TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Laudo de Avaliação de Imóvel Urbano

Por:   •  19/2/2019  •  Artigo  •  2.291 Palavras (10 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 10

LAUDO        DE        AVALIAÇÃO

  1. Solicitante:

Herdeiros de José Mauro Maciel Leite

  1. Interessado / Proprietário:

Herdeiros de José Mauro Maciel Leite

  1. Objetivo:

O objetivo do presente trabalho é a determinação valor de mercado do  imóvel situado à Praça Arthur Brasílio, n° 23, Centro, Baependi – MG, CEP: 37.443-000.

  1. Objeto da Avaliação:

O objeto desta avaliação é o imóvel residencial unifamiliar localizado à Praça Arthur Brasílio, n° 23, no Centro de Baependi – MG, com área construída de 223,40 m² e  terreno com área de 549,12 m².

Inscrição Municipal: 01.01.154.0010.001

  1. Condições, Ressalvas e Fatores Limitantes:

No desenvolvimento deste trabalho não foram observadas ressalvas ou fatores limitantes.

Este Laudo fundamenta-se no que estabelecem as normas técnicas da ABNT, Avaliação de Bens, registradas no INMETRO como NBR 14653 - Parte 1 (Procedimentos Gerais) e Parte 2 (Imóveis Urbanos), e baseia-se:

  • Em informações constatadas "in loco" quando da vistoria ao imóvel
  • Em informações obtidas junto a agentes do mercado imobiliário local (vendedores, compradores, intermediários, etc.), através de pesquisa técnica investigativa de valores.

Foi verificada divergência entre a área do terreno descrita na matrícula 8.852 de  27 de novembro de 1989, que descreve uma área 532,77 m² e o documento de IPTU de 2017, onde consta uma área de terreno de 549,12 m²

Como na referida matrícula não menciona a área edificada, para presente avaliação foram consideradas as áreas de construção e terreno conforme registro de IPTU de 2017 fornecida.

Foi considerado que os imóveis estão livres e desembaraçados de quaisquer ônus e em condições de serem imediatamente comercializados ou locados.

  1. Dados do Imóvel:
  • Tipo: Casa.
  • Área Edificada: 223,40 m².
  • Área Terreno: 549,12 m².
  • Endereço: Praça Arthur Brasílio, nº 23.

  • Bairro: Centro.
  • Município: Baependi.
  • Estado: MG.
  • Proprietário: José Mauro Maciel Leite
  • Topografia: Terreno plano
  1. Princípios dos Serviços e Atividades Executadas:

Os trabalhos de avaliação de imóvel compreendem as seguintes atividades:

  • Coleta de Dados “In Loco”: Estudo e análise das documentações e busca de informações do respectivo imóvel.
  • Relatório fotográfico documentando a situação encontrada, que faça parte da finalidade do trabalho de avaliação do imóvel.
  • Anotações referentes à caracterização do local, no que se referem as características físicas encontradas, informações locais e levantamento dos dados cadastrais.
  • Elaboração de um relatório contendo a caracterização do local, descrevendo a situação encontrada durante a vistoria e análise de documentos.

  1. Identificação e Caracterização do Bem Avaliando

Data da vistoria do imóvel: Abril de 2018

  1. Caracterização da Região

Imóvel localizado na região central do município de Baependi / MG.

[pic 1]

Coordenadas: S = - 21°57'32.98" // O = - 44°53'22,38".


  1. Caracterização Física

Trata-se da região central do município de Baependi, com infraestrutura completa, ocupação residencial unifamiliar, comercial e multifamiliar, com padrão de ocupação normal, apresentando facilidade de acessos.

Baependi é um município do estado de Minas Gerais. De acordo com o censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia  e Estatística em 2010, sua população é de 18.292 habitantes.

A região é formada por construções de padrão construtivo normal e edificações de 01(um) a 02(dois) pavimentos, sendo o local bastante urbanizado. O tráfego de veículos  e pedestres é moderado. Nesta região o padrão de residência observado é normal.

  1. Serviços / Infraestrutura

É dotada de toda infraestrutura que normalmente serve as áreas urbanas, assim como: redes de água, energia elétrica, esgotos, pavimentação, serviço de coleta de lixo, segurança pública, lazer e telefone.

8.2 Caracterização do imóvel avaliando

Trata-se de imóvel de uso residencial, edificado em terreno no nível do logradouro público com área de 223,40 m² inserido em lote com 549,12 m², conforme documento de IPTU de 2017..

O imóvel avaliando possui estrutura geral em alvenaria, padrão de acabamento normal/alto, idade aparente do imóvel de cinquenta anos e encontra-se em excelente estado de conservação.

Foi observado o acabamento do imóvel em estudo como segue:

  • Fachadas: revestidas totalmente com reboco, e pintura látex.

  • Pisos: porcelanato nos banheiros, cozinhas e copa; taco nas salas e corredores; tábua corrida nos quartos.
  • Paredes: revestimento em cerâmica extra nos banheiros e cozinha; revestimento total com reboco, e pintura látex nos quartos, salas e corredores.
  • Tetos: laje sem rebaixamento e revestidos com reboco e pintura látex.

[pic 2]

Fachada do imóvel objeto deste trabalho técnico

  1. Metodologia empregada

Método empregado: Comparativo Direto de Dados de Mercado.

Para elaboração deste trabalho foi utilizado o “Método Comparativo de Dados de Mercado”, com tratamento técnico aos dados com a utilização da regressão linear / inferência estatística, conforme recomenda a Norma Técnica da ABNT – NBR 14.653, partes 1 e 2..

Para o cálculo inferencial estatístico foi utilizado o programa de regressão linear múltipla e de redes neurais artificiais – “SisDEA Home”.

  1. Fontes de Consulta

A pesquisa de mercado deve ser realizada, no sentido da apuração dos valores unitários de imóveis semelhantes e/ou comparáveis ao avaliando. Para tal devem ser coletados dados junto a setores especializadas no mesmo segmento de mercado, Cartórios Imobiliários, Corretores, Imobiliárias, opiniões, ofertas, últimas transações, enfim, junto a todas as fontes que possam fornecer subsídios para determinação dos valores conforme determinação normativa constante no presente Laudo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (780.4 Kb)   docx (718.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com