TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Levantamentos Topográficos com uso de medição eletrônica

Por:   •  20/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 2

3.0 - MÉTODOS

  • Estacionamento da estação total

A instalação do equipamento consiste em nivelar e estacionar sobre um ponto topográfico. Para estacionar o equipamento de medida sobre um determinado ponto topográfico, o primeiro passo é instalar o tripé sobre o ponto, assim nivelando-o. Um ponto topográfico pode ser materializado de diversas maneiras, como por piquetes, pregos ou chapas metálicas, entre outros. A figura 1.7 ilustra um exemplo de ponto materializado através de uma marcação fixada em um bloco de concreto.

[pic 1]

Figura 1.7 - Ponto topográfico.

Fonte: Paint

No centro do bloco de concreto é encontrada uma marca que representa o ponto topográfico. Uma vez que o equipamento esteja devidamente calado e centrado sobre o ponto, o prolongamento do eixo principal do mesmo passará por esta marcação sobre o bloco .

[pic 2]

Figura 1.7 - Equipamento sobre o ponto.

Fonte: Google Imagens

Após assegurar que a estação esteja sobre o ponto realiza-se o nivelamento fino, pelos parafusos calantes. Deve-se tomar o cuidado de posicionar o visor alinhado com dois parafusos calantes, com o terceiro em um ângulo de 90 graus. Gira-se primeiro, ao mesmo tempo os dois parafusos calantes que estão de acordo com a mesa (Figura 1.8).

[pic 3]

Figura 1.8 - Nivelamento fino dos parafusos calantes.

Fonte: Veiga, L. A. Koenig Et al. (2012, p.115).

Quando a bolha de nível estiver nivelada deve-se mexer no parafuso calante que está na posição inversa, porém, antes deve verificar se o prumo lazer está sobre o ponto no bloco de concreto.

[pic 4]

Figura 1.9 - Nivelamento fino do terceiro parafuso calante.

Fonte: Veiga, L. A. Koenig Et al. (2012, p.116).


Após a realização do processo de estacionamento da estação total, inicia-se a medição eletrônica de distâncias, azimutes e rumos. Os equipamentos que permitem a obtenção da medida eletrônica de distância, utilizam ondas eletromagnéticas com diferentes comprimentos de onda para enviar o sinal de medida do emissor até o prisma refletor que se encontra no outro extremo, na qual devolverá o sinal para que o equipamento possa determinar a distância (Figura 2.0).

[pic 5]

Figura 2.0 - Medição eletrônica de distância.

Fonte: SMITH (2004).

Esse prisma é preparado de tal forma que qualquer feixe de luz sobre as suas superfícies, retorne na mesma direção. Para que isso ocorra, estes são formados por três superfícies refletoras reproduzindo um canto de um cubo. O sinal incide em cada superfície, retornando ao emissor paralelo ao sinal de origem. É possível perceber que o sinal retorna pela face oposta daquela em que o raio incidente atingiu o prisma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (124 Kb)   docx (205.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com