TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lista de exercícios pêndulo simples

Seminário: Lista de exercícios pêndulo simples. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  Seminário  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  691 Visualizações

Página 1 de 2

LISTA DE EXERCÍCIOS PÊNDULO SIMPLES

1- O período de uma partícula oscilando em um movimento harmônico simples é 8,0 s. Em t=0, e a partícula está em repouso em x= A=10 cm.

a)Esboce x como função de t.

b) Determine a distância percorrida nos primeiro, segundo, terceiro e quarto segundos após t=0.

2- um corpo de 1,50 kg sobre uma superfície horizontal sem atrito, oscila preso a uma das extremidades de uma mola ( constante de força K= 500 N\m). A rapidez máxima do corpo é 70,0 cm/s.

a)Qual é a energia mecânica total do sistema?

b) Qual é a amplitude do movimento?

3- Um corpo está pendurado de uma das extremidades de uma mola vertical e é largada de repouso com a mola frouxa. Determine o período do movimento oscilatório que se estabelece sabendo que o corpo cai 3,42 cm antes de atingir pela primeira vez o repouso.

4-Considere um pêndulo de 2 m de comprimento em um elevador, oscilando com pequenas amplitudes num referencial fixo na terra. Calcule a frequência desse pêndulo considerado,

(a) quando o elevador está em repouso no referencial considerado,

(b) quando o elevador sobe com aceleração de módulo 2 m/s2

(c)quando o elevador desce com aceleração de módulo 2 m/s2

5-A figura representa um prego no ponto P e um pêndulo de comprimento L, suspenso do ponto A do teto de uma sala. O pêndulo oscila com pequenas amplitudes num referencial fixo na Terra. Os pontos P e A estão sobre a mesma linha vertical. Sem o prego, o período de oscilação do pêndulo é T. Calcule o período de oscilação do pêndulo com o prego, sabendo que a distância entre os pontos A e P é 3L/4.

6-Um relógio de pêndulo é calibrado num dia em que a temperatura ambiente é de 25 oC. Discuta as seguintes afirmativas: (a) num dia em que a temperatura ambiente é de 35 oC, esse relógio atrasa e (b) se esse relógio é levado para a Lua e mantido a temperatura de 25 oC, ele adianta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com