TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lista de Exercicios - Mohr e Falhas Estaticas

Por:   •  28/7/2021  •  Abstract  •  295 Palavras (2 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 2

Segundo Lacerda (2019), a mineração é parte da chamada indústria de processo, sendo tipicamente um empreendimento de grande porte, com alocação de alto volume de investimentos, equipamentos pesados e grandes plantas industriais.

Sachs e Nader (2005), afirmam que a grande concorrência existente no mercado mundial exige cuidadoso e eficiente gerenciamento das operações para alcançar sucesso e lucratividade no empreendimento. A indústria de mineração, assim como outras indústrias, está frequentemente em busca de melhorias em seus processos de forma a garantir uma operação sustentável com ganhos de produtividade, considerando flutuações nos custos e preços das commodities no mercado. A demanda por confiabilidade nas informações e embasamento científico para a tomada de decisões críticas inerentes ao setor mineral requer investimentos significativos em aplicações inteligentes e melhorias contínuas nos processos produtivos.

Nessa perspectiva, a pesquisa operacional (PO) começou a ser utilizada como importante ferramenta no auxílio de soluções para problemas cada vez mais complexos e como forma eficiente de controle e planejamento estratégico da produção (LACERDA, 2019). O planejamento operacional em minas a céu aberto é a determinação do ritmo de lavra que deve ser implementado em cada frente, fornecendo ao cliente, interno ou externo, um produto adequado (COSTA et al., 2005).

Para isso, consideram-se, além do atendimento de metas de produção e qualidade, outros requisitos de operação, como a garantia de uma relação estéril-minério adequada, a alocação de equipamentos de carga e a alocação dos caminhões disponíveis, podendo-se considerar alocações estáticas ou dinâmicas.

Neste trabalho monográfico, objetiva-se introduzir o conceito de alocação dinâmica de equipamentos dentro das minerações a céu aberto. O modelo aloca às frentes de lavra os equipamentos de carga e transporte, de forma a manter um fluxo de minério ou ritmo de lavra contínuo, além de maximizar a taxa de utilização dos caminhões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (34.3 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com