TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MATERIAIS PARA RECUPERAÇÃO E REFORÇO ESTRUTURAL

Por:   •  20/12/2016  •  Dissertação  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO ENGENHARIA ESTRUTURAL

DISCIPLINA

MATERIAIS PARA RECUPERAÇÃO E REFORÇO ESTRUTURAL

Resumo da Dissertação de Mestrado apresentada ao Curso de Mestrado em

Engenharia de Transportes do Instituto Militar de Engenharia

Aluno: Abner Pereira Lessa


Titulo da Dissertação: Reforço de pilares de concreto armado com folhas de resina e fibra de carbono para obra de infraestrutura de transporte

Autor: 1° TEN Rebeca Montenegro Dias de Carvalho Saraiva

Instituição: Instituto Militar de Engenharia

No Brasil, as estruturas de concreto armado, são as mais utilizadas, pois podem ser utilizadas como infraestrutura e supraestrutura, pelo o custo de material e mão de obra muitas das vezes em suas etapas construtivas, especializadas.

A estrutura em concreto armado bem executada, em conformidades com suas especificações de projeto e normas pertinentes ao assunto, possui seu tempo de vida útil longo, com grandes capacidades de carga.

Por erros de execução e também de projeto, falta de manutenções e até mudança de utilização da edificação originalmente projetada, o concreto armado sofre deformações, deteriorações e até pode atingi sua ruína.

Com isso surge à necessidade da execução de reforço estrutural, este pode ser realizados com elementos metálicos, o próprio concreto armado, aplicação de resina epóxi combinada com fibras de carbono, etc.

Atualmente nos serviços de reforço e recuperação estrutural, a utilização dos materiais compostos de resinas epóxi e fibra de carbono tem se propagado em grande escala, por serem materiais de fácil aplicação, mesmo demandando de uma mão de obra especializada, liberação de determinadas áreas de trabalho.

Para  o  estudo  em  questão  a  autora  executou  corpos  de  prova  em  concreto armado de seções circulares, quadradas e retangulares. A resistência à compressão do concreto de 30Mpa.


Após a cura dos corpos de prova, foi realizada a limpeza e o preparo dos mesmo para receber uma camada de resina de imprimação para garantir a perfeita ad erência da resina epóxi.

Como reforço  estrutural foi utilizado  resina epóxi bi componente  e fibra de carbono, em uma e duas camadas.

Em ensaio de tração uniaxial realizado anteriormente, em corpo de prova com uma camada de compósito de resina e fibra de carbono de 15mm de largura e 250mm de comprimento, o resultado apresentado foi valores de módulos de elasticidade maiores que os especificados pelo fabricante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (88.7 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com