TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR - INDIVIDUAL Sistemas Operacionais E Linguagens De Programação

Dissertações: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR - INDIVIDUAL Sistemas Operacionais E Linguagens De Programação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2013  •  1.878 Palavras (8 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 SISTEMAS OPERACIONAIS 4

3 LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO 6

4 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

Os Sistemas Operacionais são os mais importantes dos softwares básicos. Eles gerenciam uma série de recursos, dentre os quais arquivos, periféricos, memórias e processador. Os arquivos são conjuntos de unidades de informações ou bytes que podem ser gravados, recuperados, apagados ou atualizados, segundo a coordenação dos S.O's.

Os S.O's controlam e sincronizam nos periféricos diversas atividades: o fluxo de informações do computador para outros dispositivos, a prioridade de uso de determinados periféricos, a interpretação da comunicação entre periféricos e o computador etc.

Já as linguagens de programação são necessárias para que o computador nos entenda. A linguagem mais próxima do entendimento do computador é a linguagem de máquina e é dita de baixo nível.

Podemos usar linguagens mais próximas da natural, ou seja, as de alto nível. Para que linguagens de diversos tipos sejam traduzidas para a linguagem de máquina, utilizamos um tradutor. A importância de um tradutor deve-se ao fato de podermos aliar linguagens de alto nível (definidas segundo regras formais próprias, como o inglês ou o português) a linguagens de baixo nível ou linguagens de máquina, que são extremamente trabalhosas e difíceis de serem compreendidas pelo ser humano.

Os diversos tipos de linguagens de programação são escolhidos segundo sua finalidade. Por exemplo, a linguagem Cobol já foi muito utilizada para aplicações na área comercial. No meio acadêmico é muito utilizada a linguagem Pascal e C, apropriadas respectivamente para a área científica e para a construção de softwares básicos. A linguagem Assembly é a que está mais próxima da linguagem de máquina, só que trabalha com comandos que serão representadas em código binário depois de traduzidos. Existem linguagens bastante utilizadas no mercado, como Clipper, Joiner, Delphi dentre outras. Na área de inteligência artificial, uma linguagem de uso comum é a Prolog.

2 SISTEMAS OPERACIONAIS

Um sistema operacional é responsável, basicamente, por gerenciar dispositivos e recursos a serem usados pelos programas. Os sistemas operacionais podem ser divididos em várias categorias como em tempo real, multiusuário, distribuídos, embarcados, para dispositivos móveis entre outros.

A seguir você confere uma lista com 5 sistemas operacionais importantes.

O Windows é o sistema operacional usado em cerca de 90% das máquinas no mundo todo. Lançado em 1985 como um adicional ao antigo sistema MS-DOS, a principal novidade foi uma interface amigável ao usuário, diferente dos sistemas que até então funcionavam apenas com linhas de comando. Ao longo dos anos o Windows teve os seus altos e baixos como em 1998, quando no meio da apresentação do Windows 98 que Bill Gates fazia, um erro do sistema travou a máquina com a famosa tela azul. Hoje, depois do fracasso do Windows, a Microsoft parece ter conseguido se recuperar com o Windows 7 que tem sido um sucesso até agora.

O Linux é um sistema operacional gratuito de código aberto, criado em 1991 pelo programador finlandês Linus Torvalds. O Linux foi baseado em outro sistema operacional, o MINIX, um sistema leve e versátil, criado para fins acadêmicos. O Linux é mantido por uma grande comunidade de desenvolvedores do mundo todo. Pouco usado por usuários caseiros, o Linux é muito popular entre servidores e supercomputadores, sendo executado em 459 dos 500 supercomputadores mais poderosos do mundo. O Linux é comumente distribuído em forma de distribuições, que são como personalizações do sistema. Entre as distribuições mais populares atualmente estão o Ubuntu, Fedora, Debian e openSUSE.

O Mac OS é o sistema operacional utilizado nos computadores Mac da Apple. Lançado em 1984, foi o primeiro a ter uma interface gráfica com janelas. A versão mais recente do Mac OS é o OS X 10.7, de codinome Lion. Uma das principais características do OS X é a sua integração com outros dispositivos da Apple, como o iPod, iPad e iPhone. O OS X também tem a sua Mac App Store, com diversos programas pagos e gratuitos. O OS X pode ser executado apenas em computadores Mac.

O Android é um sistema operacional para dispositivos móveis baseado em Linux e desenvolvido pelo Google. Com um crescimento incrível na sua popularidade, o Android já se tornou o sistema operacional móvel mais usado no mundo com cerca de 48% do mercado de sistemas operacionais para smartphones. As principais características do Android são a sua natureza open source e a integração com os serviços do Google. Além disso, a loja de aplicativos do Android, a Android Market, conta com mais de 250 mil aplicativos disponíveis. O crescimento acentuado do Android têm trazido problemas de segurança para os usuários, sendo estimado que cerca de 500 mil a 1 milhão de dispositivos com o Android estão infectados.

O Chrome OS é um sistema operacional baseado no Linux desenvolvido pelo Google. Ainda em versão beta, o Chrome OS foi lançado em junho de 2011 juntamente com notebooks conhecidos como Chromebooks. A principal característica do Chrome OS é utilizar a web, tanto para programas quanto para armazenar dados. Nele, não há instalação de programas ou configurações complicadas para o usuário. A interface do Chrome OS é uma versão modificada do navegador Google Chrome, o que tem por intenção facilitar a vida do usuário e criar um sistema operacional transparente, deixando para o usuário apenas experiência de uso dos aplicativos.

3 LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO

Uma linguagem de programação é um método padronizado para comunicar instruções para um computador. É um conjunto de regras sintáticas e semânticas usadas para definir um programa de computador. Permite que um programador especifique precisamente sobre quais dados um computador vai atuar, como estes dados serão armazenados ou transmitidos e quais ações devem ser tomadas sob várias circunstâncias. Linguagens de programação podem ser usadas para expressar algoritmos com precisão.

O conjunto de palavras (lexemas classificados em tokens), compostos de acordo com essas regras, constituem o código fonte de um software. Esse código fonte é depois traduzido para código de máquina, que é executado pelo processador.

Uma das principais metas das linguagens

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com