TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logística

Dissertações: Logística. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  1.291 Palavras (6 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 6

As investigações sobre o processo de logística tem sido motivo de inúmeras pesquisas no cenário nacional, abrangendo principalmente as grandes e médias empresas. Este artigo teve como objetivo estudar como a Transportadora Central desenvolve práticas de logística na unidade de Vitória da Conquista. Foi realizado um estudo de caso com abordagem qualitativa e quantitativa, mediante utilizada de pesquisa exploratória. Os principais instrumentos para coleta de dados foram as entrevistas, as observações diretas e indiretas, as análises de documentos e processos de trabalho no período de fevereiro a maio do ano de 2010. Os resultados da investigação mostram que a organização vem desenvolvendo esforços continuados melhoria dos processos de logística. A pesquisa mostrou uma série de atributos e variáveis positivas e evidenciando a importância de planejar as funções e tarefas, de trabalhar com foco no cliente, no aperfeiçoamento dos recursos humanos, financeiros, tecnológicos visando a maximização dos resultados para todos aqueles que direta ou indiretamente necessita das transportadoras.

Palavras-chave: Administração de materiais. Distribuição. Qualidade em serviços. Processos de trabalhos. Transporte de cargas.

Investigations on the logistics process has been the subject of numerous studies on the national scene, comprising mainly medium and large enterprises. This article aims to study how the practice develops Carrier central logistics unit in Vitória da Conquista. We conducted a case study with qualitative and quantitative approach, used by exploratory research. The main instruments for data collection were interviews, direct observations and indirect, the analysis of documents and work processes in the period from February to May of 2010. Research results show that the organization has been making efforts continued improvement of logistics processes. The survey showed a number of positive attributes and variables and highlighting the importance of planning functions and tasks, working with customer focus, improving human resources, financial, technological order to maximize results for all those who directly or indirectly needs the carrier.

Key words: Materials management. Distribution. Service work processes. Cargo transportation.

_ 1 Graduando em Administração pela Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR). E- mail: adalberto.admf@gmail.com 2 Professor-orientador, Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR). E-mail: franciscoscarvalho@yahoo.com.br

1 INTRODUÇÃO 7

2 REVISÃO DA LITERATURA 9

3 METODOLOGIA 14

SUMÁRIO 4 LOGÍSTICA E DISTRIBUIÇÃO DA TRASNPORTADORA CENTRAL 15 5 RESULTADOS E DISCUSSÕES 20 6 CONCLUSÃO 25 REFERÊNCIAS 26

APÊNDICE 27

1 INTRODUÇÃO

Atualmente a logística é um setor a ser considerado e tão importante tanto quanto as áreas de marketing, finanças e produção. Pois, é através da logística que os produtos e serviços chegam até os clientes finais, sendo o transporte responsável por fazer um elo entre toda a cadeia de valor de uma organização, interligando o fornecedor do fornecedor à empresa e o cliente do cliente da organização. O conceito de logística perpassa a movimentação e armazenagem de mercadorias uma vez que é de grande necessidade um gerenciamento coordenado das atividades relacionadas, em vez de praticadas separadamente, pois a logística agrega valor aos produtos e aos serviços tornando a organização mais competitiva no mercado onde atua.

Com o advento da globalização, a concorrência deixa de ser local e passa a ser global. Isso significa que as empresas transportadoras devem repensar suas práticas e processos logísticos com a finalidade de buscar sempre a melhoria, no entanto, somente a busca por melhorias não vai dar garantias de torná-la uma organização competitiva. Faz-se necessário adotar o diferencial competitivo através da fidelização do cliente interno e externo, sob a perspectiva de desenvolver e manter um relacionamento duradouro reinventando e inovando sempre a forma de coletar, armazenar, movimentar e distribuir os produtos e serviços da melhor maneira possível.

A logística é capaz de entregar satisfação e comodidade aos clientes na hora certa e no momento certo, pois já existem diversas ferramentas de gerenciamento baseadas em Tecnologias de Informações que proporcionam para as empresas a otimização de contratos, planejamentos das rotas e das cargas, consolidação de fretes e a escolha da modalidade.

A problematização do artigo gira em torno do questionamento, qual a importância do gerenciamento logístico da empresa e suas conseqüências em termos de competitividade?

O objetivo geral do artigo é estudar o processo de logística da empresa

Transportadora Central e sua importância no contexto da organização. Os objetivos específicos são compreender a logística e processos praticados pela transportadora, relatando a importância de um gerenciamento eficiente e suas conseqüências, enfatizando os benefícios que a empresa e seus clientes adquirem quando a administração de matérias é realizada de forma eficiente eficaz e efetiva.

Estudos mostram que empresas de sucesso são as que distribuem as mercadorias de maneira que satisfaz seus clientes. Uma vez que a transportadora realiza suas atividades de forma eficiente, os consumidores percebem a qualidade nos serviços prestados e os preços quando mal praticados gera insatisfação aos clientes.

É

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com