TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Urbano

Monografias: Planejamento Urbano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  1.791 Palavras (8 Páginas)  •  707 Visualizações

Página 1 de 8

1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

O memorial descritivo apresentado, tem como objeto o ante projeto urbanístico de um loteamento residencial horizontal e um loteamento vertical, localizado no município de Parnamirim, no estado do Rio Grande do Norte, na região metropolitana de natal (Imagem 01) no bairro de Cotovel (Imagem 02). A área para a implantação deste loteamento está situada, segundo o plano diretor municipal, em área de interesse e turístico do município e também caracterizado como Unidade de Conservação Ambiental, em uma zona de expansão urbana. (Imagens 03 e 04)

O terreno possui 318.878,41m², com topografia acentuada tendo elevações consideráveis saindo do nível um e tendo o máximo de 35 m de altura, espalhando por todo o terreno, possui também uma área alagável próximo ao loteamento horizontal, tem como vegetação característica os três tipos de vegetação, a de grande porte, a de médio porte e a de baixo porte, concentradas e espalhadas por toda a extensão do terreno.

Imagem 01 – Localização de Parnamirim

Fonte: acervo do grupo

Imagem 02 – Divisão de bairros.

Fonte: PARNAMIRIM, 2000.

Imagens 03 – Unidade de conservação ambiental V.

Fonte: PARNAMIRIM, 2000.

Imagens 04 – Unidade de conservação ambiental V.

Fonte: PARNAMIRIM, 2000

1. Área dos hotéis

Esta região será destinada à construção de resorts, desenvolvidos pela disciplina de Projeto V.

As prescrições urbanísticas são:

Coeficiente de ocupação máxima 80%;

Aproveitamento máximo 1,0;

Impermeabilização de 80%;

Gabarito com 7,00 m;

Além de 1,50 de recuos laterais e de fundos, e frontal de 3,00 + 0,20m a cada pavimento elevado.

2. Loteamento Horizontal

O loteamento horizontal foi locado nessa área do mapa por ter boa visibilidade do mar, ventilação satisfatória, e possuir fácil acesso - já que as casas desse local terão poucos moradores e, com isso, possuem também menor número de carros que as outras regiões em estudo como forma de não favorecer o congestionamento.

Para ela foram adotadas algumas prescrições urbanísticas: o coeficiente de aproveitamento é 0,7, índice que serve para permitir a menor construção na área do terreno, promovendo pouca ocupação do solo; por sua vez, a ocupação máxima é de 70% para favorecer as áreas verdes; a taxa de impermeabilização é de 60%, para promover o melhor escoamento das águas para os lençóis freáticos; o gabarito máximo estabelecido é de 7 metros para evitar posteriores ilhas de calor próximas à região já urbanizada; e os recuos seguem os mesmos do plano diretor de Parnamirim, sendo 1,50m para laterais e de fundos e 3,00 para recuo frontal, por terem sido julgados satisfatórios.

3. Condomínio Vertical

O terreno escolhido foi dividido em três áreas com gabaritos diferentes:

3.1- Gabarito máximo de 7 metros;

3.2- Gabarito máximo de 12 metros;

3.3- Gabarito máximo de 20 metros.

O objetivo da diferenciação das alturas escalonando os edifícios é não prejudicar a passagem dos ventos, visibilidade da paisagem nas edificações, além de proporcionar uma bela estética a quem passa pela avenida.

A taxa de ocupação é a menor de todas as áreas divididas, tendo apenas 60%, dessa forma a região não sofrerá tanto com a descaracterização da antiga paisagem verde, assim como não causará tanto incomodo térmico para as construções vizinhas; o coeficiente de aproveitamento é de 0,6 para não permitir tantas construções; e os recuos seguem com 1,80m nas laterais e fundos e o recuo frontal é 3,00 + h/10, por fim temos a taxa de impermeabilização de 60%.

4- Condomínio Fechado

Condomínios desse tipo possuem tráfego fechado, por isso, exigem ter bom acesso. A principal justificativa para a escolha do local foi exatamente a sua localização, já que está próxima a rótula de Pirangi, assim como de sua área urbana.

As casas pertencentes ao condomínio terão construção beneficiada pela topografia elevada e com desníveis bastante consideráveis, tendo melhor ventilação e visibilidade para a paisagem. Algumas partes do loteamento que possuem maiores desníveis poderão ser usadas para equipamentos comuns desse condomínio, como a construção de uma área publica apara os condôminos.

Adotou-se então:

Coeficiente de ocupação máxima 80%;

Aproveitamento máximo 1,0;

Impermeabilização de 80%;

Gabarito com 7,00 m;

Além de 1,50 de recuos laterais e de fundos, e frontal de 3,00 + 0,20m a cada pavimento elevado.

Corte de uma via coletora do loteamento horizontal, foi previsto calçadas com três metros, ciclovia de dois metros, e duas faixas de rolagem em cada sentido de direção, ainda conta com canteiro central de dois metros de largura, prevista para possíveis ampliações, ele conta com posteamento e vegetação de grande e pequeno porte, para não prejudicar a visibilidade dos condutores e para a travessia de pedestres.

Via local, apenas com duas faixas de rolagem de sentido duplo, sem canteiro central e com passei de três metros de cada lado.

5- Áreas Públicas

Foram localizadas em regiões onde há proximidade de todas as áreas habitadas para maior utilização pelos moradores ou até mesmo por turistas que estejam hospedados em um dos hotéis próximos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com