TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica Reversa

Trabalho Universitário: Logistica Reversa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2015  •  2.900 Palavras (12 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO

FACULDADE DE GESTÃO E SERVIÇOS

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

PAP – PROJETO DE AÇÃO PROFISSIONAL

Anderson Giovaneli - 230499

Débora Altheman Castão - 237180

Elvis Leme da Silva -229960

Ivanildo Azevedo da Rocha - 237155

Lívia Ramos de Brito Cavalcante - 224921

LOGÍSTICA REVERSA DE CONTAINERS OFFSHORE

Mauá/SP

2014

RESUMO

A logística reversa é um segmento que ganha cada vez mais importância no mercado atual, pois além de reduzir custos, clientes buscam empresas ecologicamente corretas e novas leis exigem que as empresas tenham projetos de descarte de produtos após o uso.

A exploração do petróleo é um dos ramos que mais movimenta a economia de nosso país, e para manter os colaboradores que atuam diretamente nas plataformas petrolíferas, empresas como De Nadai Soluções em Alimentação, enviam diariamente containers abastecidos com alimento, água, bebidas não alcóolicas e matérias diversos.

Neste artigo será abordado como esses containers são enviados para as plataformas, como eles retornam para a base da De Nadai e quais os processos adotados para a reutilização dos mesmos e a sua destinação quando já não apresentam mais as condições necessárias para uso.

Palavras chaves: Logística, reversa, container, plataforma.

1 INTRODUÇÃO

A logística é um segmento que há muitos anos fazem parte da nossa história.

Vera Bussinger afirma que a logística teve seu início há muitos anos atrás, desde os tempos antigos no qual os militares preparavam estratégias para a guerra.

Nos últimos anos a logística tem sido uma ferramenta chave para a estratégia competitiva de muitas empresas.

Atualmente, uma nova ramificação da logística tem sido determinante para mais sucesso de algumas companhias: a logística reversa.

A cada dia a preocupação de todos nós com o meio ambiente aumenta, e por este motivo a maioria das pessoas buscam produtos ecologicamente corretos, além de buscar facilidade para descarte de produtos que não tem mais utilidade.

Vista essa preocupação, muitas empresas implementaram a logística reversa, pois assim, além de reduzir gastos, satisfazem ainda mais seus clientes.

O mercado petrolífero é um dos marcados mais importantes da economia brasileira, e para manter os colaboradores que trabalham em plataformas petrolíferas, empresas de alimentação industrial enviam diariamente containers com alimentos e bebidas para as plataformas.

Após o desembarque e esvaziamento desses containers, os mesmos retornam para as bases em terra, onde são avaliados a passam por manutenções para que possam voltar novamente para as plataformas.

Neste artigo vamos abordar como o ciclo de containers é realizado, desde o momento de carregamento até o seu descarte, por não apresentar mais condições de uso.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 REVISÃO TEÓRICA

2.1.1 LOGÍSTICA

De um modo geral, as empresas sempre desenvolveram as atividades relacionadas a suprimento, transporte, estocagem e distribuição dos seus produtos, porém o novo conceito é realizar essas atividades de forma integrada e coordenada. Sendo assim, reconheceram um grande potencial na logística para agregar valor aos produtos e serviços fornecidos aos seus clientes, consolidando ou aumentando suas vantagens competitivas para enfrentar a concorrência (Vicenzi, Luiz G. C., 2013).

Logística é o processo de planejar, implementar e controlar de maneira eficiente o fluxo e a armazenagem de produtos, cobrindo desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender aos requisitos do consumidor (NOVAES, 2001).

Os gestores deste setor devem garantir a pontualidade de entrega, providenciando o transporte das mercadorias, ter o conhecimento das diversas modalidades de meios de transporte, preparar a documentação adequada e minimizar riscos (DAVID; STEWART, 2010).

2.1.2 LOGÍSTICA REVERSA

As empresas futuramente não se preocuparão somente com a fabricação, venda e a distribuição do produto. O comprometimento em preservar o meio ambiente fará com que as mesmas sejam responsáveis pelo recolhimento, tratamento e reciclagem dos resíduos dos seus produtos (Ferrera, Carla; 2002).

Rogers e Lembke (1999) definem logística reversa como: o processo de planejamento, implementação e controle da eficiência, do custo efetivo do fluxo de matérias-primas, estoques de processo, produtos acabados e as respectivas informações, desde o ponto de consumo até o ponto de origem, com o propósito de recapturar valor ou adequar o seu destino.

Logística Reversa é a área da logística empresarial que planeja, opera e controla o fluxo de retorno dos bens de pós-venda e pós-consumo ao ciclo de negócios ou ao ciclo produtivo, por meio dos canais de distribuição reversos (LEITE, 2005).

Logística Reversa é uma das áreas da logística empresarial que engloba o conceito tradicional de logística, que agrega operações e ações ligadas, desde a redução de matérias-primas primárias até a destinação final correta de produtos, materiais e embalagens com o consecutivo reuso, reciclagem ou produção de energia. (PEREIRA et Al., 2013).

2.1.3 CONTAINERS

Containers são grandes caixas de metal feitas em tamanho padrão em múltiplos de 20 pés (6 metros) chamadas “twenty foot equivalent units” (unidades equivalentes a 20 pés – TEUs). No ano de 2003 a produção de containers alcançou 20 milhões de TEUs, e a China foi responsável por mais de 90% desse resultado. O transporte usando containers

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com