TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cristianismo e paganismo na "Legend of Beowulf"

Tese: Cristianismo e paganismo na "Legend of Beowulf". Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  Tese  •  555 Palavras (3 Páginas)  •  879 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE ANHANGUERA DE TAUBATÉ

CURSO DE LETRAS

Diogo de Lima Braga Salum RA 4242733535

ATPS – Paganismo e Cristianismo na Lenda de Beowulf

Professor Marcos Zamith

TAUBATÉ

2014

Cristianismo e paganismo em “A Lenda de Beowulf”

Poema épico, de 3182 versos que celebra a vida e a morte do herói que é o próprio personagem do titulo. Há vários indicadores da cultura pagã e cristã no decorrer da poesia. Alguns exemplos serão abordados e argumentados, a partir da percepção e interpretação dos mesmos.

A crença num herói sempre foi um tema social e politico importante entre os povos germânicos, fossem eles cristãos ou não. Beowulf chamava a atenção pelo fato de ser um herói que pudesse ser comparado à figura de Cristo - isso chamava a atencao dos clérigos em relação às lendas heróicas. Um dos indícios foi que algum clérigo cristão transcreveu A Lenda de Beowulf para fins analíticos das culturas que ali compõe, sendo chamado de Poeta de Beowulf.

As características de Beowulf definem o herói anglo-saxônico e evidencia nas batalhas contra Grendel, a mae de Grendel e o dragão. Forca, coragem, bravura define o caráter da personagem. Podemos então analisar como uma referência aos guerreiros das mitologias, homens com poderes sobre humanos.

O tema do poema é lealdade, pois no texto isso que salvou a nação e o povo de Hrothgar e a personagem se destacam por ser muito leal ao rei, sem mesmo querer algo em troca, como o trono. A personalidade de Beowulf pode ser analisada em outro aspecto quando ele entra em conflito espiritual - se ele age para o bem dos outros ou para ficar rico e ter fama. E fica com dúvida se os seus feitos foram conquistadas por sua força ou pela ajuda de Deus. Por se encontrar neste estado, dá para se referenciar com o ser humano e o pecado, e como ele entra em conflito.

Há teóricos que dizem que o poema se baseia entre o equilíbrio entre os começos e os fins e reputação segue como palavra-chave. Ao longo do poema, Beowulf constrói sua vida e trajetória ainda jovem e os seus feitos vão sendo o seu caminho.

O destino era um fator importante na vida das culturas pagãs e isso é bem mostrado na poesia, em que um guerreiro pagão vence porque é seu destino que assim determina, e não por sua autodeterminação.

Já nas referências bíblicas há duas diretas a fatos: Grendel sendo ligado a Caim e a alusão ao Dilúvio de Noé que está sendo citados em alguns trechos do poema e ambas são citadas em Gênesis.

Não há citações relacionadas a Jesus Cristo, Moisés,Rei Davi e referências aos santos ou ao simbolismo cristão como a cruz. Existe outros tipos de referências de forma indireta em alguns trechos, exemplos: Os apóstolos, renascimento simbólico, a luta com o dragão, etc.

Portanto, em Lenda de Beowulf dá para perceber uma grande variedade entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com