TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Home Office

Ensaios: Home Office. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2013  •  1.263 Palavras (6 Páginas)  •  763 Visualizações

Página 1 de 6

HOME OFFICE

Bacharelado em Administração

31/05/2012

RESUMO

Neste mundo globalizado, o rápido avanço da tecnologia tem nos permitido e ampliado o labor fora do estabelecimento do empregador, como uma modalidade de trabalho a distância, típica dos tempos pós- modernos. Significa ter um escritório em casa, com os mesmos direitos e deveres de quem vai ao escritório da empresa, o empregado é legalmente amparado por lei e deve prestar contas do seu trabalho por meio de relatórios e através do cumprimento de metas estabelecidas pelo empregador.

Palavras-chave: tele trabalho, trabalho em domicilio, home office.

1 INTRODUÇÃO

Para fugir do dia-a-dia dos escritórios, do transito diário, até mesmo da gravata, surge o trabalhador a domicilio. Home Office, ou trabalhador em domicilio, é um subordinado que presta serviços fora do ambiente de empresa contratante, possuindo um contrato de trabalho, recebendo ordens, cumprindo metas, sendo remunerado por isso e amparado pela CLT.

Segundo Andre Bernucci , “ Atualmente o termo mais utilizado para esse tipo de trabalho é “Tele Trabalho”(teleworking) , com inúmeras definições e interpretações encontradas em livros e principalmente na internet .Por essa disseminação desorganizada, as conceituações sobre Tele trabalho são variadas e se encontram em processo de formação evolutiva , não existindo um consenso , por parte dos estudiosos no assunto , no que tange a uma definição precisa e se possível , generalizada.”

2 PERFIL DAS PESSOAS QUE TRABALHAM NO HOME OFFICE

Esse é um trabalho que não é apropriado para quem precisa estar em contato com outras pessoas do grupo de trabalho, que precisam de treinamento durante o trabalho, que precisam de supervisão direta para executar tarefas, para quem prospera na interação com os companheiros de trabalho e sofrem em ambiente isolado e quando trabalham sozinhos. Profissionais que possuem perfis dinâmicos também sentirão dificuldade de se adaptar ao modelo HO.

Segundo Maria Cristina Cinopolli Gomas, “O profissional que deseja trabalhar em casa deve se fazer basicamente duas perguntas : Gosto de trabalhar sozinho? e Sou organizado? Essas pessoas também devem ter a compreensão da família, onde se deva estabelecer regras para que eles não interfiram na rotina do trabalho e nem a rotina da casa seja prejudicada.”

O profissional precisa ser uma pessoa organizada, disciplinada e dedicada, necessitando assim de supervisão mínima.

3 PERFIL DOS GERENTES

As barreiras culturais podem comprometer a adoção do tele trabalho. Um exemplo disso é o despreparo de gerentes que não sabem gerenciar subordinados que não estejam presentes fisicamente no mesmo espaço, ou também, a falta de treinamento para trabalhar a distancia, tanto em termos de tecnologia como organizacionais. Portanto o treinamento desses gestores é muito importante para se familiarizarem com esse novo formato de trabalho, bem como as ferramentas para avaliação do desempenho dos HO.

4 VANTAGENS E DESVANTAGENS PARA O EMPREGADOR

Normalmente as empresas que adotam esse sistema, dão todo o suporte com relação a equipamentos e móveis, fornecem acesso a internet, linha telefônica e aparelhos como celular e note.

Há muitas vantagens para o empregador na contratação de funcionário que trabalham em casa, como o aumento da produtividade, redução de faltas, redução de estresse entre funcionários, corte de gastos da empresa com vale transporte, sem risco de acidente de percurso até a empresa, também a otimização do espaço alugando algo menor. Redução dos acidentes de trabalho, possibilidade de contratar pessoal em local distante de sua sede, sem custo com transferências. Pode ocorrer também o aumento da produção por não haver distrações com colegas.

Como desvantagens, pode se dizer que alguns gestores têm dificuldades de gerenciar trabalho a distancia. Também não há como fixar horário de trabalho, bem como não se consegue reconhecer o tempo real de dedicação do funcionário à empresa, pois não há fiscalização.

5 VANTAGENS E DESVANTAGENS PARA O EMPREGADO.

Dentre as vantagens, temos a redução de deslocamento, diminuindo o tempo que pode ser usado para tarefas domésticas ou lazer, bem como o estresse que é o transito , principalmente das grandes cidades. Reduzem também os custos com transporte, vestuário, refeições. Ocorre a possibilidade de gerenciar o tempo de acordo com seu ritmo individual. Também provoca harmonia entre a vida profissional e pessoal, dispondo de mais tempo para o lazer e família e ainda melhora a qualidade de vida, podendo usar da flexibilidade de horários.

Como desvantagens, pode se perder a noção do tempo, prolongando o horário de trabalho. Se não houver cooperação dos familiares com relação a interrupções podem ocorrer distrações, se a pessoa não for disciplinada, perde o foco. Pode não ficar sabendo de alguma vaga, diminuindo assim a chance de promoção.

6 COMO O TRABALHO É DESENVOLVIDO

O trabalho profissional é desenvolvido em ambiente diferenciado e compartilhando a infra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com