TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LEVANTAMENTO FLORÍSTICO PARA CRIAÇÃO DE UMA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO(UC) DE USO SUSTENTÁVEL NA CATEGORIA DE APA

Por:   •  14/3/2022  •  Projeto de pesquisa  •  2.114 Palavras (9 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 9

LEVANTAMENTO FLORÍSTICO PARA CRIAÇÃO DE UMA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO(UC) DE USO SUSTENTÁVEL NA CATEGORIA DE APA

Roberta Croda Padilha[1], Valdivino Junior Domingos de Oliveira [2], Osmanny Francisco Pereira de Melo [3], Uander Raimundo da Silva [4].

[1] Bióloga, Pós-graduanda em Produção Vegetal, Universidade Estadual de Goiás, Campus Ipameri, Goiás. Brasil. Apresentadora.

[2] Biólogo, Pós-graduando em Produção Vegetal, Universidade Estadual de Goiás, Campus Ipameri, Goiás. Brasil.

[3] Engenheiro Agrônomo, Pós-graduando em Produção Vegetal, Universidade Estadual de Goiás, Campus Ipameri, Goiás. Brasil.

[4] Acadêmico do curso de Bacharelado em Gestão ambiental, Faculdade Fael. Brasil.

Resumo: A necessidade de se conhecer mais sobre um bioma torna-se cada vez mais urgente devido à sua destruição acelerada. O objetivo desse trabalho foi realizar um levantamento da composição florística da vegetação natural do Cerrado com o intuito de criação de uma Unidade de Conservação (UC) de uso sustentável na categoria de APA no município de Guaraíta-GO. Deste modo o trabalho realizou o levantamento florístico de uma área composta por fragmentos de florestas de mata ciliar, mata de galeria, cerradão, veredas e mata seca, onde registrou-se as espécies arbóreas e arbustivas, utilizando o método do “caminhamento” estabelecendo alguns quadrantes e/ou transectos pelos caminhos para obter as espécies com maior frequência local. Foram encontradas 70 espécies distribuídas em 36 famílias onde a família com maior espécies foi Fabaceae.

Palavras-chave: Área protegida, levantamento florístico, espécies ameaçadas.

Introdução

        

        As unidades de conservação constituem um “sistema aberto e dinâmico em constante interação com seu ambiente” (ARAÚJO, 2007), e sua distribuição e contexto de criação influem em sua relevância, tanto no quesito proteção de biodiversidade, como de amostras significativas de determinados ecossistemas (PINTO, 2008).

         De acordo com Brasil (2000) uma das medidas adotadas em prol da conservação foi o estabelecimento de áreas protegidas, como as unidades de conservação (UC) onde foram definidos limites, sob regime especial de administração, visando fornecer garantias adequadas de proteção a áreas de preservação. Tais áreas são subdivididos em duas categorias principais: Unidades de Conservação de Proteção Integral (UC-PI) e de Unidades de Conservação de Uso Sustentável (UC-US). A primeira tem como objetivo a proteção integral (PI), visa a preservação dos recursos, veda a ocupação humana e o desenvolvimento de atividades dentro de suas áreas, limita-se, na maioria das vezes, a visitação e atividades científicas. As Unidades de Conservação de Uso Sustentável (US), propõe o uso adequado dos recursos em interação com as comunidades presentes.

        O levantamento florístico é uma ferramenta muito importante na criação de uma UC- Unidade de Conservação, pois é capaz de identificar o conjunto de espécies de flora que compõem determinadas áreas florestais, fornecendo dados de classificação e distribuição taxonômica de indivíduos e comunidades vegetais, além de propiciar informações básicas para futuros estudos biológicos (SANTOS, 2020). Diante do exposto o objetivo deste trabalho foi avaliar dados florísticos de indivíduos arbóreos e arbustivos de um fragmento florestal em Guaraíta-GO.

Material e Métodos

        A área proposta para criação da Unidade de Conservação, denominado Área de Proteção Ambiental (APA) do Ribeirão está situada em zona rural do município de Guaraíta, abrangendo serras, áreas de preservação permanente e nascente de cursos hídricos. A área total destinada para a criação da UC é de 1034,0069 hectares e perímetro de 33.240,54 metros, nas seguintes coordenadas geográficas: Longitude 50° 5'39.11"Oeste e Latitude 15°37'51.94"Sul.

        A criação da Unidade de Conservação Área de Proteção Ambiental, APA do Ribeirão, visará manter os ecossistemas naturais de importância regional e local e regular o uso admissível dessas áreas, procurando compatibilizá-lo com os objetivos de conservação da natureza, em atendimento a lei n° 9.985, de 18 de julho de 2000, que instituiu o Sistema Nacional de Unidade de Conservação- SNUC.

        

 Coleta e análise de dados

        

        Os dados em campo ocorreram com visita técnica à área proposta para a criação da UC de uso sustentável na categoria de APA, realizada no dia 30, 31 de março e 3 de abril de 2017 pela equipe da Ambiental Consultoria e Projetos.

Os pontos de coletas, denominados sítios, foram selecionados através de imagens de satélite, tendo basicamente como critérios de seleção, o grau de conservação, a representatividade fitofisionômica, a presença de gradientes vegetacionais (variação espacial da vegetação), a integridade do ecossistema e a facilidade de acesso.

Com estes critérios foram selecionados 6 sítios de amostragem, nos quais foram coletas em três dias. Os pontos de coleta em cada sítio, com área circular de no máximo 20 metros de raio, foram georeferenciados com auxílio de receptor de sinais de satélite (GPS – Global Position System) e incluirão os diferentes tipos vegetacionais do Cerrado.        

No campo as plantas foram fotografadas para viabilizar posteriormente a identificação e para as espécies que não foram identificados no local, procedeu-se a coletada de amostras para serem identificados por outros meios bibliográficos.

O estudo foi feito a partir da escolha de uma área fixa onde foram selecionados transectos aleatoriamente e suas parcelas. Também se teve o cuidado de diagnosticar as espécies de plantas ameaçadas de extinção encontradas na reserva Listados através da Portaria nº 444, de 17 de dezembro de 2014-MMA:

 (CR):  Criticamente em Perigo ou Em Perigo Crítico, é a categoria de maior risco atribuído pela Lista Vermelha. São aquelas que enfrentam risco extremamente elevado de extinção na natureza.

​​        (VU): Vulnerável ou Vulnerable quando as melhores evidências disponíveis indicam que enfrenta um risco elevado de extinção na natureza em um futuro bem próximo, a menos que as circunstâncias que ameaçam a sua sobrevivência e reprodução melhorem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (154.4 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com