TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Montar uma loja de cosméticos ou comprar uma franquia de cosmeticos?

Tese: Montar uma loja de cosméticos ou comprar uma franquia de cosmeticos?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2013  •  Tese  •  1.231 Palavras (5 Páginas)  •  769 Visualizações

Página 1 de 5

Montar uma loja de cosméticos ou comprar uma franquia de cosmeticos?

Existem diversas possibilidades de escolher o ramo de negócio com o tema cosmético. Você pode abrir uma franquia de grandes marcas como O Boticário, Água de Cheiro, entre outras. Pode ainda revender apenas um produto, sendo uma autorizada de uma marca específica ou montar uma loja de produtos diversos voltados para a estética.

A terceira opção para montar uma loja de cosméticos tende a ser a mais rentável, visto que é possível trabalhar com produtos de marcas diversas e o cliente irá escolher o que é melhor para ele. É possível ainda atuar com diversas tendências na prateleira, podendo assim aumentar o lucro.

Enfim, o que vai determinar se é melhor montar a loja de cosméticos por si ou comprar uma franquia no ramo de cosméticos é a análise de mercado, financeira e operacional da futura empresa. Para todas estas e outras análises conheça o kit Como Abrir Um Negócio.

Como registrar a loja de cosméticos

Como todo comércio, é preciso escolher um ponto, que pode ser comprado ou por aluguel. O ideal é em centros comerciais consagrados, em ruas movimentadas onde as pessoas já costumam transitar para fazer compras e irão passar pela frente do estabelecimento de uma forma ou de outra.

Depois de verificada a viabilidade financeira do negócio, escolhido o local e efetivada a contratação do aluguel, um dos primeiros passos para montar uma loja de cosméticos é registrar o seu estabelecimento comercial perante a junta comercial da sua cidade e prefeitura. É preciso encontrar um contador de confiança que irá cuidar dos trâmites legais para registrar o nome jurídico da empresa, o qual irá estar presente perante a Receita Federal, e o nome fantasia, o qual será mostrado na fachada, propaganda e na nota fiscal.

É importante registrar o nome fantasia também para que outras lojas de cosméticos não usem o mesmo nome e assim você tenha a exclusividade. É comum clientes irem a outros estabelecimentos por confundirem o nome da loja, estratégia que alguns comerciantes usam com má fé para atrair clientes.

Após a saída do registro na junta comercial e Receita, você terá seu nome jurídico e a possibilidade de ter nota fiscal, extremamente necessário aos clientes. O talão só pode ser confeccionado após a saída do CNPJ, o cadastro da pessoa jurídica. O contador também cuida desses passos. O valor de abertura varia de acordo com a cidade, porte e numero de funcionários.

Estrutura para montar a loja de cosméticos

Na escolha do ponto comercial para montar uma loja de cosméticos não é necessário um local com muita estrutura. É preciso prateleiras que podem ser e baias ou individuais, um caixa e uma vitrine de vidro para que os produtos fiquem expostos para quem passar na frente.

Os expositores podem ser comprados simples ou encomendados a marceneiros a preços bem em conta se comparados a lojas que vendem prontos. O letreiro pode ser luminoso ou em banner impresso, que é bem mais em conta, por em média R$ 150 em tamanho de dois metros de comprimento por um metro e meio de largura.

A iluminação é um detalhe bem importante da loja de cosmeticos. Como se está trabalhando com produtos de beleza, ela precisa bem iluminada para que os clientes possam ler com atenção as embalagens, que possuem sempre letras pequenas. A maioria dos clientes deste tipo de mercado possui suas marcas preferidas, mas também procuram por inovações e sempre observam bem o que estão levando.

Produtos para montar uma loja de cosméticos

A variedade de produtos no comércio voltados para a beleza é grande, então dá para fazer uma loja bem farta. Os principais itens que devem ter em uma loja de cosméticos são produtos para cabelo, unha, corpo e maquiagem. Já desta forma a variedade é bem ampla e dá para encher a loja tranquilamente.

Produtos para cabelo – Toda loja de cosméticos precisa ter o básico: shampoo, condicionador, creme para pentear, hidratação, tintas, tinturas e reparador de pontas. Já com estes itens é possível encher uma loja.

Para vender tais itens o ideal é entrar em contato com as marcas e comprar em grande quantidade a preço de atacado, que sai bem mais em conta que comprar em unidade. O lucro médio colocado nos produtos é de 40% por item e eventualmente baixar os lucros para fazer promoções.

Outra forma de aumentar os lucros ao montar uma loja de cosméticos é vender linhas profissionais, voltadas para profissionais de beleza como cabeleireiros e maquiadores. Tais profissionais usam produtos específicos no cabelo para serem usados no salão. São comprados direto com os fabricantes, que enviam representantes para oferecer os produtos e também dão boas sugestões de preços de mercado.

Produtos para unha – Os mais vendidos são esmaltes, algodão, removedor,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com