TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MATERIAIS CERAMICOS

Artigo: MATERIAIS CERAMICOS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  828 Palavras (4 Páginas)  •  543 Visualizações

Página 1 de 4

Materiais de Construção I

Definição: Materiais cerâmicos são materiais obtidos através de moldagem, secagem e cozimento de argilas.

PRODUTOS CERÂMICOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL • Tijolos; • Telhas; • Azulejos; • Ladrilhos; • Lajotas; • Manilhas; • Refratarias, etc.

Podem ser classificados da seguinte forma:

• Materiais de cerâmica vermelha: Porosos, tijolos e telhas

• Materiais de louça: louças sanitárias, azulejos, ladrilhos

• Materiais refratários: tijolos para fornos, chaminés

TIJOLOS

São materiais que rejuntados com argamassa formam paredes, baldrames e alicerces.

Variam bastante quanto ao material, método de confecção e nas medidas. Os tipos mais utilizados são: tijolos maciços de barro cozidos, tijolos furados de barro cozidos, tijolos laminados de barro cozidos.

Classificação dos Tijolos

•Tijolos de vedação são aqueles destinados à execução de paredes que suportarão o peso próprio e pequenas cargas de ocupação (armários, pias, lavatórios)

•Blocos estruturais, além de exercerem a função da vedação, também são destinados à execução de paredes que constituirão a estrutura resistente da edificação, podendo substituir pilares e vigas de concreto.

Classificação dos Tijolos

TIJOLOS ESTRUTURAIS

TIJOLOS ESTRUTURAIS

TIJOLO BAIANO

É o tipo de tijolo mais barato do mercado, mas tem altos índices de quebra e por isso contribui muito com o aumento de entulho no canteiro de obras. Geralmente são encontrados os de 6 e de 8 furos, mas há uma grande variedade de tijolos vazados. Os tijolos apresentam capacidade térmica superior e menor absorção de água que os blocos de concreto, além de serem mais leves.

CANALETA CERÂMICA As canaletas têm se destacado no mercado por aliarem alto padrão estético à praticidade e funcionalidade. canaletas permitem rápida instalação e, por serem encontradas em diversas dimensões, apresentam uma vasta linha de moldes, o que confere flexibilidade ao layout do projeto da obra.

TIJOLOS DE BARRO

Fabricados em formas de ferro, com barro queimado, em fornos de alta temperatura, o produto proporciona bom isolamento acústico e térmico. Como tem mais densidade, oferece uma vedação térmica - demora mais para esquentar e, depois, para esfriar.

TIJOLO LAMINADO

É um material de alta resistência, utilizado em alvenarias com acabamento aparente, por exemplo fachadas de prédios e escolas, sua textura proporciona um acabamento fino e sofisticado, seu tamanho facilita cortes para fazer peças de acordo com a necessidade do projeto.

TIJOLOS REFRATÁRIOS

Um tipo especial de tijolo cozido, feito com argila enriquecida de materiais que diminuem a retração mecânica quando exposto ao forte calor. Funcionam também como isolantes térmicos.

TIJOLO VAZADO

Os tijolos Vazados podem ter forma e tamanho variados, podem ser utilizados em qualquer situação em que se deseje permitir a passagem de ar e luz.

TELHAS

Usadas com finalidade de drenar as águas pluviais dos telhados e controle térmico ambiental do interior de instalações. As de uso mais generalizados são as cerâmicas; de cimento amianto, as metálicas e as plásticas.

TELHAS

TELHAS

MANILHAS

Tubos usados para canalização de esgotos sanitários, águas residuais e águas pluviais. Sua utilização atual é bastante reduzida, sendo mais utilizado para essa finalidade materiais a base de polietileno (plástico) ou de concreto armado.

AZULEJOS

Utilizados como revestimento de paredes, formando superfícies laváveis. Ao contrário de outros materiais cerâmicos que utilizam a argila comum para a sua confecção, os azulejos são feitos com faiança (argila branca), recebendo um tratamento com substâncias a base de silicatos e óxidos que se vitrificam ao forno. Este tratamento torna a face brilhante e impermeável.

PISO

Os pisos, como o nome já diz, são para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com