TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM EDIFICAÇÕES DE ALVENARIA (NÃO ESTRTURAL) E MADEIRA

Por:   •  11/11/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.034 Palavras (5 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE SANTARÉM

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

KELVIN ADRIANO PEREIRA PONTES

MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM EDIFICAÇÕES DE ALVENARIA (NÃO ESTRTURAL) E MADEIRA

Santarém

2016

CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE SANTARÉM

KELVIN ADRIANO PEREIRA PONTES

[pic 2]

Santarém

2016

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

2.        MANIFESTAÇÃO PATOLÓGICA EM EDIFICAÇÕES DE ALVENARIA (NÃO ESTRUTURAL)        

2.1.        FISSURAS        

2.1.1.        CAUSAS:        

2.1.2.        SOLUÇÕES:        

3.        MANIFESTAÇÃO PATOLÓGICA EM MADEIRA        

3.1.        DETERIOZAÇÃO DA MADEIRA POR AGENTES BIÓTICOS E ABIÓTICOS        

3.1.1.        CAUSAS:        

3.1.2.        SOLUÇÕES:        

4.        CONCLUSÃO        

5.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        


  1. INTRODUÇÃO

O homem vem adquirindo um conhecimento sobre a construção de edifícios desde o início da civilização, visando sempre atender suas necessidades e desejos.

Esse conhecimento pode-se incluir o de patologias em estruturas, onde quando algo sai errado precisamos encontrar a solução do problema, e como um remédio para uma doença. Esse conhecimento é de suma importância na área de engenharia civil.

  1. MANIFESTAÇÃO PATOLÓGICA EM EDIFICAÇÕES DE ALVENARIA (NÃO ESTRUTURAL)

  1. FISSURAS

É uma patologia comum nas edificações que influenciam diretamente na estética do local, mas que também podem interferir na durabilidade e nas características estruturais da obra.  

Imagem 01- Fissura presente na estrutura

[pic 3]

        Fonte: autor

        Este exemplo de fissura é muito comum em prédios e/ou residenciais, muitas das vezes o morador se preocupa por ter muitos desse tipo de patologia no local. Por ser uma situação bem comum quem a analisa não dar a devida atenção a esse problema, porém há casos em que essa patologia pode se tornar algo muito sério e assim mostrar que o verdadeiro causador pode não ter sido algo tão simples assim.

  1. CAUSAS:

Uma fissura desse tipo pode ter várias causas, para termos realmente uma noção do que possa ser é necessário ter experiência na área ou utilizar de equipamentos para ajudar encontrar o verdadeiro motivo. Entre as causas estão: um recalque de fundação, dilatação térmica, ou até mesmo um projeto de fundação mal elaborado ou problema na execução do mesmo.

  1. SOLUÇÕES:

Utiliza-se de produtos específicos para correção dessa patologia, sendo que em primeira instância estamos dispensando ser um problema estrutural sério. Primeiramente deve ser feita uma abertura na fissura, para após isso aplicar o selante acrílico, depois de secar é usado um impermeabilizante também acrílico e após uma segunda demão de impermeabilizante só que agora estruturado em uma tela de poliéster.

  1.   MANIFESTAÇÃO PATOLÓGICA EM MADEIRA

  1. DETERIOZAÇÃO DA MADEIRA POR AGENTES BIÓTICOS E ABIÓTICOS

Patologias encontradas na madeira são comuns, principalmente aquelas causadas por agentes bióticos. A madeira, por já ter sido um ser vivo, nunca deixa de ser um material orgânico que está sucinto á esses ataques. A deteriorização da madeira é um processo que altera negativamente suas propriedades.

A madeira também pode sofrer com os agentes abióticos (não vivos). Estes agentes são geralmente de atuação lenta, mas podem tornar-se importantes em locais específicos. As principais causas de origem dos agentes abióticos podem favorecer aos danos nas peças de madeira sã, pelas ações de agentes atmosféricos (radiação solar e chuva) e danos devido ao fogo. Além das causas propriamente destrutivas, os agentes abióticos também podem danificar o tratamento preservativo, expondo madeira não tratada a ataques de agentes bióticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (387.3 Kb)   docx (288.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com