TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica Reversa

Ensaios: Logistica Reversa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  1.093 Palavras (5 Páginas)  •  545 Visualizações

Página 1 de 5

Historia Da Logística

A origem da palavra Logística que vem do grego “LOGISTIKOS”, derivado do latim “LOGISTICUS”, se traduzindo como o cálculo e raciocínio no sentido matemático.

O desenvolvimento está relacionado às atividades militares, inicialmente o exercito persa utilizou uma marinha de grande escala em 481 A.C, com mais de 3.000 navios de transporte para sustentar o exercito, na seqüência cronológica aparece Alexandre o grande, o qual inspirou Líderes futuros e mesmo empresas.

Seu império abrangeu diversos países durante 13 anos, seu sucesso está relacionado a forma de organização militar, onde realizou planejamento abrangendo terrenos de batalha tecnologias de armamento, gerenciamento do sistema logístico (Sustentação das necessidades fisiológicas) objetivando agilizar o deslocamento das tropas suprimindo adversários, definindo através de equipes de engenheiros e contramestre formas de ataque e controle das cidades conquistadas, criando o exercito mais rápido e ágil da época.

Posteriormente a logística ficou adormecida voltando com sucesso no século XX, através dos militares americanos durante a Segunda Guerra Mundial.

A partir do fim da Segunda Guerra Mundial, as empresas notaram tão grande era a importância de se ter um departamento para cuidar da logistica onde a demanda crescia num ritmo acelerado, os consumidores tornavam se cada vez mais exigentes. A partir dos anos 50 e 60, as empresas começaram a se preocupar com a satisfação do cliente. Foi então que surgiu o conceito de logística empresarial, motivado por uma nova atitude do consumidor. Os anos 70 assistem à consolidação dos conceitos como o MRP (Material Requirements Planning).

No Brasil a logística passou a ser disseminada posterior ao período da Segunda Guerra mundial, conforme cronologia:

Anos 70

• Desconhecimento e abrangência do termo logística;

• Iniciativas no setor automobilístico principalmente em movimentação e armazenagem de peças.

• Em 1977 são criadas a ABAM (Associação Brasileira de Administração de

• Materiais) e ABMM (Associação Brasileira de Movimentação de Materiais) e 1979 surgem o IMAM (Instituto de Movimentação e Armazenagem de Materias.

Anos 80

• A logística focada em transporte e armazenagem, com o objetivo de eficiência produtiva;

• Em 1982 e trazido do Japão o primeiro sistema moderno de logística

integrada, o JIT (Just in Time) e o Kanban desenvolvidos pela Toyota;

• Em 1984 a ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados cria um

departamento de logística para discutir e analisar relações entre fornecedores e supermercados.

• Instalação do primeiro operador logístico no Brasil.

Anos 90

• Inclusão de cálculos para estudos das relações, dispersões, movimentos etc., com foco em Administração de Matérias, Distribuição, Movimentação e armazenagem de Matérias;

• Estabilização da economia foco em custo;

• Evolução de TI (Tecnologia da Informação) com desenvolvimento de softwares apara gestão de estoques e sistema de entregas;

• Privatização dos sistemas de distribuição e transporte;

• Ascensão do e-commerce.

Referencias:

http://www.artigonal.com/negocios-artigos/historia-da-logistica-894502.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Log%C3%ADstica

http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/evolucao-logistica-no-brasil/13574/

Evolução da Logística

Mesmo sendo uma arte tão antiga, somente a partir do século XIX, a Logística foi reconhecida do ponto de vista acadêmico, passando a ser estudada como ferramenta estratégica e introduzida nas organizações, após algumas modificações, do conceito original (arte de guerra).

No Brasil, a logística só veio a surgir com a explosão da Tecnologia da Informação, em meados dos anos 80, daí em diante veio o surgimento das principais entidades, como: ASBRAS – Associação Brasileira de Supermercados, ASLOG – Associação Brasileira de Logística, IMAM – Instituto de Movimentação de Armazenagem, todas com a difícil missão de colaborar com a disseminação deste novo conceito, com foco nas organizações.

A Associação Brasileira de Logística define o conceito como sendo o “Processo de planejar, programar e controlar eficientemente, ao custo correto, o fluxo e armazenagem de matéria-prima, estoque durante a produção e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com