TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lista exercicios

Por:   •  8/5/2016  •  Abstract  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 2

1) Solo de alta permeabilidade (areias) a drenagem ocorre rapidamente dissipando o excesso de poro pressão logo após o carregamento. Para solos de baixa permeabilidade (argilas) quase nenhuma dissipação ocorre durante a aplicação da carga.

2) Porque em solos finos como argilas a drenagem é lenta e há necessidade de considerar o tempo para o equilíbrio das novas tensões. Já nos solos grossos (areias) a drenagem é rápida devido a permeabilidade ser maior.

3) Nivel de tensões=quanto maior a tensão natural que um solo esta exposto no dia dia, menor será o efeito de compressibilidade. O solo mais profundo sofrerá as tensões de cargas mais as tensões totais do solo acima dele até a camada natural.

4) HI=Recalque imediato (plástico): resultante da distorção do solo constante, se processa imediatamente após o carregamento. Em solos argilosos é tão lento que é quase nulo.

HÁ=Recalque por adensamento: resultante do excesso de pressão neutra, típico de solos argilosos saturados.

HS=Recalque secundário: evolui com o tempo, porem as tensões efetivas constantes após a dissipação das pressões neutras.

5)

6)

7)

8) Os ensaios triaxiais são para estudar a resistência do solo enquanto que o ensaio de cisalhamento direto para determinar sob uma tensão normal capaz de provocar ruptura no solo. Os ensaios triaxiais são mais perfeitos, mais comuns e mais versáteis, pois utilizam aparelhos especiais. O ensaio de cisalhamento necessita de uma amostra natural intacta sem interferências, se não o ensaio tem que ser refeito.

9) A resistência do solo é dada pelo atrito entre os grãos, a agua é prejudicial para a resistência do solo, assim um solo que foi submetido ao processo de adensamento tende a ser mais resistente ao cisalhamento pois passou por variação volumétrica (redução dos vazios de ar e agua)

10) Criterio de Mohr – Coulomb (1776)

estado de tensões abaixo da envoltória=solo em segurança/ estado das tensões tangenciando a envoltoria=rompimento do solo no ponto tangenciado.

11) Ensaio triaxial e ensaio de cisalhamento direto

12) Areiais tem elevada permeabilidade, apresentam sempre comportamento drenado. O comportamento não drenado é quando um carregamento é feito muito rapidamente, de modo que não há tempo para que a pressão acrescida na água se dissipe, sendo assim, a drenagem é quase impedida de acontecer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (43.9 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com