TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Materiais Cerâmicos a Base de Cilicatos

Por:   •  26/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  921 Palavras (4 Páginas)  •  586 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia - BICT

Ciências e Tecnologia dos Materiais - CTM

Prof. Dr. Dalmo Costa

Relatório - Materiais Cerâmicos a Base de Silicatos

                                      Mateus Vítor Duarte Sousa

São Luís - MA

Abril de 2015

Introdução

Os materiais cerâmicos são compostos formados entre metais e ametais, geralmente representados por óxidos, carbetos e nitretos. Alguns representantes deste grupo são o óxido de alumínio (a alumina Al2O3) o dióxido de silício (SiO2), carbeto de sílicio (SiO), nitreto de silício (SiN4) e alguns que se referem às cerâmicas naturais compostas por materiais argilosos como a porcelana, vidro e o cimento.

Esses materiais tem resistência e rigidez equiparáveis a dos materiais metálicos, porém sua ductilidade e resistência a fratura são baixos, alguns materiais "engenheirados" já oferecem uma ótima resistência a fratura (Gorilla Glass popularizado pela Apple Inc.). Eles são bons isolantes térmicos e elétricos e oferecem uma boa resistência a ambientes severos e altas temperaturas. Eles possuem características ópticas notáveis podendo ser transparente, translúcidos ou opacos, algumas cerâmicas a base de óxido apresentam características magnéticas.

Materiais Cerâmicos a Base de Silicatos

Estes materiais  tem como composição principal silício e oxigênio (os elementos mais abundantes da crosta terrestre), é conveniente analisar a sua estrutura não como célula unitária (cubo ou retângulo) e sim por meio de um arranjo tetraédrico (SIO4)4- :

[pic 1]

Sua carga negativa se dá pelo fato de que o oxigênio precisa de mais um elétron para estabilizar contabilizando 4 elétrons doados do silício o composto assume carga 4-, devido a sua característica covalente os silicatos não são considerados compostos iônicos.

O agrupamento dessas estruturas podem gerar arranjos uni, bi e tri-dimensionais.

Sílica

O silicato mais simples conhecido é o dióxido de silício (SiO2), sua estrutura tridimensional é gerada quando os átomos de oxigênio dos vértices do tetraedro são compartilhados com os tetraedros convizinhos tornando a estrutura eletricamente neutra.

[pic 2]

Razão: 1 átomo de óxigênio X 2 átomos de silício.

Se essas estruturas crescerem de forma regular e ordenada obteremos uma estrutura perfeita, conhecida como cristalina.

Existem 3 principais tipos cristalinos de sílica: o quartzo, a cristobalita e a tridimita. Elas apresentam estruturas complexas e átomos que não estão densamente compactados (como em outras estruturas cristalinas).

Essas sílicas cristalinas apresentam ponto de fusão elevado e densidades relativamente baixas, por exemplo, o quartzo em condições normais de pressão e temperatura tem densidade de 2,65g/cm³.

Silicatos

Os minérios a base de sílica acabam compartilhando alguns, senão, todos os oxigênios do arranjo formando estruturas bastante complexas, alguns cátions Ca2+, Mg2+ e Al3+ tem como finalidade balancear as cargas obtendo neutralidade e ligando ionicamente cada tetraedro.

Silicatos Simples

Dentre esses compostos um dos mais simples é a Fosterita que apresenta tetraedros isolados:

Mg2SIO4     >    (Mg)2+ * 2 = 4+   >   (SIO4)1- * 4 = 4-   >   (-4)+(+4) = 0

Outro exemplo é a arquemita:

Ca2MgSi2O7   >   (Ca) 2+ * 2 = 4+   >   (Mg)2+ = 2+   >   (Si2O7)6- = 6-  >  (-6)+(+6)=0

Silicatos em Camadas

Os silicatos em lâminas (ou em camadas) são um agrupamento de tetraedros com o compartilhamento de três de seus 4 oxigênios, formando uma estrutura bidimensional laminadas onde a unidade que se repete é (Si2O5)2- essa carga negativa corresponde aos dois oxigênios não ligados que estão fora do plano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (166 Kb)   docx (124.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com