TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Libre Office

Casos: Libre Office. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2014  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 2

FILOSOFIA E ÉTICA

1. Apresente as principais características das duas concepções de poder discutidas na apostila: como propriedade e como algo que acontece entre as pessoas.

Como propriedade:

É uma maneira de entender o poder como algo que alguém possui e faz uso em benefício próprio e em desfavor daquele sobre o qual o poder é exercido. Alguém tem o poder, independente se ira utilizá-lo, capacidade ou possibilidade de agir; seja por um dom natural ou esforço pessoal; tanto pelo conhecimento ou posse de bens; assim esse poder é imposto àqueles que não possuem esses conhecimentos e bens.

O Estado tem o poder legítimo e esse lhe permite inclusive o direito à violência; nazismo e estalinismo são exemplos extremos desse tipo de poder; a visão da filosofia como verdade científica, universal e objetiva, contribuiu para chegarem a esses acontecimentos, por terem sido vistas como base para ação política.

Algo que acontece entre as pessoas:

Acontece entre pessoas, pois existe o relacionamento entre seres humanos e esta relação, nos traz a moral, a ética e consequentemente o poder de alguns que acabam ocupando uma posição de liderança frente aos grupos sociais a que pertencem, sejam estes, profissionais ou não; este tipo de poder acontece de maneira natural, algumas pessoas não tem um poder atribuído formalmente mas uma personalidade de liderança que lhe confere poder sobre os demais.

Nessa maneira de entender, o poder é algo que ninguém possui como propriedade, só existe enquanto se exerce entre seres humanos, é ato de relacionamento. Nesse caso o poder existe não como imposição de quem manda sobre quem obedece, ao contrário, o poder só existe por existir a liberdade de ser ou obedecida as ordens; assim é possível a mudança no jeito de pensar e agir, ninguém precisa obedecer sem questionar, e as vezes participar de decisões que fere direitos, ética e moral.

A visão da filosofia deve ser como uma reflexão com a humildade do saber que nada sabemos; um conhecimento subjetivo, uma ação intrínseca onde precisamos mudar interiormente, em todos os tipos de relacionamentos, afinal o poder acontece desde que nascemos, enquanto filhos, pais, alunos, educadores, cidadãos, governantes, trabalhadores, chefes, etc. Afinal o poder em si não é bom nem mau, a maneira como utilizamos é que pode fazê-lo bom ou mau.

2. Em que medida é correto dizer que o poder não é contrário à liberdade?

No sentido de que o poder é uma ação sobre a conduta e não sobre a pessoa. Assim somos livres mandando e não impondo e também quando optamos por obedecer ou não; quando é imposto e o outro não tem essa liberdade de escolha o que se está exercendo não é poder e sim violência.

Assim a liberdade como autonomia, que requer responsabilidade.

Somos limitados, mas não totalmente, assim somos mais ou menos livres porem sempre somos livres.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com