TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica Internacional

Trabalho Escolar: Logistica Internacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  3.845 Palavras (16 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 16

ATPS – LOGÍSTICA INTERNACIONAL

ETAPA 1

Esta atividade é importante para que você entenda o que é Logística Internacional.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Individual)

Para compreender melhor o conceito de Logística Internacional, ler o artigo a seguir indicado: Logística Internacional. Disponível em: <http://www.portogente.com.br/portopedia/ Logistica_Internacional/>. Acesso em: 28 de maio 2013.

Logística Internacional é o ramo da Logística cujo objetivo principal é melhorar a importância dos "sistemas logísticos externos" que ligam o fabricante aos seus parceiros da rede industrial, como fornecedores, transportadores e operadores.

As redes logísticas estão se tornando cada vez mais internacionais. À medida que a competição se intensifica, as empresas estão descobrindo que precisam compartilhar economias e competências em áreas como pesquisa e desenvolvimento, qualidade assegurada e logística.

Passo 2 (Equipe)

Identificar uma empresa que faça importação ou exportação. Para facilitar, a empresa escolhida poderá ser uma em que um dos membros do grupo trabalhe, ou que alguém conheça e tenha contato.

RIBAS & CIA LTDA.

Nome Fantasia da Empresa: RIBAS & CIA

Natureza da Empresa: Pequeno Porte;

Tipo de Empresa: Comércio Varejista

CNPJ: 09.295.900/0001-88

Capital Social: R$ 60.000,00;

Quantidade de sócios: dois;

Localização: A empresa tem sua instalação na Rua Guanabara nº 1140 no Jardim Maipú da Cidade de Dourados/MS.

Passo 3 (Equipe)

Agendar uma visita à empresa para conhecer todos os processos logísticos internos e externos, procurando identificar as dificuldades, vantagens e desvantagens do processo, de acordo com o conteúdo estudado.

As principais atividades em Logística devem ser avaliadas de forma abrangente e sistêmica, pois temos que bases em indicadores e chegarmos a bons resultados, e temos que saber que: o que não é medido, não é gerenciado e, tão-pouco melhorado.

As empresas cada vez mais investem em Logística para melhorar a qualidade, eficiência, custos, responsabilidade, prazos, aprimorando os serviços, atendimentos com informações relevantes e o apoio da tecnologia onde a os processos logísticos hoje devem ser tratados estrategicamente dentro de um foco ou conceito de gestão de conhecimento que deve ser lembrado e considerado, segundo Sveiby (1998, p.3), a Gestão do Conhecimento não é mais uma moda de eficiência operacional, faz parte da estratégia empresarial, onde devemos alinhar a cadeia de suprimentos, os processos logísticos de maneira que resulte em bons resultados entre todas as partes relacionadas/interessadas, no caso os stakeholders, não esquecendo que a Logística engloba o início do fluxo físico e tem como elementos a integração de transporte, armazenagem, distribuição em sua estrutura e fases da operação na interligação dos procedimentos para a satisfação e um bom atendimento aos clientes e também resultando na melhoria dos processos e serviços bem administrados e gerenciados geram ótimos resultados.

Como Albrecht (1992, p.4 e 5) cita nos processos administrativos o impacto do serviço sobre o lucro deve ser levado a sério e os administradores não conseguem ou não controlam a qualidade do produto quando o produto é um serviço. Um dos focos em alicerce de procedimentos logísticos são os procedimentos claros e bem delineados.

Desta forma, o forte apelo por competitividade requer ainda mais o aprimoramento e inovação tecnológica, através do desenvolvimento de habilidades e na gestão de conhecimento sobre os fluxos sistêmicos. A tendência é que a partir de ferramentas tecnológicas, os sistemas produtivos e logísticos ganharão foco cada vez mais estratégico passando por uma maior interação aos negócios organizacionais e integração entre empresas, sendo possível o principio da de colaboração, em um contexto mais abrangente de "cadeias competitivas", mudando radicalmente as relações empresariais, com escopo diferenciador no mercado de forma conseqüente na busca pela competitividade.

Passo 4 (Equipe)

1-Elaborar um relatório parcial da visita técnica realizada, apurando os resultados observados na visita, inserir, no relatório, algumas propostas de melhorias que possam ser implementadas pela empresa, destacando, ainda, as virtudes do processo.

2-Esse relatório será utilizado para a elaboração da etapa final.

A empresa em questão não utiliza a logística internacional nem para importar e nem para exportar. Trabalha com modais que transitam dentro do país, sendo transporte rodoviário e aeroviário. Assim fizemos pesquisas literárias para complementar o trabalho.

As empresas cada vez mais investem em Logística para melhorar a qualidade, eficiência, custos, responsabilidade, prazos, aprimorando os serviços, atendimentos com informações relevantes e o apoio da tecnologia onde a os processos logísticos hoje devem ser tratados estrategicamente dentro de um foco ou conceito de gestão de conhecimento que deve ser lembrado e considerado.

Segundo Sveiby (1998, p.3), a Gestão do Conhecimento não é mais uma moda de eficiência operacional, faz parte da estratégia empresarial, onde devemos alinhar a cadeia de suprimentos, os processos logísticos de maneira que resulte em bons resultados entre todas as partes relacionadas/interessadas, no caso os stakeholders, não esquecendo que a Logística engloba o início do fluxo físico e tem como elementos a integração de transporte, armazenagem, distribuição em sua estrutura e fases da operação na interligação dos procedimentos para a satisfação e um bom atendimento aos clientes e também resultando na melhoria dos processos e serviços bem administrados e gerenciados geram ótimos resultados.

Como Albrecht (1992, p.4 e 5) cita nos processos administrativos o impacto do serviço sobre o lucro deve ser levado a sério e os administradores não conseguem ou não controlam a qualidade do produto quando o produto é um serviço. Um dos focos em alicerce de procedimentos logísticos são os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com