TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica Reversa

Pesquisas Acadêmicas: Logistica Reversa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  1.974 Palavras (8 Páginas)  •  684 Visualizações

Página 1 de 8

1. INTRODUÇÃO

O projeto a seguir descreve os meios pela qual o grupo buscará demonstrar a importância de atitudes sociais nas empresas.

Dentro desse contexto, o mesmo delimita um tema abrangente, que é Logística Reversa, no sentido de direcioná-lo a área de reutilização, cuja justificativa esclarece o interesse por tal setor que é um dos maiores responsáveis pelo direcionamento da empresa, no que diz respeito a aplicações de recursos com materiais reutilizáveis e demais praticas de coleta.

O projeto tem como foco a elaboração de um trabalho academia que enfatize a importância da atuação responsável nas empresas e organizações e como a produção pode agir no sentido de reutilizar materiais ecologicamente corretos, afim de diminuir os impactos ambientais causados pelo inadequado descarte de produto utilizado. Buscaremos demonstrar, também, os benefícios trazidos por atitudes responsáveis e o que as mesmas podem trazer de benefícios para as empresas e organizações.

1.1 Tema e Delimitação do Tema

O estudo aprofundado neste trabalho se dará por meio da verificação da importância da Logística Reversa de pós-consumo, com a intenção de influenciar a sustentabilidade, como por exemplo, não deixar que embalagens, pilhas, óleos etc, chegue a atacar ao meio ambiente.

1.2 Justificativa da pesquisa

Estão se tornando cada vez maiores os problemas gerados por impactos ambientais, criando situações críticas para os recursos naturais do país. As sociedades tem um papel importante e expressivo no acompanhamento desses processos, participando intensamente de atividades que procurem mitigar ações predatórias, de atividades corretivas ou na elaboração de um sistema de práticas preventivas, capazes de dar maior qualidade de vida às populações atingidas. Os movimentos ambientais nas últimas décadas vêm promovendo uma conscientização em termos de preservação de áreas verdes.

Nesse mesmo assunto de sustentabilidade e preservação do meio ambiente, várias empresas estão cada vez mais se dedicando a esta prática, além disso as empresas também ganham muito com isso, pois materiais reutilizados economizam muito na produção, mesmo tendo todo o trabalho de retirar o produto de pós-consumo e depois reutiliza-los há um ganho ótimo na produção, e também tem benefícios fiscais.

1.3 Problema de pesquisa

Qual a importância da logística reversa pós-consumo, tanto para o meio ambiente, quanto para a população

1.4 Objetivo

Com a finalidade de solucionar o problema de pesquisa foram determinados os seguintes objetivos:

1.4.1Objetivo geral

O objetivo geral deste trabalho é identificar as ações assertivas de logística Reversa, para que não só as empresas comecem a visualizar isso como uma pratica de bons modos mais sim a população mundial também.

1.4.2 Objetivos Especificos

• Observar como o mercado e as indústrias vêm mudando suas formas de atividades devido à importância da sustentabilidade.

• Pesquisar e descrever o processo da logística reversa.

• Examinar a organização e seus canais de distribuição reversos, bem como as suas diferentes etapas.

1.5 Metodologia

A abordagem da pesquisa será por meio dos métodos: exploratório, segundo a pesquisa caracterizada pelas fontes de dados; e de estudo de caso e pesquisa documental, segundo a pesquisa caracterizada pelos procedimentos de coleta de dados. A pesquisa documental será de extrema importância para análise de resultados alcançados e alcance dos objetivos.

2. Logística Reversa

Pode-se definir logística como a função sistêmica de otimização do fluxo de materiais,informações e recursos de uma organização que integra duas ou mais atividades gerenciais e

operacionais, planejando, implementando e controlando o fluxo eficiente de materiais,informações e recursos, do ponto de origem ao ponto de destino.

Nos últimos anos, entretanto, aumentou expressivamente as atividades de reciclagem e

reaproveitamento de produtos e embalagens. Fabricantes de bebidas que têm que gerenciar o

retorno das garrafas, siderúrgicas que utilizam como insumo de produção a sucata gerada por

clientes, indústrias de latas de alumínio que fazem uso de matéria-prima reciclada e, mais

recentemente, indústrias de eletrônicos, varejo e automobilística que passaram a lidar com o

fluxo de retorno de embalagens, de devolução de clientes ou reaproveitamento de materiais

para produção, são exemplos de empresas que passaram a ter necessidade de gerenciar o fluxo

do ponto de consumo até o ponto de origem.

O conceito de logística reversa é bastante amplo, por isso não devemos entendê-la como apenas um recolhimento de produtos defeituosos, ou coisa do gênero, pois o processo logístico reverso se refere ao recolhimento de todos os materiais que poderão ser reaproveitados, desmontados e processados de forma sustentável para a sua colocação no mercado.Como o apelo da população para uma produção mais sustentável vem aumentando, o processo logístico reverso se torna vital para qualquer empresa que pretende abrangir o seu mercado. A logística inversa pode se tornar um ponto de grande lucratividade para as instituições que se adaptarem ao seu processo. No Brasil algumas instituições ainda não se atenderam a esse ponto que pode se tornar um ponto de diferenciação no mercado, pois trará à empresa benefícios em diversos fatores: fidelização da clientela, imagem, valorização da reputação, auto sustentabilidade entre outros fatores que poderão contribuir significativamente na instituição.

Infelizmente o Brasil não tem uma legislação para regulamentar essa pratica, porque muitas empresas não enxergam a logística reversa como um processo fundamental. Na pratica, toda vez que volta um produto para o seu local de origem há um o processo logístico reverso, porém não dando a devida importância para essa pratica perdesse muito financeiramente. É imprescindível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com