TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logística Empresarial -Plano De Melhoria Para Uma Empresa

Monografias: Logística Empresarial -Plano De Melhoria Para Uma Empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2014  •  1.642 Palavras (7 Páginas)  •  808 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade Anhanguera - UNIDERP/Macaé.

Relatório Parcial

PROJETO EXPERIMENTAL DE VIABILIDADE PARA IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL EM UMA ORGANIZAÇÃO PRIVADA – EMPRESA DE CONSTRUÇÃO CIVIL.

CURSO: SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

MACAÉ-RJ

2013

ACADÊMICO:

Nome RA

Wilson da Silva Santos 422447

TUTORES EAD:

Professor Flavio Zenha Freitas

Professora Ivonete Melo de Carvalho

Professor Ademir Cavalheiro Leite

Professor Me. Luiz Manuel Palmeira

Professora Micheli Machado

Professor Renato Torres

DISCIPLINA:

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia II (PROINTER II)

POLO PRESENCIAL: UNIDERP/Macaé-RJ

RESUMO

A elaboração do projeto Experimental de viabilidade para a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental será em uma empresa da Construção Civil. O objetivo principal deste projeto é mostrar a importância da gestão ambiental na construção civil com objetivos específicos baseados na ISO 14000. O mercado prioriza cada vez mais as empresas portadoras de certificações ISO 14001. Aspectos como melhoria de imagem da empresa e redução de custo com passivos ambientais são vislumbrados pelas empresas. O estudo foi feito com um representante da empresa Wilsisan Serviços de Engenharia Ltda, onde o mesmo respondeu alguns questionamentos. Após obtenção das respostas e análises dos dados apresentados aqui, mostrou-se a importância de um sistema de gestão ambiental, suas vantagens no cenário futuro de certificação. A elaboração deste projeto justificou-se em mostrar a importância de um SGA em uma empresa frente ao atual cenário de desenvolvimento e expansão na construção civil no País.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

2. CONTEXTUALIZAÇÃO DA PESQUISA

3. FUDAMENTAÇÃO TEÓRICA

4. ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS (Diagnóstico Estratégico)

5.DESENVOLVIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DO SGA

6. RESULTADOS

7. ANEXOS

1. INTRODUÇÃO

A viabilidade econômica de um Programa Ambiental é um fator determinante para implantação de um Sistema de Gestão Ambiental numa empresa. Este projeto propõe apresentar à empresa Wilsisan Serviços de Engenharia Ltda os custos e benefícios do Programa de Gestão Ambiental.

A empresa não conta com nenhum gerenciamento de resíduos sólidos, assim observando a necessidade de implantar um Sistema de Gestão Ambienta baseados na ISO 14000l e em consequência uma política ambiental e um gerenciamento integrado.

De acordo com Valle (2002), a Gestão Ambiental consiste em um conjunto de medidas e procedimentos bem definidos que, se adequadamente aplicados, permitem reduzir e controlar os impactos produzidos por um empreendimento ao meio ambiente.

A viabilidade de um Sistema de Gestão Ambiental numa empresa geralmente conduz a uma melhoria contínua gerando divisas. Para que isso aconteça é necessário uma política ambiental com metas definidas.

2. CONTEXTUALIZAÇÃO DA PESQUISA

Entre as empresas que utilizam os recursos naturais, se destaca o setor da construção civil que, pois além de ser responsável por um enorme desperdício de material e energia, colaborando com a degradação ambiental, devido a uma péssima gestão dos recursos naturais, como água e solo. A construção civil mantém um relacionamento com o meio ambiente, muitas vezes provocando grandes impactos ambientais, gerados pelo grande consumo de materiais, desde locação do empreendimento e até geração de resíduos.

Esta pesquisa teve como objetivo analisar os procedimentos utilizados pela construção civil no planejamento e instalação da obra, confrontando os mesmos procedimentos com os princípios de gestão e legislação ambiental.

A implantação deste projeto experimental é importante para a empresa que adequar suas atividades a uma melhor relação com o meio ambiente e que a partir da implantação deste projeto tem-se a expectativa de que sejam gerados retornos financeiros por meio da redução dos custos e de benefícios intangíveis como a melhoria da imagem.

Entretanto a implantação do Sistema de Gestão Ambiental apresenta alguns fatores que dificultam seu desenvolvimento na organização. O principal problema encontrado, nesta pesquisa, foi o fator relacionado à mudança cultural, onde prevalece rejeição aos novos procedimentos.

3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Para implantação do Projeto foi necessário analisar a situação atual da empresa Wilsisan Serviços de Engenharia Ltda. Avaliou-se a gestão dos seguintes aspectos: resíduos sólidos, armazenamento e manuseio de materiais, ruído, uso da água e energia e emissões atmosféricas. Para alcançar as metas estabelecidas foi necessário formação de facilitadores para a introdução do Programa de Gestão Ambiental, além de investigar o comprometimento da alta administração, sem o qual qualquer tentativa seria inútil.

Neste Projeto foram apresentados os motivos favoráveis e as necessidades para que uma organização elabore e implante um Sistema de Gestão Ambiental, segundo a ISO 14001.

Uma empresa de construção civil pode implantar um sistema de gerenciamento ambiental por inúmeros motivos, entre eles: definição e exigência do cliente, interesses em conquistar ou de ampliar mercado, interesses em demonstrar os bons resultados ambientais para clientes e também para a sociedade.

4. ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS

No decorrer do processo de implantação do Sistema de Gestão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com