TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica Internacional

Casos: Logistica Internacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  5.996 Palavras (24 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 24

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Superior de Tecnologia em Logística

Disciplina: Logistica Internacional

Os desafios da Logistica Internacional

Prof. Esp. Marcelo Carvalho

Eliandra Lopes Araújo RA: 393024

Laís Fonseca Silva RA:402481

Lorrana Silva Basilio RA: 399294

Thiago Arouche Pinola de Souza RA: 393063

Vivian Ferreira Dias RA:399445

Itumbiara/GO

2013/04

Eliandra Lopes Araújo RA: 393024

Laís Fonseca Silva RA:402481

Lorrana Silva Basilio RA: 399294

Thiago Arouche Pinola de Souza RA: 393063

Vivian Ferreira Dias RA:399445

Disciplina: Logistica Internacional

Os desafios da Logistica Internacional

Prof. Esp. Marcelo Carvalho

Apresentação da atividade presencial supervisionada sob a orientação do Tutor Presencial Ruiter Carlos de Oliveira apresentado ao Curso Superior Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação da Disciplina Direito Empresarial, para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.

Itumbiara/GO

2013/04

SUMÁRIO

1. Introdução---------------------------------------------------------------------------- 4

2. Desenvolvimento ------------------------------------------------------------------ 5

2.1 O Conceito de Logística Internacional ---------------------------------------- 5

2.2 A importância da infraestrutura logística para as empresas ---------------- 7

2.3 Vantagens e desvantagens nos modais de transporte ------------------------ 9

2.4 Desafios e tendências da logística internacional e para o Brasil ---------- 14

3.Conclusão-------------------------------------------------------------------------------- 16

4.Referencias Bibliográficas------------------------------------------------------------ 18

Itumbiara/GO

2013/04

1-INTRODUÇÃO

A ATPS foi realizada com objetivo de aliar as atividades logísticas ao conteúdo acadêmico, com base nos pontos propostos para pesquisa. Observamos a operação desta organização aliada as estratégias e necessidades do mercado, com atuação no ramo eletrônico. Outro ponto importante para destacar é que a empresa atua na prestação de serviços para grandes marcas do mercado mundial e tem uma concorrência de grandes empresas na área eletrônica.

Será uma pesquisa interessante pois a realidade da empresa é diferente, pelo fato de realizar a terceirização dos serviços e sendo assim, precisa ser competitiva e ter uma margem de lucro que possa sustentar sua operação sem deixar o nível de satisfação e de qualidade declinar , perdendo espaço e mercado.

Na empresa pesquisada, devido fato de ser prestadora de serviços para grandes marcas do cenário mundial do setor de eletrônicos, faz com que setores tipo o almoxarifado e logística precisam ter um cuidado especial com sua mão-de-obra, para atender os clientes com excelência, com qualidade exigida, pois no decorrer do ano, ocorrem diversas auditorias.

2-DESENVOLVIMENTO

2.1 O Conceito de Logística Internacional

No novo contexto de globalização, a logística internacional é uma das ferramentas de gestão moderna que mais possui condições de assegurar competitividade das organizações frente ao processo de abertura de mercados e formação de blocos econômicos regionalizados.

Podemos dizer que a logística internacional é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar todos os esforços organizacionais desde o ponto de fornecimento no país de origem de uma mercadoria ou serviço até o ponto de consumo no país de destino, combinando o melhor nível de serviço com o menor custo total possível.

Para ser um player internacional, a empresa deverá extrapolar as fronteiras organizacionais e também as fronteiras regionais, promovendo a sincronia entre os elos da cadeia do mercado doméstico e do mercado internacional.

A competência logística está estritamente ligada à avaliação relativa da capacitação da empresa para fornecer ao cliente um serviço superior e ao menor custo.

Uma empresa eficaz apresenta níveis de desempenhos acima do setor em todas as competências necessárias, atingindo a excelência apenas nas competências centrais. Sob esta perspectiva, a logística deve ser inserida no grupo das competências centrais das organizações.

O serviço logístico deve ser medido em termos de disponibilidade, desempenho operacional e flexibilidade. A disponibilidade significa ter estoque para atender o cliente no local e momento certo.

O desempenho operacional se refere ao tempo entre o recebimento e entrega do pedido. Por sua vez, a flexibilidade mostra a capacidade da empresa responder às situações não previstas.

A estratégia da logística é desenvolver competências diferenciadas em seus diversos processos, tendo como foco o melhor equilíbrio entre o nível de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.4 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com