TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LUZ DO SABER - ALFABETIZANDO JOVENS E ADULTOS COM INFORMÁTICA: Uma Análise Da Experiência No IFCE Aracati

Trabalho Universitário: LUZ DO SABER - ALFABETIZANDO JOVENS E ADULTOS COM INFORMÁTICA: Uma Análise Da Experiência No IFCE Aracati. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/12/2014  •  2.453 Palavras (10 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 10

LUZ DO SABER, ALFABETIZANDO JOVENS E ADULTOS COM INFORMÁTICA: UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA NO IFCE ARACATI

M. C. Botelho (IC)¹; E. B. Chagas (IC)¹; N. B R Magalhães (IC)¹; M. Oliveira (PQ)¹;

1 Instituto Federal do Ceará (IFCE) - Campus Aracati

(IC) Iniciação Científica

(PQ) Pesquisador

RESUMO

O Luz do Saber é um projeto de alfabetização de jovens e adultos da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC), que usa uma nova metodologia baseada no uso de computadores pelos participantes do projeto sendo alfabetizados. Seu objetivo é promover a alfabetização e a inclusão digital na comunidade.

Este trabalho faz uma análise desta metodologia a partir da experiência deste projeto realizada no IFCE, campus Aracati. São apresentados o modelo do software, a descrição da metodologia trabalhada e os resultados de uma enquete realizada junto aos alunos.

PALAVRAS-CHAVE: alfabetização, software, metodologia, experiência.

LIGHT OF KNOWLEDGE, LITERACY TO YOUTH AND ADULT WITH COMPUTERS: AN ANALYSIS OF THE EXPERIENCE ON IFCE ARACATI

ABSTRACT

The Luz do Saber project is a literacy project to young and adult persons from the State Secretary of Education of Ceará (SEDUC) that uses a whole new methodology, based on the use of computers by the students. Your objective is promote literacy and digital inclusion in the community. This work makes an analysis of this methodology using the experience from this project realized on IFCE, Aracati campus. The software model, the used methodology description and the results of a poll realized between the students are presented on this article. .

KEY WORDS: literacy, software, methodology, experience.

LUZ DO SABER, ALFABETIZANDO JOVENS E ADULTOS COM INFORMÁTICA: UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA NO IFCE ARACATI

INTRODUÇÃO

O analfabetismo continua sendo um grande problema em muitos países. Segundo dados de um relatório sobre a situação do analfabetismo da Organização para Educação, Ciências e Cultura (Unesco), cerca de 4 bilhões de pessoas sabem ler e escrever, porém 20% da população mundial ainda são analfabetas. No Brasil, conforme indicadores do IBGE, existem cerca de 15 milhões de adultos, acima da idade escolar, que ainda não sabem ler e nem escrever. Porém, o país, nestes últimos anos tem conseguido reduzir esse número de analfabetos de 17% para 13,3%. A região Nordeste ainda possui a maior taxa de analfabetismo com 18,4%. O estado do Ceará está em terceiro lugar com 16,25%, ficando atrás apenas da Bahia (15,86%) e Rio Grande do Norte (16,04%) [1].

Dentre várias iniciativas neste contexto de alfabetização, surge o Luz do Saber [2], uma metodologia baseada em um aplicativo de computador. Este projeto, no formato de um software, tem por objetivo principal oferecer recursos que contribuam para o processo de alfabetização de crianças, jovens e adultos, além de realizar a inserção na cultura digital. Seu desenvolvimento iniciou-se pela Casa Brasil [3], um programa de inserção tecnológica com o apoio da Secretaria de Educação do Estado do Ceará e Casa da União. Esta entidade beneficente que realiza trabalhos de alfabetização e inclusão digital em todo Brasil.

O Software Luz do Saber fundamenta-se na proposta pedagógica de Paulo Freire com as contribuições de Emília Ferreiro e Ana Teberosky com referências teórico-metodológicos para o desenvolvimento de suas atividades [4].

Este trabalho faz a análise do desempenho de três turmas de alunos do projeto Luz do Saber que funcionam no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE), Campus Aracati. As turmas são, essencialmente, compostas por jovens, adultos e inclusive idosos.

Este artigo está organizado da seguinte maneira: Seção 2 apresenta o projeto Luz do Saber. A seção 3 descreve a experiência do uso da metodologia no IFCE Aracati. A seção 4 apresenta resultados de uma enquete realizada junto aos alunos e a seção 5 faz uma análise crítica dos aspectos positivos e negativos da metodologia.

SOFTWARE LUZ DO SABER

O projeto Luz do Saber possui uma metodologia suportada por um aplicativo desenvolvido em software livre com a Licença Pública Geral (GPL - General Public Licence - em Inglês). O Luz do Saber nasceu de uma ideia inicial do mestre Marcos Dionísio [5], em Fortaleza, com o foco em alfabetizar jovens e adultos, disponibilizando também uma versão infantil. É um poderoso recurso didático que tem por objetivo contribuir para a alfabetização de jovens e adultos, além da realização da inclusão digital. Trata-se de software de autoria, que permite o professor modificar as atividades e adaptá-las ao cotidiano dos alunos.

Este projeto foi elaborado com o objetivo de proporcionar situações de aprendizagem atraentes e prazerosas, respeitando sempre o ritmo do aluno e o seu desenvolvimento cognitivo, social e afetivo.

Segundo o Manual Pedagógico do projeto Luz do Saber (2013, p. 07) [6], Emília Ferreiro e Ana Teberosky observaram que o processo de aquisição da língua escrita, passa por quatro momentos interdependentes, a saber: (i) pré-silábico; (ii) silábico; (iii) silábico-alfabético e (iv) alfabético.

O software possui diversas atividades criadas para crianças e adultos em fase de construção do código linguístico. Possui seis módulos: “COMEÇAR”, “LER”, “ESCREVER”, “KARAOKÊ”, “LIVROS” e o “PROFESSOR”.

O módulo COMEÇAR apresenta atividades básicas que familiarizam o educando com o computador e com as atividades iniciais; visa estimular o aluno através de jogos didáticos, os fonemas e grafemas referentes ao seu nome, ao mesmo tempo em que trabalha a coordenação motora fina para a utilização do mouse e teclado. Cabe mencionar que a primeira versão do software foi desenvolvida para ser executado no sistema operacional LINUX, mas a versão atual é executável em qualquer computador com internet. Ver Figura 1.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com