TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Levitação Magnética

Trabalho Universitário: Levitação Magnética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2013  •  671 Palavras (3 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

UFES

ITALO COSTA ARAUJO

IVES COLODETTI MOROSINI

LORENZO BORTOLON SCANDIAN

WESLEY HOFFMANN

DETECTOR DE EMI

VITÓRIA

2013

ITALO COSTA ARAUJO

IVES COLODETTI MOROSINI

LORENZO BORTOLON SCANDIAN

WESLEY HOFFMANN

DETECTOR DE EMI

Trabalho apresentado à disciplina de Eletromagnetismo II do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Espírito Santo, como requisito para avaliação. Professor Dr. Marcelo Eduardo Vieira Segatto.

VITÓRIA

2013

SUMÁRIO

1. Introdução 4

2. Objetivo 5

3. Metodologia 6

4. Cronograma 7

5. Referências Bibliográficas 8

1. INTRODUÇÃO

Com o avanço da tecnologia e o aumento da velocidade de processamento a utilização de componentes eletrônicos e de sistemas trabalhando em altas frequências de chaveamento é cada vez mais comum. Em contrapartida do aumento da velocidade de processamento, a operação de sistemas em altas frequências torna os mesmos mais vulneráveis à interferência de ondas eletromagnéticas, já que a potência dos sinais de operação desses sistemas é inversamente proporcional a freqüência de operação utilizada.

As fontes causadoras da interferência eletromagnética, aqui tratada como EMI (no inglês: Eletromagnetic Interference), são diversas. Porém, quando se trata de ambientes industriais, a mais comum é o chaveamento de cargas indutivas. A propósito, todo chaveamento, seja ele de circuitos indutivos ou não, gera EMI. O próprio sinal de clock dos sistemas de processamento de dados (que hoje ultrapassa os GHz) é uma fonte de interferência.

A EMI pode entrar no circuito basicamente de duas formas: conduzida e induzida. A conduzida utiliza um condutor como caminho e o principal desses caminhos é a própria linha de alimentação. A induzida (ou irradiada) usa o próprio ambiente como caminho. Como ela é uma onda eletromagnética, sua propagação pode se dar pelo ar.

A interferência eletromagnética, dificilmente causa danos diretos aos equipamentos, mas dificulta (ou até mesmo impede) seu bom funcionamento. Portanto, a identificação dessas interferências para justificar e remediar falhas em circuitos eletrônicos se mostra cada vez mais importante.

2. OBJETIVO

O objetivo principal do projeto é fazer um detector de interferência eletromagnética em placa de circuito impresso e procurar formas de medir a amplitude e a frequência das ondas de EMI no CT II (possivelmente utilizando osciloscópio ou um medidor de espectro de frequência, se houver disponibilidade) de forma a traçar um perfil a respeito delas, levantando hipóteses sobre sua possível causa a partir do perfil traçado.

Como as ondas de EMI são da mesma natureza das ondas de rádio, o dispositivo utilizado para detectar a presença destas, será uma adaptação de um rádio AM regenerativo de 4 transistores que ao invés de ter um alto-falante ligado a sua saída, terá um galvanômetro.

Esse detector identificará a presença de EMI no ambiente em quase toda a faixa AM e de acordo como o comportamento do galvanômetro poderemos avaliar se a fonte de interferência é única ou se existem várias fontes no ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com