TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lojas Vrtuais

Artigos Científicos: Lojas Vrtuais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/7/2014  •  1.391 Palavras (6 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 6

PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO

JULIANA CAMARGO GOMES DE SOUZA

RA: 5310012920

Rancharia – SP

2014

LOJAS VIRTUAIS: A TENDÊNCIA DO NOVO MERCADO

JULIANA CAMARGO GOMES DE SOUZA

Rancharia – SP

2014

1. INTRODUÇÃO

O presente projeto de pesquisa pretende expor o motivo do crescimento das vendas virtuais, especialmente por meio das lojas virtuais, e demonstrar as vantagens desse modelo de comércio, que é de grande relevância nos dias de hoje.

O ambiente empresarial tem passado por profundas mudanças nos últimos anos, as quais têm sido consideradas diretamente relacionadas à tecnologia da informação.

Com toda essa inovação, o novo ambiente empresarial de negócios está evoluindo para um ambiente onde as empresas estarão intensamente interconectadas com seus clientes e fornecedores no ambiente digital.

2. JUSTIFICATIVA

Trata-se, sem dúvida, de um tema de evidente relevância social, técnica e científica, pois as lojas virtuais conquistaram seu espaço no mercado e a tendência é que elas aumentem cada vez mais.

A revolução da internet trouxe consigo novas formas de realização de negócios, redução de custos, aumento da velocidade no atendimento ao cliente e aumento do retorno sobre o investimento. Com a crescente demanda no ramo das lojas virtuais, cabe a seguinte reflexão: como as lojas virtuais conseguiram tomar esse espaço no mercado atual

As lojas virtuais são consideradas um grande diferencial de mercado, e por este motivo tem aumentado significativamente, pois possibilita eficiência e flexibilidade em suas operações internas, trabalhando mais próximo de seus fornecedores, e tornando-se mais ágil para atender as necessidades e expectativas de seus clientes.

“O principal objetivo dos mercados eletrônicos (e-marketplaces) é intermediar – ou mediar – através de um portal na Internet vários compradores e vários fornecedores na realização de transações de negócios. Seria incorreto definir um mercado eletrônico como o “portal”, pois, além da presença virtual, é necessária também toda uma estrutura para gerir e operacionalizar suas tarefas” (VASCONCELLOS, 2012).

Atualmente, algumas das características do novo ambiente empresarial tais como a globalização, integração interna e externa das organizações, entre outras, têm confirmado as tendências da criação e utilização de mercado e comércio eletrônicos, que já são considerados como uma realidade.

Segundo Tigre (1999, p. 84): “O comércio eletrônico contribui para articular o desenvolvimento, a produção, a distribuição e as vendas de bens físicos como livros, discos, automóveis e computadores, tornando as transações mais rápidas e econômicas.”

A evolução da informática e a expansão da internet provocaram alterações na vida das empresas, trazendo novas dimensões à atividade econômica e aos sistemas que geram este setor. Assim, surgiu o conceito de comércio eletrônico (E-commerce) que vem assumindo relevância no comércio mundial em ordem crescente de importância.

De acordo com Laudon e Laudon (2004, p. 6, grifos do autor):

O uso intensivo da tecnologia da informação em empresas comerciais, desde a metade da década de 90, aliado à igualmente significativa remodelagem organizacional, criou condições para um fenômeno da sociedade industrial: a empresa digital. Esta empresa pode ser definida de acordo com diferentes critérios. Ela é aquela em que praticamente todos os relacionamentos empresariais significativos com clientes, fornecedores e funcionários são habilitados e mediados digitalmente. Os processos de negócios essenciais são realizados por meio de redes digitais que abrangem toda a organização ou que interligam múltiplas organizações.

A mídia digital revolucionou o comportamento de compra ao disponibilizar uma enorme quantidade de informações para o comprador. Algumas lojas virtuais divulgam informações sobre seus produtos com mais detalhes do que se usassem a mídia convencional gastando menos.

De acordo com Vasconcellos (2012), “os mercados eletrônicos ilustram como uma tecnologia permite introduzir inovações e criar negócios antes inexistentes. Há inúmeras iniciativas em operação e alguns autores cegam a defender que os mercados eletrônicos serão uma das principais aplicações de negócios da Internet”.

A revolução das lojas virtuais ainda está em seu início. Conforme são disponibilizados produtos e serviços para venda on-line, haverá um crescente progresso no volume de consumidores e fornecedores adeptos ao E-commerce.

“O comércio eletrônico contribui para articular o desenvolvimento, a produção, a distribuição e as vendas de bens físicos como livros, discos, automóveis e computadores tornando as transações mais rápidas e econômicas” (TIGRE, 1999, p.84).

Apesar dos diversos desafios do setor, a consolidação e a sustentação de negócios baseados na internet (e-business) podem ocorrer, essencialmente, a partir da inovação tecnológica. O comércio eletrônico é considerado um ambiente muito dinâmico e, há alguns anos, poucos acreditavam que eles se tornaria o modelo de negócio preferido da internet.

As razões aqui expostas justificam o estudo ora proposto.

3. OBJETIVOS

O objetivo central deste trabalho consiste em analisar e compreender o atual crescimento das lojas virtuais, pois é evidente nos dias de hoje que a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com