TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linguagem Organizada

Artigos Científicos: Linguagem Organizada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2013  •  1.363 Palavras (6 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 6

HTML (abreviação para a expressão inglesa HyperText Markup Language, que significaLinguagem de Marcação de Hipertexto) é uma linguagem de marcação utilizada para produzir páginas na Web. Documentos HTML podem ser interpretados por navegadores. A tecnologia é fruto do "casamento" dos padrões HyTime e SGML.

HyTime é um padrão para a representação estruturada de hipermídia e conteúdo baseado em tempo. Um documento é visto como um conjunto de eventos concorrentes dependentes de tempo (como áudio, vídeo, etc.), conectados por hiperligações. O padrão é independente de outros padrões de processamento de texto em geral.

SGML é um padrão de formatação de textos. Não foi desenvolvido para hipertexto, mas tornou-se conveniente para transformar documentos em hiper-objetos e para descrever as ligações.

Exemplo pratico

<html>

<head>

<title>Turismo<</title>

</head>

<body>

<font face= Arial black color=red> Conheça Nossos Destinos</font>

<br>

<a href=rio.html>Rio de Janeiro</a>

<br>

<a href=salvador.html>Salvador</a>

</body>

</html>

XML, eXtensible Markup Language, é uma linguagem de marcação recomendada pela W3C para a criação de documentos com dados organizados hierarquicamente, tais como textos, banco de dados ou desenhos vetoriais. A linguagem XML é classificada como extensível porque permite definir os elementos de marcação.

O XML traz uma sintaxe básica que pode ser utilizada para compartilhar informações entre diferentes computadores e aplicações. Quando combinado com outros padrões, torna possível definir o conteúdo de um documento separadamente de seu formato, tornando simples para reutilizar o código em outras aplicações para diferentes propósitos.

Portanto, uma das suas principais características é sua portabilidade, pois, por exemplo, um banco de dados pode escrever um arquivo XML para que outro banco consiga lê-lo.

Exemplo pratico

<xml version= "1.0" ?>

<listagem>

<data>05/05/2009

<produtos>

<produtos genero= "enbalagens">

<codigo></codigo>

<desc> escov de dente</des>

<marca>jonhson</marca>

<produto>

<produto genero= "enbalagem">

<codigo>2</codigo>

<desc>palha de aço<desc>

<marca>bonbriil</marca>

</produto>

<produto genero=periferico>

<codigo>4</codigo>

<desc>sabao em pó</desc>

<marca>omo</marca>

</produto>

</data>

<produtos>

</listagem>

O HTML se preocupa em formatar dados e para isso são as etiquetas que tem a linguagem, para formatar a informação que se deseja mostrar.

O XML se preocupa em estruturar a informação que pretende armazenar. A estrutura, a marca, a lógica própria da informação.

O desenvolvimento do HTML esteve marcando a concorrência entre os distintos visores do mercado. Cada um queria ser o melhor e inventava etiquetas novas que a longo prazo, entravam para fazer parte do padrão do W3C, como a etiqueta <FRAME>.

O desenvolvimento do XML está sendo realizado com rigor, sempre ajustado ao que marca o padrão que desenvolve o W3C, entidade que está desenvolvendo o XML com mais diligência que as empresas com interesse particulares.

Processar a informação em HTML é inviável, por estar misturada com os estilos e as etiquetas que formatam a informação.

Em XML pode-se processar a informação com muita facilidade, porque tudo está ordenado de uma maneira lógica, assim mesmo a formatação da informação para que se possa entender bem pelo usuário é viável através de um pequeno processamento, através de folhas de estilos ou similares.

Semelhanças

O HTML e o XML tem lá suas semelhanças, sendo a principal o fato de utilizar tags (palavras-chaves e parâmetros). Em ambas as linguagens, cada tag consiste em duas partes, uma que inicia e outra que fecha o comando. No entanto, em muitos casos, se uma tag é aberta no HTML e não é fechada, a página é exibida mesmo assim. Já no XML, se houver qualquer erro desse tipo, a aplicação simplesmente para, sem jogar umaNullPointerException, mas dando aquele avisinho de merda do Exploder, que diz, FAIL. Percebe-se com esse exemplo, que o HTML é uma linguagem mais tolerante, enquanto o XML é altamente rígido. Isso pode até parecer uma desvantagem, mas se for, é compensada pela extensibilidade do XML. Para um melhor entendimento, veja o seguinte fato: no HTML, a tag

indica o início e o fim de um parágrafo. No XML, as tags são usadas para definir blocos de dados. O que isso quer dizer? Quer dizer que,

podem significar qualquer coisa que o programador desejar. Por exemplo,

podem significar peso, pessoa, nome, endereço, classe, carro, enfim, o que o usuário quiser que represente. Por essa característica, o XML é até considerado por muitos uma linguagem capaz de gerar outras linguagens, visto que quem define os comandos e suas funções

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com