TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

League Of Legends

Ensaios: League Of Legends. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2014  •  758 Palavras (4 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 4

circular uniformemente variado (MCUV).

Mecânica Clássica

A mecânica clássica é área da física que estuda o movimento em suas mais variadas formas. Assim como toda teoria em física, ela possui algumas leis que devem ser respeitadas. O grande desafio da mecânica é buscar através de suas leis e artifícios matemáticos a equação da trajetória de um corpo. A trajetória pode ser entendida como sendo a união de vários pontos sucessivos em que o movimento evolui.

Unidades de frequência no Sistema Internacional (SI)

São normalmente usadas: (voltas)/s, ou (ciclos)/s, (oscilações)/s ou ainda (vibrações)/s, às quais denomina-se hertz, cujo símbolo é Hz. Algumas vezes pode surgir também como unidade de frequência a “rotação por minuto” (rpm), e “rotação por segundo” (rps). Cuja relação com o Hz é: 1Hz=60rpm

O espaço angular tem como unidade no sistema internacional o grau. Já a velocidade angular (ω) tem como unidade o radiano por segundo (rad/s).

Movimento Circular Uniforme (MCU)

O Movimento Circular Uniforme (MCU) acontece quando sua trajetória é uma circunferência e o módulo de sua velocidade permanece constante no decorrer do tempo, variando apenas a direção e o sentido do vetor velocidade, uma vez que o somatório das forças no corpo é não nulo apenas no componente normal.

Em nosso cotidiano é comum observarmos o movimento realizado por ventiladores, rodas de carros e também pelo liquidificador. Todos esses são exemplos de aparelhos que utilizam o MCU.

No movimento uniforme, o móvel percorre distâncias iguais em intervalos de tempo iguais. No caso particular do movimento circular uniforme, como a trajetória é circular, decorre que o intervalo de tempo de cada volta completa é sempre o mesmo, isto é, de tempos em tempos iguais o móvel passa pela mesma posição.

Portanto o MCU é um movimento periódico. Seu período (T) é o intervalo de tempo de uma volta completa. O número de voltas na unidade de tempo é sua frequência (f).

Período (T) de um movimento circular uniforme (MCU)

Definido como sendo o tempo que o móvel demora para efetuar uma volta completa (ciclo). Como o MCU é um movimento periódico, esse tempo é constante e representado pela letra (T).

Assim, por exemplo, o período do ponteiro das horas de um relógio é 12h, o dos minutos, 1h ou 60minutos e o dos segundos, 60 segundos. O período de rotação da Terra é de 24 horas, etc. Quando expressa no Sistema Internacional de Unidades (SI), o período deve ser medido em segundos (s).

Frequência (f) de um MCU

Podemos considerar a frequência como sendo a quantidade de vezes que a posição, a velocidade e a aceleração se repetem igualmente. No caso do movimento circular, podemos dizer que a frequência é o total do número de voltas realizadas pelo objeto em uma determinada unidade de tempo.

Considerando n como o número de voltas realizadas pelo objeto em um determinado espaço de tempo, a frequência será calculada através da seguinte equação:

f=n/∆t

Relação entre período (T) e frequência (f)

A partir da definição do período, a posição, a velocidade e a aceleração de um objeto irá se repetir uma única vez, ou seja, n = 1.

A partir da expressão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com