TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MADEIRA PLASTICA

Por:   •  28/11/2016  •  Resenha  •  1.307 Palavras (6 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 6

Resumo – A madeira plástica e uma das soluções para diminuir o desmatamento das florestas tropicais no Brasil, seu aspecto visual e quase idêntico a madeira comum e a durabilidade e superior, além disso não exige manutenção de acabamento.

Assunto- Fabricação de Madeira Plástica para utilização decorativa e obras de construção civil.

1-Introduçao

Um dos grandes problemas sociais que vemos na mídia e a reciclagem, por esse motivo temos que ter mais consciência no descarte de lixos como exemplo vidro, plástico, alumínio, ferro.

Fonte oficiais diz que o Brasil produz cerca de 250 mil Toneladas de lixo diariamente e apenas 7,5 mil de Toneladas são reaproveitadas, desse total o alumínio e o que mais recicla no Brasil.

Segundo o site Ambiente Brasil, o Brasil e o pais de maior floresta tropical no mundo (cerca de 5,1 milhões de quilômetros quadrados) o problema de desmatamento e mais um para incrementar a lista de problema brasileiro que precisa de solução que seja interessante e ecologicamente correta.

A madeira plástica se aplica a esse projeto, mostrando ser um material sustentável e ecologicamente correto de acordo com a Agenda 21, protegendo o meio ambiente, aproveitando toda matéria prima utilizada sem gera resíduos.

Essa ideia surgiu na Europa na década de 70, e começou a ser utilizado nos EUA na década de 90.

A autora HILLIG classifica a Madeira Plástica como um composto polimérico reforçado com madeira. Os resíduos gerados por madeireiras são serragem, estes são misturados com o polimérico com intuito de dar forma as madeiras plásticas, para confecção de bancos de praças, tampas de bueiros, moveis e outros que necessitam da madeira como matéria prima.

A madeira plástica tem como matéria prima cerca de 50% de material plástico reciclado.

Esse dossiê tem como objetivo informar as pessoas sobre propriedades mecânicas da madeira plástica, resistência, durabilidade, acabamento e o que traz de benefícios ao meio ambiente.

  1. Panorama nacional

Existe poucas indústrias de fabricação de madeira plástica no brasil, a maioria da população nacional ainda prefere a madeira convencional, talvez por elas não terem acesso às informações, hoje a madeira plástica e considerada com o custo de 30% a mais que a madeira convencional.

Algumas cidades brasileiras como, Rio de Janeiro e São Paulo, incentivaram as empresas a produzirem madeiras plásticas, investindo em bancos de praças, tampas de bueiros.

No Brasil, o primeiro responsável pela análise do plástico na década de 90, foi o instituto Macromoléculas Professora Eloisa Mano (IMA)

2 APLICAÇÕES                                                                                                                                                A aplicabilidade da madeira plástica é bastante rica, podendo substituir a madeira natural de forma muito similar. Tem ganhado espaço na arquitetura, na construção civil e também na decoração de áreas externas. Produtos como mourões, cercas, currais, bancos de praça, postes, tábuas, painéis, ancoradouros, móveis, portões, brinquedos de parque de diversões, são exemplos de algumas das suas diversas utilidades.

No Brasil, há varias ferrovias que utilizam madeiras plásticas no lugar da madeira convencional, algumas das vantagens são: não racham, permitem que sejam feitas reentrâncias aumentando a aderência, não conduzem eletricidade, absorvem vibrações preservando a forma geométrica da via e além de ser mais leve e impermeável a agua e efeitos de praga.

Na construção civil, pode ser utilizado em muitos espaços da obra, pilares e vigas de sustentação (de acordo com o estudo do projeto) fôrmas, escoramentos de escavações/taludes e pranchas para produção de blocos de concreto, sendo na maioria dos casos mais resistentes do que a madeira natural. Os perfis de madeira plástica também podem ser utilizados em aplicações externas tais como marcos de portas, esquadrias, decks de piscinas, pisos, plataformas marítimas, galpões industriais, andaimes e uma infinidade de outras aplicações.

[pic 1]  [pic 2]  [pic 3] [pic 4]

[pic 5]  [pic 6]

[pic 7]

3 VANTAGENS

Dentre as vantagens da utilização das madeiras plásticas estão:

Para limpá-las, utiliza-se água e sabão, apesar de suportarem a exposição a produtos químicos agressivos, como soda cáustica e solvente, sejam eles de uso doméstico ou profissional;

Não precisam ser lixadas ou envernizadas, minimizando assim os custos com sua manutenção e a necessidade de acabamentos finais, uma vez que já são fabricadas pigmentadas;

Quando em utilização, o material suporta pinturas, colas, enceramentos e pode ser aparafusada e manuseada com os mesmos equipamentos utilizados na manipulação da madeira natural;

Não há perdas de matéria-prima na produção, uma vez que os resíduos são reaproveitados no início do processo;

O plástico reciclado é a matéria-prima do produto e evita o corte de madeira natural, ou seja, um produto ecológico e sustentável;

Não sofre a ação de corrosão e não é vulnerável a pragas;

Umidade, mofo e fungos não infiltram;

Não absorvem água;

Mesmo com algum tempo de fabricação, não racham nem soltam farpas;

Diferentes da madeira natural, não apodrecem;

No momento do descarte pode ser reutilizada na fabricação de novas madeiras, sendo assim totalmente reciclável;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (948 Kb)   docx (2.1 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com