TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LISTAS LINEARES, ALOCAÇÃO SIMPLES E DUPLAMENTE ENCADEADA, PROPRIEDADES ACID (BANCO DE DADOS), ORIENTAÇÃO A OBJETOS E POLIMORFISMO.

Por:   •  9/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.573 Palavras (11 Páginas)  •  499 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11][pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

Introdução ................................................................................................................ 3

Listas Lineares FIFO e LIFO ................................................................................... 4

Alocação simplesmente encadeada e alocação duplamente encadeada ......... 5

Propriedades ACID .................................................................................................. 7

Orientação a Objetos .............................................................................................. 8

Polimorfismo ........................................................................................................... 9

Conclusão ...............................................................................................................11

Referências ............................................................................................................ 12



INTRODUÇÃO

        A evolução na área da tecnologia da informação e da computação trouxe consigo uma variedade de linguagens de programação o que exige que o homem esteja tecnologicamente conectado a essa, o que se torna um dos desafios mais relevantes para a humanidade. A evolução acelerada na área da informática possibilitou um avanço das atividades relacionadas a esta área na quase totalidade das atividades humanas. O trabalho por hora apresentado, notifica o tema Listas Lineares, que é a estrutura que permite representar um conjunto de dados afins-denominados “nós” -de forma a preservar a relação de ordem linear de seus elementos. Englobando também os temas referentes à locação simples e duplamente encadeadas, como também apresentando conceitos acerca de Banco de Dados e as propriedades ACID de uma transação, mostrando informações acerca da utilização da Programação Orientada a Objetos com Polimorfismo.

.

Listas Lineares – FIFO e LIFO.

        Lista é uma das formas mais simples de agrupar dados.  Uma lista linear é uma estrutura que permite representar um grupo de elementos de forma a preservar a relação de ordem linear entre eles.  Quando falamos em listas, filas e pilhas pode-se dizer que todas, na verdade, são listas de informações; a principal diferença entre estas listas é a maneira de acesso a informações, por exemplo, para incluir, excluir e localizar uma ou mais informações.

        FIFO – A definição de fila em programação é o mesmo dessas filas em que esperamos para ser atendidos em ordem: o primeiro elemento a entrar na fila será o primeiro elemento a sair.

        Esse conceito é conhecido como “First In, First Out” ou FIFO, expressão conhecida em português como PEPS ou “Primeiro Que Entra, Primeiro Que Sai”.  Então no conceito de fila, os elementos são atendidos ou utilizados sequencialmente na ordem em que são armazenados. Quanto à suas ordens ou regra das operações de inserções, exclusões e pesquisa: a inclusão ou inserção é o método que insere um elemento sempre no final de uma fila, a exclusão ou remoção é o método que remove um elemento sempre no início de uma fila, já a pesquisa é realizada a partir do início.

Exemplos do cotidiano: Caixa de Banco; Atendimento Ambulatorial; Fila de Teatro;

Caixa de supermercados.

Exemplos da informática: Compartilhamento de periféricos; Algoritmos de processamento de imagens; Gerência de redes; Observação quanto a prioridades.

        LIFO – As pilhas também são conhecidas como lista LIFO “Last In, First Out”, que em português significa “último a entrar e primeiro a sair” (UEPS).  É uma lista linear em que todas as operações de inserção e remoção são feitas por um único extremo denominado topo.  Usa-se os termos “push e pop” para denominar a inserção (inclusão) e remoção (exclusão) de elementos da pilha, respectivamente que acontece sempre no topo.  Usa-se o termo top para pesquisar (consultar) o elemento que ocorre a partir do topo da pilha.

Exemplos do cotidiano: Pilha de caixas em estoque; Pilha de pratos; Pilhas de um modo geral.

Exemplos da informática: Gerência de memória; Avaliação de expressões aritméticas; Construção de compiladores.

Alocação simplesmente encadeada e alocação duplamente encadeada

        Uma lista encadeada é um grupo de elementos que estão dispostos em uma dada organização física não linear, isto é, estão espalhados pela memória.  Para organizar a lista de maneira que possa ser utilizada como um conjunto linear é necessário que cada elemento do conjunto possua informações sobre seu elemento anterior e o seu elemento seguinte.

        Alocação Encadeada Listas Lineares Simplesmente Encadeadas – Em uma lista simplesmente encadeada, cada elemento possui apenas informação de quem é seu sucessor, é necessário também armazenar a informação do primeiro elemento da lista.

        Principais problemas: Impossibilidade de voltar ao elemento anterior e necessidade de guardar informação do elemento anterior a fim de realizar algumas operações.

        No encadeamento simples, os elementos da lista possuem apenas um ponteiro que aponta para o elemento sucessor ou próximo, como mostra o gráfico abaixo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (159.6 Kb)   docx (41.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com