TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lixo Urbano

Exames: Lixo Urbano. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2013  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  748 Visualizações

Página 1 de 2

Os “lixões urbanos” são práticas antigas e constantes nas cidades brasileiras, nas quais encontramos os seus resíduos sólidos em locais inadequados e sem qualquer tratamento, geralmente ás margens de rodovias, à céu aberto e próximos a locais habitados, o que vem a ocasionar danos ao meio ambiente (contaminação do solo e de lençóis freáticos), e colocando em risco a vida e a saúde da população, tendo em vista provocarem a proliferação de vetores de doenças (moscas, mosquitos, baratas, ratos). Todavia, se obedecidas as normas legais, deveriam estar localizados há dois quilômetros do núcleo urbano, a 200 metros de distância de regiões de água e três metros acima do lençol freático e em local isolado.

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2000 - 64% dos municípios brasileiros depositam os resíduos sólidos, sem tratamento, em lixões a céu aberto. Através de dados processados pelo UNICEF, através da pesquisa realizada pelo Fórum Nacional Lixo e Cidadania (respostas enviadas a organização até 16 de Junho de 2000), ficou demonstrado que, no Brasil, 64% dos resíduos é depositado em lixões á céu aberto, e numa análise regional, as regiões norte e nordeste apresentam os piores percentuais, de 90% e 85%, respectivamente. (Fonte: http://www.lixoecidadania.org.br/lixoecidadania/pesquisaunicef)

Citamos como exemplos práticos os lixões das cidades de Ilhéus e Itororó, ambas no estado da Bahia. No município de Ilhéus, os resíduos sólidos são lançados no mangue próximo a praia do Cururupe, causando a contaminação do solo e, com o decorrer do tempo, o “chorume” (líquido produzido pela decomposição da matéria orgânica contida no lixo) alcança as águas superficiais e subterrâneas (lençóis freáticos). O lixo urbano é depositado sem nenhum tratamento ou monitoramento, bem como sem estudo de impacto ambiental prévio, o que veio a provocar a poluição do mangue e do lençol freático. Já na cidade de Itororó, o lixão é depositado, também de forma inadequada, às margens da BA263. Diante tal situação, percebemos o descaso e o desinteresse dos gestores municipais, bem como a falta de uma efetiva fiscalização.

A situação do tratamento dado aos resíduos sólidos poderia ser diferente se o cumprimento da legislação ambiental vigente fosse efetivo e fiscalizado pelos órgãos competentes e pela própria sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com