TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linguagens de programacao

Por:   •  19/8/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.424 Palavras (6 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 6

20 LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO (TÓPICOS)

1. Linguagem C

É uma das linguagens mais populares para se escrever sistema operacional por ser versátil e aceitar bem linguagem de Baixo e alto nível. Atualmente é a linguagem mais popular de acordo com ranking da Tiobe de fevereiro de 2015. (http://www.tiobe.com/index.php/content/paperinfo/tpci/index.html)

2. Java

É uma linguagem que derivou do c e do c++. Atualmente é muito utilizada para construção e o funcionamento de paginas da web, desktop, servidores, mainframes, jogos, aplicações móveis, chips de identificação, etc.

3. Julia

E linguagem de programação escrita em C, C++, e Scheme. Foi desenvolvida para uso técnico, pois com sua programação baseada em outras linguagens se ganha bastante tempo.

4. C++

Construída originalmente para melhorar a linguagem C.

Não é necessário um ambiente de desenvolvimento muito potente para o desenvolvimento de C++.

5. Ruby

É uma linguagem de programação escrita em c muito utilizada para desenvolver sites app mobile. É considerada uma linguagem mais fácil para iniciantes.

6. C# ou “C-sharp”

Linguagem desenvolvida pela Microsoft baseada em C++ e java. Ela funciona atrelada a plataforma. Net. E muito utilizado para desenvolver aplicativos para a plataforma do Windows.

7. Objective-C

É uma linguagem baseada em C que se tornou popular devido à utilização pelo sistema operacional da Apple. Atualmente é muito utilizado para criar apps para iphone.

8. PHP

É utilizada para criar conteúdos da web. É de uso livre (Open Source), pode ser utilizado desde que seu código fonte original sejam mantidos. Não pode ser modificado e comercializado por outros programadores.

9. Python

É considerada uma linguagem fácil para iniciantes por que se consegue escrever menos linhas para funções que em outras linguagens são grandes. Pode ser usado para web, desktops e telefones.

10. Go

Linguagem desenvolvida pela Google como alternativa ao Java da Oracle e o Ruby. Seu objetivo é eliminar a lentidão dos sistemas. A parti de 2009 ele tornou-se um projeto de uso livre (open-source).

11. JavaScript

Linguagem de programação baseada em scripts, ou seja, ela roda dentro de outros programas ou linguagens de programação. É utilizado principalmente para criação de paginas da web dinâmicas e interativas.

12. Pascal

E uma linguagem que inicialmente foi criada para ensinar programação. Mas se tornou uma linguagem comercial no final de 1983 com o lançamento do turbo pascal. Ela também deu origem ao  Object Pascal e ao Delphi.

13. Logo

É uma linguagem de programação para uso educacional desenvolvida pelo MIT. Ela se baseia em uma linguagem simples para ensinar crianças e jovens a programar.

14. Pearl

É uma linguagem de uso livre muito utilizada para aplicações web e criação de formulários.

Tem uma grande vantagem por ser multiplataforma e rodar na em vários sistemas operacionais.

15. Lisp

É uma linguagem formal e matemática. Muito usada em aplicações para Inteligência Artificial, AutoCad, Editor Emacs e etc.

16. Lua

É uma linguagem de programação brasileira devolvida no na Puc-Rio para um projeto da Petrobras. Tem varias aplicações como robótica, processamento de imagens, jogos, e bioinformática.

17. Swift

Linguagem de programação desenvolvida pela Apple para criação de aplicativo para ios e Mac. Ela é derivada do object-c. Tem como objetivo ser simples e ao mesmo tempo poderosa. Foi criada para que qualquer um pudesse programar mesmo sem ter tido contato com códigos antes.

18. Ada

Linguagem de programação baseada em Pascal. Foi a primeira orientada ao objeto. Surgiu para definir um padrão de linguagem no departamento de defesa do EUA. Para controle de tráfego aéreo, dispositivos médicos, estradas de ferro, foguetes, satélites e comunicações seguras de dados podem frequentemente escrito em ADA.

19. Scratch

Como não é necessário conhecer de programação é muito usado para ensinar a programar para iniciantes. Sua estrutura foi baseada no brinquedo Lego pois ele e composto de blocos que podem ser encaixados entre se.

20. Visual Basic.NET

É linguagem de programação criada pela Microsoft. É usado para criar programas para o Windows e dispositivos móveis.

20 LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO (TEXTO)

A linguagem em C é mais popular para escrever sistema operacional por ser versátil e aceitar bem linguagem de Baixo e alto nível. Atualmente é a linguagem mais popular de acordo com ranking da Tiobe de fevereiro de 2015.

A partir dela surgiram outras linguagens como o C++, construída originalmente para melhorar a linguagem C, pois não era necessário um ambiente de desenvolvimento muito potente para o desenvolvimento de C++.

Dessas duas surgiu o Java que atualmente é muito utilizada para construção e o funcionamento de paginas da web, desktop, servidores, mainframes, jogos, aplicações móveis, chips de identificação, etc.

Apesar do nome JavaScript não é baseada em Java e sim em scripts, ou seja, ela roda dentro de outros programas ou linguagens de programação. É utilizado principalmente para criação de paginas da web dinâmicas e interativas.

A linguagem Julia é escrita em c e c++. Foi desenvolvida para uso técnico, pois com sua programação baseada em outras linguagens se ganha bastante tempo.

C# ou “C-sharp” foi desenvolvida pela Microsoft baseada em C++ e Java. Ela funciona atrelada a plataforma Net. E muito utilizado para desenvolver aplicativos para a plataforma do Windows. Assim como a Visual Basic.NET

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (57.3 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com