TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linha Do Tempo Sobre A História Dos Computadores

Ensaios: Linha Do Tempo Sobre A História Dos Computadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2013  •  1.387 Palavras (6 Páginas)  •  706 Visualizações

Página 1 de 6

Linha do tempo sobre a história dos computadores

Classificação, em ordem cronológica, dos principais momentos da informática. As informações e dados centralizam as informações em torno dos computadores como máquina e nos sistemas que permitiram o desenvolvimento integral da informática.

Confira abaixo um resumo dos avanços da informática, desde o primeiro computador criado pelo ser humano até o iPad.

O ENIAC (Electrical Numerical Integrator and Calculator) foi o primeiro computador digital eletrônico de grande escala. A máquina foi criada em fevereiro de 1946 pelos cientistas norte-americanos John Eckert e John Mauchly, da Electronic Control Company. O ENIAC começou a ser desenvolvido em 1943 durante a II Guerra Mundial para computar trajetórias táticas.

Em 1949 surge o computador EDSAC (Electronic Delay Storage Automatic Calculator), primeiro a utilizar fita magnética. Foi também, um dos primeiros computadores fabricados no Reino Unido.

Sua criação se deve a John von Neumann, que participou do projeto do EDVAC. No projeto do EDSAC ele definiu o que hoje é chamada de Máquina de Von Neumann, que era composta de: - Memória; - Unidade lógica aritmética; - Unidade de controle; - Dispositivos de entrada; - Dispositivos de saída.

Em 1956 a IBM revoluciona o mercado ao apresentar o IBM 305 RAMAC, primeiro a primeiro computador a utilizar disco rígido magnético.

Esse disco foi batizado de "IBM 350 Disk File", e se tratava de uma pilha de 15 discos de 24 polegadas, com capacidade para armazenar 5 milhões de caracteres de 7 bits, o equivalente a 4,4 MB.

Em 1962 surge o primeiro Modem comercial, criado pela ATT, o Bell 103 permitia transmissões full-duplex, frequency-shift keying ou FSK e tinha uma velocidade de 300 bits por segundo ou 300 bauds.

Douglas Engelbart do Stanford Research Institute, é o inventor do Mouse. Sua criação surgiu em 1963, após testes de usabilidade extensivos. Nunca recebeu royalties pela criação. Em 1974 a Royal Canadian Navy inventou o "trackball", adicionando uma bolinha ao equipamento

Em 1971 a Intel cria o primeiro microprocessador para atender uma empresa japonesa que precisava de um circuito integrado especial. Foi desenvolvido o 4004, um circuito integrado programável que trabalhava com registradores de 4 bits, 46 instruções, clock de 740Khz com 2300 transistores.

Os jogos para computadores existem desde que os primeiros processadores, mas oficialmente, ganhou projeção em 1972, com o "Poing", criado por Nolan Bushnell e Ted Dabney, foi instalado num console ligado a um monitor e era movido a moedinhas.

Em 1973 Gary Kildall inventa o CP/M (um acrônimo para Control Program/Microcomputer ou "Programa de Controle para Microcomputadores"), sistema operacional em disco e utilizado amplamente nos microcomputadores CPC, Commodore 128, TRS-80 e BBC Micro.

Em 1975 surge o MITS Altair 8800, computador pessoal baseado na CPU Intel 8080. Foi vendido como um kit através da revista norte-americana Popular Electronics. A intenção era vender apenas algumas centenas de unidades, mas alcançou marcas surpreendentes na época, 10 vezes mais que o previsto para o primeiro mês.

O microcomputador IMSAI 8080 foi liberado em 1975 e era compatível com seu principal concorrente, o Altair 8800 de MITS. Foram vendidas entre 17 e 20 mil unidades, produzidas entre 1975 e 1978.

O Apple I foi o primeiro produto da Apple. Sua apresentação ao público ocorreu em abril de 1976 no Homebrew Computer Club em Palo Alto, Califórnia. O equipamento era vendido por USD$ 666,66

O Apple I, é um computador pessoal primitivo, desenhado por Steve Wozniak para uso próprio. Um amigo de Wozniak, Steve Jobs teve a idéia de vender o computador.

O Apple II passou a ser fabricado em 1977. A primeira peça foi vendida no dia 5 de Junho do mesmo ano. O equipamento tinha processador MOS Technology 6502, clock de 1 MHz, 4 KB de memória RAM, interface para Fitas Cassetes e uma ROM que incluía um interpretador de BASIC.

O Commodore foi lançado em 1977 e possuía 4K de ram e processador 8 bits 6502. Vinha com um tocador de fitas cassetes e pesava vinte quilos

O computador doméstico Sinclair ZX80 foi apresentado ao mercado britânico em Fevereiro de 1980 pela Sinclair Research de Cambridge, Inglaterra é o primeiro equipamento a ser vendido no Reino Unido, a preço "popular", 99,95 Libras. Os fabricantes disponibilizavam a forma de "kit" para montar, ao preço de 79,95 Libras. Tornou-se popular rapidamente, existiam listas de espera de vários meses para os interessados em adquirir as versões.

O Apple III foi lançado em maio de 1980 e permaneceu no mercado até 24 de Abril de 1984. Tinha como foco o uso corporativo. Tinha o nome-código interno de "Sara"

O IBM PC (Personal Computer ou Computador Pessoal), é a versão original e responsável pelo surgimento da plataforma de hardware dos "IBM PC compatíveis". Seu lançamento ocorreu em 12 de Agosto de 1981, o modelo original recebeu a denominação IBM 5150.

O aparecimento do Commodore 64, o popular C64, ocorreu em agosto de 1982, e teve versões fabricadas até abril de 1996. Estima-se que foram comercializados entre 17 a 22 milhões de unidades, número que surpreende até hoje e que nunca

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com