TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linguagem C

Casos: Linguagem C. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2013  •  2.399 Palavras (10 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 10

Introdução

O principal objetivo deste trabalho é explicar alguns conceitos fundamentais de programação. Uma linguagem de programação é uma notação formal para descrição de algoritmos que serão executados por um computador. Para o desenvolvimento de um programa de computador, devemos analisar o problema, verificando os dados de entrada, seu processamento e os dados de saída. Após esta etapa, devemos criar um algoritmo, que será a estrutura lógica da análise prévia do problema. A criação de um algoritmo permite uma tradução quase instantânea para qualquer linguagem de programação, o que facilita o trabalho do programador, quando houver a necessidade de migração do seu programa para outra linguagem de programação.

Algoritmos

Nós vemos o algoritmo em cada ação ou atividade que fazemos todos os dias, por exemplo, quando vamos trocar uma lâmpada, ou o pneu de um carro, porque os algoritmos são passos para a solução de um problema, então quando uma empresa ou um cliente passa um problema pra você resolver, você vai montar um algoritmo para solucionar esse problema. E existem varias formas diferentes de se gerar um algoritmo para resolver um problema e justamente por isso os estudantes dessa matéria tem que implantar uma lógica de programação, que seria usar uma coerência, uma racionalidade, uma ordem de pensamento para que possam fazer um algoritmo sem fugir dessa linha de raciocínio e especificar ações claras e precisas, que a partir de um estado inicial, produzem um estado final previsível e bem definido. Um programa de computador é a formalização de um algoritmo em qualquer linguagem capaz de ser transformada em instruções que serão executadas por um computador gerando os resultados esperados.

Fases na concepção de um algoritmo

Essas fases são exatamente o que o aluno precisa para elaborar um algoritmo.

Entrada: dados que alimentam um sistema, informações inseridas pelo usuário (exemplo: a nota de um aluno, o nome de um aluno, quantos estudantes tem menos que 20 anos).

Processamento: cálculos e manipulação dos dados de entrada (exemplo: calcular a média de um aluno).

Saída: resultado obtido do processamento dos dados.

É importante lembrar que precisa avaliar muito bem o problema apresentado, separar os dados a ser trabalhado, verificar o que é entrada, processamento e saída; e utilizar à lógica como um instrumento para escrever a sequencia de passos para uma solução.

Representação do Algoritmo

Existem várias maneiras de se representar um algoritmo, podemos utilizar o fluxograma, uma descrição narrativa ou o português estruturado (portugol).

Representando um Algoritmo através do Fluxograma

O objetivo do fluxograma é fornecer uma representação gráfica dos elementos, ele é útil para o propósito de documentar um processo.

: utilizado para mostrar as ações de entrada e saída (Início/Fim).

: utilizado para mostrar as etapas (Ações).

: utilizado para mostrar as questões (Segunda Saída).

: utilizado para mostrar a saída de dados.

: utilizado para mostrar a entrada de dados.

: utilizado para mostrar a direção do fluxo.

Ex. de Fluxograma

Vamos calcular a média de um aluno sobre duas notas, sendo n1 = 6 e n2 = 8.

6 , 8

(6 + 8)/2

Representando um Algoritmo através da Descrição Narrativa

O objetivo da descrição narrativa é descrever o algoritmo de forma que a pessoa que irá receber a informação entenda do assunto mesmo não conhecendo absolutamente nada sobre algoritmos.

Ex. de Descrição Narrativa

Você está passeando pela cidade num domingo e de repente o pneu do seu carro fura e necessita ser trocado, já que não tem uma possibilidade de haver um posto aberto por perto você mesmo precisa trocá-lo. Eis abaixo a sequencia para se trocar o pneu:

1. Desce do carro.

2. Pega o estepe e o macaco.

3. Insere o macaco debaixo do carro.

4. Levanta o carro utilizando o macaco.

5. Desparafusa o pneu furado.

6. Retira o pneu furado.

7. Troca pelo pneu reserva.

8. Parafusa o pneu.

9. Desce o carro utilizando o macaco.

10. Retira o macaco

11. Guarda o macaco e o pneu furado dentro do carro.

12. Entra no carro.

13. Retorna a passear.

Linguagem C

A linguagem C foi criada com o objetivo principal em mente: facilitar a criação de programas extensos com menos erros, recorrendo ao paradigma da programação algorítmica ou procedimental, mas sobrecarregando menos o autor do

compilador, cujo trabalho complica-se ao ter de realizar as características complexas da linguagem. C é uma linguagem de programação de propósito geral, estruturada,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com