores pode ser classificado como alto, pois os consumidores realizam o pagamento da forma que preferir, havendo descontos e prazos estendidos para pagar a compra.

A ameaça de produtos substitutos é considerada baixa, pois estes produtos são essenciais para higiene estando presentes em diversos ambientes.

Em relação à ameaça de novos entrantes a classificação pode ser considerada como alta, pois existem diversas empresas atuando neste mesmo mercado, porém de forma ilegal que podem vir a tornar-se legalizadas. Além disso, pode haver o crescimento de outras marcas ocupando lugar no mercado, aumentando a concorrência no setor.

A rivalidade neste setor pode ser classificada como alta, uma vez que existem inúmeras empresas atuando no país, ocasionando uma grande disputa pelos melhores preços.

A análise das cinco forças competitivas da empresa pode ser observada na Figura abaixo.

[pic 1]

Esta fabricante de produtos de limpeza é a única empresa legalizada situada no município onde tem suas instalações, além disso, possui alta qualidade nos seus produtos e preços competitivos. Porém tem que disputar o mercado com produtos clandestinos que estão em crescimento na cidade. Desta forma, a empresa deve focar na estratégia genérica de custo, assim, ela poderá estabelecer um preço mais moderado ao seu mercado consumidor, reduzindo a vantagem e competitividade dos produtos clandestinos que devido à ilegalidade em suas atividades, não realizam o pagamento de impostos permitindo a comercialização com preços mais baixos.

Com relação à estratégia genérica de diferenciação, a empresa tem um destaque por apresentar alta qualidade em seus produtos, garantindo a confiabilidade de seu mercado consumidor. Além disso, a rapidez no serviço de entrega também é citada como destaque da empresa. Assim, é necessário que ela mantenha esse diferencial perante seus concorrentes, pois isto possibilitará o seu crescimento e reconhecimento no mercado.

Por ser a única empresa da cidade a fabricar produtos de limpeza, é necessário que ela busque maneiras de tornar o nome da marca ainda mais conhecido através de divulgações em meios de comunicação.

Ainda em relação à análise do mercado de acordo com as 5 Forças Porter, de acordo com a estratégia genérica de suporte, a empresa tem a habilidade de atender aos consumidores da forma mais rápida e flexível possível, efetuando as entregas em qualquer localidade. Outro ponto importante é a empresa disponibilizar prazos para o pagamento e descontos nas compras à vista, fidelizando assim o cliente, permitindo eles efetuarem o pagamento da forma que preferir.

Finalmente, com relação à estratégia genérica de posicionamento, a empresa busca responder ao seu mercado da melhor forma possível, atendendo aos requisitos mais esperados. Desta forma, a empresa deverá fabricar seus produtos com foco total na qualidade, bem como na rapidez das entregas para garantir a confiabilidade dos seus clientes, diferenciando-se dos seus concorrentes ao propiciar o melhor atendimento ao seu público alvo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (93.4 Kb)   docx (72.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com