TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lixo doméstico e industrial

Por:   •  22/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.325 Palavras (10 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIFACS - UNIVERSIDADE SALVADOR

ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA

TALES DIAS DE SOUSA MAGALHÃES

                                        

LIXO DOMÉSTICO E LIXO INDUSTRIAL

SALVADOR, BAHIA

2015

TALES DIAS DE SOUSA MAGALHÃES

LIXO DOMÉSTICO E LIXO INDUSTRIAL

[pic 2]

SALVADOR BA

2015

RESUMO

Os resíduos gerados em lares e industriais de uma forma geral tem como consequência um impacto muito grande ao meio ambiente como um todo.

Se faz necessário que esses resíduos domésticos sejam descartados de forma adequada e consciente, políticas de reutilização e reciclagem devem ser adotadas com urgência, haja visto que os grandes aterros sanitários por exemplo não comportam mais tantos despejos. É importante também o trabalho de conscientização da população, onde entendam a importância do descarte correto desses lixos.

Grandes industrias geradoras de resíduos muitas vezes tóxicos e contaminantes também necessitam descartá-los de forma segura, pois o ambiente oceânico por exemplo, sofre com a ação destes despejos industriais. Essas industrias devem passar por fiscalizações constantes de forma a coibir estas ações, fazendo assim com que seja minimizado os impactos ambientais.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.................................................................................................05

DESENVOLVIMENTO......................................................................................06

CONCLUSÕES.................................................................................................12

REFERÊNCIAS................................................................................................13


INTRODUÇÃO

Lixo doméstico, também chamado de lixo domiciliar ou residencial, é produzido pelas pessoas em suas residências. Constituído principalmente de restos de alimentos, embalagens plásticas, vidros, papeis em geral, produtos de higiene pessoal, óleo de cozinha entre outros. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil descarta a cada dia 230.000 toneladas de detritos. E mais da metade desse número é formada por lixo doméstico.

Sendo que o lixo doméstico é apenas uma pequena parte de todo lixo produzido.

A indústria é responsável por grande quantidade de lixo, como sobras de carvão mineral, refugos da indústria metalúrgica, lixo químico ou gás e fumaças lançadas por chaminés das fabricas. As sociedades desenvolvidas precisam da indústria para produzir energia e bens que mantenham seu estilo de vida. As atividades industriais abrangem processamentos de alimentos, mineração, produção, petroquímica e de plástico, metais e produtos químicos, papel e celulose, e a manufatura de bens de consumo como a TV. Por sua vez a indústria necessita de matéria-prima, como ferro, água e a madeira, para a produção desses bens. Esses processos de manufatura produzem lixo, que pode ser inofensivo ou tóxico.

DESENVOLVIMENTO

Do total produzido nas casas, apenas 2% do lixo doméstico gerado é destinado à coleta seletiva. O restante vai parar em lixões a céu aberto. Ou, na melhor das hipóteses, em aterros sanitários cuja capacidade máxima já está próxima do limite. Para piorar o quadro, muitas vezes o cidadão tem o cuidado de separar metais, vidros, plásticos e papéis acreditando que esses materiais serão reciclados, mas as empresas de limpeza misturam tudo num mesmo caminhão.

[pic 3] [pic 4]

Fonte: http://meioambiente.culturamix.com/page/89          Fonte: http://www.ib.usp.br/coletaseletiva/saudecoletiva/

                                                                                                  tiposdelixo.htm

O lixo não tratado constitui uma mazela na organização do saneamento básico no Brasil, pois traz diversas patologias (verminoses, micoses etc.) à população além de constrangimentos como mal cheiro, detrimento visual das cidades. O desempenho das administrações municipais costuma ser péssimo em matéria de lixo, mas não é por falta de boas leis. O problema é fazer valer a legislação, e não só quando o assunto é sujeira. É preciso se habituar a fazer a divisão do lixo doméstico.

Os materiais recicláveis representam 70% do volume de lixo produzido numa cidade. Por esse motivo, separá-los dos outros detritos resulta em muito mais espaço nos aterros sanitários. A reciclagem retira do lixo uma série de materiais que levariam um tempo enorme para se decompor.

 

Vejamos abaixo o tempo de decomposição de alguns materiais.

[pic 5]

                   Fonte: http://noticias.uol.com.br/ciencia/temas/reciclagem/

A preservação do meio ambiente começa com pequenas atitudes diárias, que fazem toda a diferença. Uma das mais importantes é a reciclagem do lixo. As vantagens da separação do lixo doméstico ficam cada vez mais evidentes. Além de aliviar os lixões e aterros sanitários, chegando até eles apenas os rejeitos (restos de resíduos que não podem ser reaproveitáveis), até por que, com o acúmulo desse material nos aterros, ocorre a fermentação da matéria e como consequência desse processo, dois subprodutos surgem: o chorume e o gás metano. Grande parte dos resíduos sólidos gerados em casa pode ser reaproveitada. A reciclagem economiza recursos naturais e gera renda para os catadores de lixo, parte da população que depende dos resíduos sólidos descartados para sobreviver.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (320.2 Kb)   docx (157.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com