TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logística na Unifarma São Pedro

Por:   •  12/9/2016  •  Seminário  •  723 Palavras (3 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 3
  1. OBJETIVOS

  • Caracterizar a importância da logística da empresa;
  • Apresentar à logística e cadeia de suprimentos da empresa;
  • Apresentar a visão da logística na empresa.

  1. CARACTERIZAÇÃO E HISTORICO DA EMPRESA

O Nome da Empresa é UNiFarma São Pedro, que está situada na cidade de Angicos/RN, a empresa faz parte da Rede Unificada de Farmácias (UNiFarma), que é composta por mais de 350 farmácias e drogarias, distribuídas em 130 dos 167 municípios do Rio Grande do Norte, utilizando da estratégia de união dessas empresas de pequeno e médio porte para garantir bons níveis de competição no mercado.

O ponto forte dessa rede é a uma convenção realizada anualmente, onde os principais laboratórios e empresas de insumos farmacêuticos podem negociar direto com os farmacistas, oferecendo pacotes de produtos com condições comerciais e formas de pagamento especiais. A convenção contempla a realização de palestras e cursos que abordam projetos de capacitação do Sebrae, um dos maiores investidores da rede,e do Centro de Distribuição Unifarma, além de uma feira de negócios.

Outro fator a se destacar desta rede é a logística reversa de medicamentos, sistema que viabiliza a coleta e a restituição dos medicamentos ao setor empresarial, para o seu reaproveitamento ou destinação correta. Muitos clientes compram produtos, não utilizam até o final, e jogam no lixo comum. E a preocupação das farmácias com a sustentabilidade faz parte do planejamento estratégico. A UNiFarma São Pedro foi adquirida pelos atuais donos em abril de 1999, que realizaram uma ampliação da estrutura já existente a muito tempo.

  1. IMPORTÂNCIA DA LOGISTICA PARA A EMPRESA

O principal ponto citado pela empresaria foi o gerenciamento de estoque, com ênfase no giro de estoque, para o estoque não ser tão maior que a demanda. Outro fator logístico de extrema importância na empresa é a armazenagem, onde pelo fato de os remédios serem produtos muito perecíveis, é importante que a armazenagem ocorra sempre da forma mais correta possível, pois caso contrário, poderá até mesmo não ter o efeito desejado para quem o consome.

  1. CADEIA DE SUPRIMENTOS DA EMPRESA

A rede UNiFarma possibilita a relação de suas lojas com diversos fornecedores, como a Eurofarma, Medley, Dfarma,NortMed, Sanofi, entre outros. No caso da UNiFarma, o maior fornecedor é a Nazária Distribuidora Farmacêutica, que atua na distribuição de produtos farmacêuticos e cosméticos em diversos estados, no Rio Grande do Norte, está presente em Natal.

O contato com a Nazária é diário, após todo fim de cada turno ela registra as faltas no sistema da empresa, e no outro dia de manhã de 7 horas os produtos já chegam na loja. O contato com os outros fornecedores é menor, ela se comunica por mensagem, e sempre que tem uma falta, no outro dia acontece a recomposição dos produtos.

A imagem abaixo, mostra como é composta a cadeia de suprimentos da Unifarma São Pedro.

[pic 1]

Fonte: autoria própria (2016)

  1. OS GESTORES TÊM DOMINIO SOBRE A LOGISTICA?

Os gestores da empresa são: Alberto Carlos e sua esposa Geiza Gonçalves. Na UNiFarma São Pedro, são os próprios empresários que resolvem os problemas relacionados a logística, são eles quem fazem o gerenciamento do estoque e realizam os pedidos direto com as empresas fornecedoras, que ficam responsáveis pela parte do transporte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (122.5 Kb)   docx (49.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com