TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica Reversa

Pesquisas Acadêmicas: Logistica Reversa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2013  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  2.207 Visualizações

Página 1 de 2

1)Qual é o interesse do estudo em separado dos diversos canais reversos?

O Processo de planejamento, implementação e controle da eficiência e custo efetivo do fluxo de matérias-primas, estoques em processo, produtos acabados e as informações correspondentes do ponto de consumo para o ponto de origem com o propósito de recapturar o valor ou destinar à apropriada disposição.

2)Discuta alguns exemplos de canais reversos que você conhece e estabeleça suas etapas reversas.

O exemplo mais ilustrativo é o da revalorização dos metais em geral: são extraído de diferentes tipos de produtos descartados ou de resíduos industriais para se constituírem em matérias-primas secundárias a serem reintegradas ao ciclo produtivo, fechando- se seu ciclo de reciclagem. Para que essa reintegração se realize, são necessárias as etapas de coleta, seleção e preparação, reciclagem industrial e reintegração ao ciclo produtivo.

No caso de latas de alumínio a logística reversa ocorre para reciclagem dos produtos. As latas são recolhidas, sofrem compactação em volumes menores e retornam para os fabricantes. Esse processo se deve ao alto custo do metal.

3)Analise os canais reversos de reuso, desmanche e reciclagem, distinguindo suas principais características. Quais diferenças principais podem ser observadas?

Entende-se como reciclagem a transformação de componentes/materiais usados para serem reincorporados na fabricação de novos produtos. Este é o exemplo do aço: a sucata de produtos descartados é misturada ao mínimo de ferro em indústrias siderúrgicas.

Tendo como foco o reuso para ampliação do ciclo de vida do produto/embalagem, podemos citar como exemplo os fabricantes de bebidas. Estes têm que gerenciar todo o retorno das garrafas dos pontos de venda até seus centros de distribuição.

Define-se desmanche como: Um produto durável, após o seu uso, sofre um processo de desmontagem, suas partes em condições de uso são separadas e enviadas ao mercado de peças usadas, as partes não utilizáveis, são incinerados ou enviados a aterros sanitários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com