TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lei de Ohm ESTABILIDADE DA INOMOGENEIDADE

Tese: Lei de Ohm ESTABILIDADE DA INOMOGENEIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  Tese  •  225 Palavras (1 Páginas)  •  267 Visualizações

Lei de Ohm

RESISTÊNCIAS NÃO OHMICAS

A maioria das resistências elétricas tem um comportamento ôhmico, ou seja, linear, como visto acima. Porém, alguns materiais, principalmente os sensíveis ao calor e á luz, apresentam um comportamento NÃO ÔHMICO, ou seja NÃO linear. Para esses tipos de resistências o seu valor ôhmico depende da tensão aplicada, tendo um valor específico para cada condição de operação

Assim, diferentemente das resistências lineares, o valor da resistência não é mais constante, como pode ser visto no gráfico da figura 4. Portanto, para cada ponto temos valores diferentes de resistência, ou seja:

Da característica temos: tg = V/I, onde concluímos que a tangente do ângulo  representa a resistência elétrica do bipolo, portanto, podemos escrever:

tg = R

Quando o bipolo não obedece a característica linear mostrada acima, trata-se de um bipolo não ôhmico.Em muitos casos a não linearidade dos bipolos não ôhmicos ocorre em virtude da ação da temperatura.Usualmente abrevia-se (BÑH), cuja resistência pode aumentar com o aumento da temperatura, neste caso, coeficiente térmico positivo ou ainda, sua resistência pode diminuir com o aumento da temperatura, neste caso, coeficiente térmico negativo.

Para levantarmos a curva característica de um bipolo, precisamos medir a intensidade da corrente que o percorre e a tensão nele aplicada, bastando para tal aplicar a fórmula adequada da 1ª Lei de Ohm.

A figura 2 mostra a curva característica de um bipolo ôhmico.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com