TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leveduras E Descoloração

Casos: Leveduras E Descoloração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  1.089 Palavras (5 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 5

I) INTRODUÇÃO/ JUSTIFICATIVA

Nas ultimas décadas os problemas ambientais têm se tornado cada vez mais críticos e frequentes, principalmente devido ao desmedido crescimento populacional e ao aumento das atividades industriais. (KUNZ et. al, 2002). Desta maneira, o estudo para reversão de problemas ocasionados com os resíduos industriais vem sendo cada vez mais necessário e do interesse dos pesquisadores.

Segundo o Committee on Restoration of Aquatic Ecosystems (1992), os efeitos da poluição hídrica incidem diretamente sobre o homem, causando impactos na saúde e alterações no comportamento das populações, na economia (indústria e turismo) e no ambiente devido à degradação da paisagem, perturbação e alteração dos ecossistemas.

Dentro deste contexto, o setor têxtil apresenta um especial destaque, devido a seu grande parque industrial instalado gerar grandes volumes de efluentes, os quais, quando não corretamente tratados, podem causar sérios problemas de contaminação ambiental. Esses efluentes têxteis se caracterizam por serem altamente colorido, devido à presença de corantes mal fixados nas fibras durante o processo de tingimento. (KUNZ et. al, 2002). “No tingimento os corantes mas utilizados pertencem à classe dos corantes azo e ‘‘vat”.Entre os grupos químicos constituintes das classes de corantes azo estão os anéis aromáticos ligados por N=N, e os corantes ‘‘vat’’ constituídos por cromofaros indigódes que podem ser derivados da indigotina a tioindigo ou cromóforos derivados basicamente da antraquinona (BALAN, 1998).E esses quando lançados no ambiente sem tratamento prévio,podem modificar o ecossistema,diminuindo a transparência da água e a penetração da radiação solar, o que pode modificar a atividade fotossintética e o regime da solubilidade dos gases (SOUZA e ZAMORA,2005).

Entretanto os tratamentos hoje utilizados em águas que contem resíduos têxteis, tais como a coagulação química, a separação por membrana, ultra filtração e osmose reversa, ou a absorção por carvão ativado somente promovem a transferência de fase do poluente. E outros tratamentos biológicos como Iodo ativado, são considerados soluções insatisfatórias, pois o alto nível de corantes e sua estrutura complexa, provoca resistência à degradação, além de produzir um grande volume de Iodo. Com isso têm-se percebido nas últimas décadas, um esforço em desenvolver novas tecnologias, relacionados à conservação dos recursos hídricos e ao tratamento dos diversos tipos de efluentes de origem industrial.

Atualmente as pesquisas com a utilização de fungos e bactérias em reatores biológicos para mineralizar compostos de difícil degradação no tratamento de águas residuárias é uma alternativa viável e promissora, em vista dos bons resultados apresentados em várias pesquisas. Porem a eficiência dos mesmos depende em muitos casos, da estrutura da molécula e da presença de enzimas hábeis em degradar o produto (MEYER, 1978). Os fungos secretam uma grande diversidade de enzimas eficientes no ambiente que são utilizados para auxiliar sua nutrição, e desta maneira são responsáveis pela deterioração de vários matérias naturais, refinados ou processados (BENNETT,1998).Várias enzimas não são completamente específicas aos substratos e agem sobre compostos recém sintetizados liberados pelas atividades humanas na biosfera .Hoje os caminhos da biotecnologia indicam fungos basidiomicetos degradadores de lignina, como eficientes na degradação de uma grande variedade de compostos e de corantes, com alto potencial de ação na recuperação de ambientes contaminados ( KAMIDA et. al, 2005). A habilidade comum dos fungos é oxidar compostos fenólicos, relacionados à lignina, que na maioria das vezes está associada a enzimas extracelulares ligninolíticas (MELO e AZEVEDO, 2008), como as fenoloxidases e peroxidases, que representam o maior grupo de enzimas que catalizam a oxidação de compostos aromáticos pelo oxigênio molecular reduzindo-o a água.

A Microrregião de Divinópolis é caracterizada pela grande quantidade de indústrias, principalmente pelas indústrias têxtil, confeccionista, metalúrgica e siderúrgica. No entanto a indústria que, mas se desenvolveu em Divinópolis foi a têxtil, e a mesma contribui largamente para a contaminação ambiental, sendo- a há de maior produção de resíduos.Entretanto, a pesquisa de degradação de efluentes têxteis apresenta uma solução promissora para reversão desses danos. Os estudos para desenvolvimento de leveduras, que tenham a capacidade de degradar os efluentes têxteis irá ajudar no tratamento das águas. Assim os resultados obtidos no laboratório poderão ser utilizados na cidade de Divinópolis, diminuindo o impacto que as indústrias geram sobre o meio ambiente.

Contudo trabalhos sobre o papel de fungos em processos de biorremediação são cada vez mais necessários e importantes, uma vez que o tratamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com