TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento de novos materiais ceramicos

Por:   •  9/11/2015  •  Artigo  •  2.381 Palavras (10 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 10

DESENVOLVIMENTO DE NOVOS MATERIAIS ECO-CERÂMICO INCORPORADOS COM RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL PROVENIENTES DE CATAGUASES

Sérgio Célio da Silva Lima¹,                                                                                                                                      Bruno Carlos Alves Pinheiro².      

                                                                                                               

RESUMO

Este trabalho tem por objetivo o desenvolvimento de tijolos ecológicos do tipo solo-cimento incorporados com resíduo de construção civil e demolição proveniente do município de Cataguases/MG. As matérias-primas utilizadas foram: solo, cimento, resíduo de construção civil e demolição e água. Foram formulados três traços cerâmicos, sendo que dois foram incorporados com o resíduo em substituição ao solo nas quantidades de 1 e 2 partes em volume. A conformação dos corpos cimentícios foi feita por prensagem uniaxial. Em seguida, os corpos cimentícios foram curados por um período 28 dias. Após, foram determinadas as seguintes propriedades tecnológicas: absorção de água (NBR 10834/94) e resistência à compressão (NBR 12025/90). Os resultados obtidos indicaram que é possível a obtenção de tijolos do tipo solo cimento incorporados com o resíduo de construção civil e demolição. Todos os traços analisados apresentaram valores médios de absorção de água e resistência a compressão dentro dos limites estabelecidos por normas.

Palavras-chave: tijolo solo-cimento, resíduo de construção civil, Cataguases-MG.

INTRODUÇÂO

As questões que envolvem o meio ambiente nos últimos tempos vêm sendo um assunto de grande preocupação e discussão mundial, e com isso o interesse pelas práticas sustentáveis vem aumentando cada vez mais. Esse interesse vem se confirmando com a grande frequência que as conferências são realizadas com o intuito de minimizarem os impactos que são causados na natureza.

A necessidade de preservação ambiental e a tendência de escassez dos recursos naturais fazem com que a construção civil adquira novos conceitos e soluções técnicas visando a sustentabilidade de suas atividades. Neste contexto o aproveitamento de resíduos de construção e demolição destaca-se como alternativa alinhada a estes novos conceitos, buscando valorizar os materiais descartados nas obras de engenharia, atribuindo-lhes a condição de material nobre, em vez em vez de simplesmente lançá-los na natureza.                                                

As atividades industriais geram uma grande quantidade de resíduos, principalmente, os resíduos sólidos. Essas atividades têm como objetivo principal a geração de riqueza utilizando os recursos naturais do planeta, não havendo nenhuma preocupação com o destino final correto dos resíduos gerados nos processos de produção (HOLANDA, MANHÃES, 2008, p. 1301). O gerenciamento e a redução de resíduos durante as etapas de um processo de produção deve ser prática constante nas indústrias (NASCIMENTO, MOTHÉ, 2007, p. 36).

O setor da construção civil ele tem uma participação considerável no impacto ambiental é o responsável pelo consumo de 40% dos recursos naturais, 34% do consumo de água, 55% do consumo de lenha não certificada, gerando 67% da massa total de resíduos sólidos urbanos e 50% de volume total desses resíduos conforme Associação Nacional de Arquitetura Bioecológica (ANAB, 2009). Em destaque ás olarias que correspondem ao setor cerâmico, a queima de seus produtos elevam as emissões de gases na atmosfera, degradam o ambiente com a retirada das matérias-primas que são extraídas da natureza que é o caso da argila. O consumo de recurso natural entre eles a argila que é retirada do solo sem reposição e a combustão de materiais como óleo diesel e consumo de lenha para o processo de cura do tijolo cerâmico que ocasionam a degradação.

Os resíduos de construção e demolição são constituídos de restos de argamassas e concreto, materiais cerâmicos, metais, plásticos, madeiras, papéis e vidros. Os restos de argamassas, concretos e materiais cerâmicos, encontrados em maior volume, podem ser transformados em agregados para uso, por exemplo, em matrizes de concreto ou de solo-cimento, e a grande maioria dos outros resíduos pode ser reciclada. Assim, o presente trabalho tem como objetivo estudar o aproveitamento de resíduos de construção civil provenientes de Cataguases – MG na confecção de tijolos do tipo solo-cimento.

MATERIAIS E MÉTODOS

As matérias-primas utilizadas neste trabalho foram: solo proveniente de Cataguases - MG, cimento Portland CPIII – 40 RS devido a facilidade de encontrá-lo no mercado, seu baixo custo e por apresentar uma boa resistência a compressão, água potável coletada a partir da rede de distribuição de água de Cataguases - MG, fornecida pela COPASA – MG e os resíduos de construção civil provenientes também de Cataguases - MG.

O solo foi submetido a um processo de secagem em estufa de laboratório a 110 ºC por 24 h. Em seguida, o solo e o resíduo de construção civil foram destorroados manualmente. Em seguida, o solo foi peneirado até a passagem completa em peneira 4 mesh (4,75 mm ASTM) e os resíduos de construção e demolição foram peneirados utilizando peneira 200 mesh (75 μm ABNT). Em seguida, foi realizada a formulação das massas cerâmicas. A composição das massas cerâmicas estudadas é dada na Tabela 1. Em seguida, as matérias-primas foram dosadas conforme formulação dada na Tabela 1 e misturadas manualmente até a obtenção de uma coloração uniforme. Logo após, foi realizada a umidificação das misturas com o auxílio de um borrifador.

Tabela 1 – Composição (parte em volume) dos traços estudados.

Traço

(parte em volume)

Solo

Cimento

Resíduo de construção civil e demolição

Formulação

TR

9

1

-

9/1/0

TR1

8

1

1

8/1/1

TR2

7

1

2

7/1/2

Fonte: Próprio autor.

Corpos cerâmicos cimentícios foram conformados por prensagem uniaxial sob pressão de 3 toneladas. A conformação foi realizada em prensa hidráulica, modelo PHP com capacidade de 15 toneladas. Foi utilizada uma matriz de forma cilíndrica (ɸ = 30 mm) e pistões de aço. Em seguida, os corpos cimentícios foram colocados sobre uma superfície plana em local coberto e deixados por um período de 5 h. Logo após, os corpos cimentícios foram submetidos a um processo de molhagem frequente com o borrifador durante 7 dias. Após este período, os corpos cimentícios foram deixados sobre a mesma superfície sólida em local coberto até que se completasse um período igual a 28 dias (processo de secagem e cura). Os corpos cimentícios curados após 28 dias foram avaliados por meio das seguintes propriedades: absorção de água (NBR 10834/94 (< 22 %) e resistência a compressão NBR 12025/90 (> 2 MPa).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (255.7 Kb)   docx (58.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com