TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lista de Exercícios de Fundamentos de Eletromagnetismo

Por:   •  15/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  550 Palavras (3 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 3

Exercício Número 01

O primeiro passo efetuado foi realizar o cálculo da densidade em função da temperatura ρ(T), o qual os valores se encontram na planilha do excel, localizados como sendo os dados da coluna “Densidade em relação da temperatura” logo ao lado da tabela, os cálculos foram feitos a partir da fórmula apresentada no exercício 01.

O segundo passo foi realizar o cálculo da profundidade

Para cálculo da profundidade, utilizei a equação:

[pic 1]

Exemplo utilizando os primeiros valores:

[pic 2]

[pic 3]

Os demais valores se encontram na planilha Excel anexada junto ao PDF na coluna caracterizada como “Profundidade”.


Exercício Número 02

Gráfico:

Para o cálculo da profundidade a equação utilizada foi a seguinte:

[pic 4]

Exemplo utilizando os primeiros valores:

[pic 5]

[pic 6]

Os demais valores se encontram na planilha Excel, na coluna caracterizada como “Profundidade”.

  • Quantas atmosfera-padrão há de pressão em 500, 2000 e 3000 metros de profundidade?

Para cálculos dos valores pedidos foi utilizada uma regra de Três:

[pic 7]

Lembrando que os valores de pressão foram arredondados, por que eram muito próximos aos encontrados a partir dos cálculos feitos anteriormente.

  • Sabe-se que a densidade da água também varia com a concentração de sal (chamada salinidade). Neste caso, ao usar a equação acima as profundidades obtidas seriam maiores ou menores? Por quê?

Para o cálculo utilizado para profundidade, se for feita a adição da salinidade na água, as profundidades por pouca coisa serão menores, isso se dá pelo fato de como estão disponibilizados os valores para obtenção da profundidade na equação citada anteriormente, mas vê-se que a pressão aumenta por pouca coisa também, então define-se que a água com presença de salinidade possui maior pressão a profundidades menores em relação a água sem presença de salinidade.


Exercício Número 03

Gráfico:

  • Você(s) saberia(m) explicar a causa deste comportamento da temperatura na água no oceano?

Isso se dá pelo fato de que quanto maior e profundidade, mas densa a água fica, o que explica que o fluído está mais “compacto”, com suas moléculas mais próximas umas as outras, o que explica a questão de que maiores profundidades a temperatura é menor, o que pode ser exemplificado pelo fato de que o gelo possui baixa temperatura e suas moléculas estão mais próximas umas das outras, o que caracteriza também que o gelo é uma forma da água está muito densa.

Pode-se usar como referência a explicação do pesquisador Matthias Tomczak, o qual disse: “Note também que nas várias regiões oceânicas tanto a temperatura como a salinidade decrescem com a profundidade. Um decréscimo na temperatura resulta num aumento da densidade”.

O trecho foi retirado de um documento em word que segue em anexo junto ao envio do restante dos arquivos, o mesmo foi traduzido para entendimento direto em língua portuguesa.


Exercício Número 04

Gráfico:

[pic 8]

  • O que este comportamento te diz em relação à densidade da água?

Isso se dá pelo fato de que de quanto menor a densidade, maior é a temperatura de um fluido, isso se caracteriza pelo fato de que um fluido congelado é muito mais denso do que um fluido que está sobre alta temperatura, um fato que explica isso é a agitação das moléculas, quando um fluido como a água está a baixa temperatura, suas moléculas estão mais próximas umas às outras e quando a água está mais quente, suas moléculas estão mais distantes umas das outras e em movimentação mais acelerada, se agitando muito mais do que a água a uma baixa temperatura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (252.7 Kb)   docx (673.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com