TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEMORIAL DESCRITIVO – RESIDÊNCIA UNIFAMILIAR

Por:   •  28/8/2017  •  Seminário  •  1.462 Palavras (6 Páginas)  •  1.262 Visualizações

Página 1 de 6

MEMORIAL DESCRITIVO – RESIDÊNCIA UNIFAMILIAR

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO        3

2 MEMORIAL DESCRITIVO        3

2.1 SERVIÇOS PRELIMINARES        3

2.1.1 LOCAÇÃO        4

2.1.2 MOVIMENTAÇÃO DE TERRA        4

2.2 FUNDAÇÕES        4

2.3 ESTRUTURA        5

2.4 ALVENARIA        6

2.5·REVESTIMENTOS ACABAMENTOS E PINTURA DE AMBIENTES INTERNOS        7

2.6 REVESTIMENTOS, ACABAMENTOS E PINTURA DE AMBIENTES EXTERNOS        8

2.7 COBERTURA        10

2.8 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS        11

2.9 INSTALAÇÕES HIDROSSANITÁRIAS        12

2.10 IMPERMEABILIZAÇÃO        13

2.11 ESQUADRIAS        14

2.12 SERVIÇOS FINAIS        15

3. CONCLUSÃO        15

4. ANEXO        15


1.INTRODUÇÃO

O presente documento faz parte da disciplina de Planejamento e Controle de Obras, dentro do curso de Engenharia de Produção Civil do CEFET-MG. O objetivo deste trabalho é elaborar um memorial descritivo, um documento integrado aos projetos elaborados que tem por objetivo descrever o sistema e características construtivas para execução das obras de construção da residência.

A obra é referente a uma residência unifamiliar de um pavimento e apresenta os seguintes cômodos: sala de estar, uma suíte, dois quartos, uma cozinha, uma sala de jantar e dois banheiros, totalizando 87m².

2 MEMORIAL DESCRITIVO

2.1 SERVIÇOS PRELIMINARES

Para início da obra, o Projeto deve ser aprovado na Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, ter Placa de Obra dos Responsáveis Técnicos (conforme as ART’s) além de possuir ligações de água e energia no local.

Seguindo a NR 18, do Ministério do Trabalho e Emprego, serão colocados tapumes com altura mínima de 2,20 m para o isolamento do canteiro de obras. Os tapumes serão de madeira compensada de 2,20m x 1,10m x 6 mm.  O isolamento do canteiro será realizado por um carpinteiro e por um servente. Após a aprovação do projeto hidrossanitário, deve ser realizada uma instalação provisória do canteiro de obras que já servirá para as instalações hidrossanitárias posteriores.

A ligação de luz deve estar de acordo com a norma NR-10 e seguindo especificações do projeto elétrico, solicitando uma rede Trifásica.

Haverá um galpão de dimensões 5m x 5m para atender as necessidades de depósito de materiais e ferramentas, bem como dos documentos e plantas da obra.  Além disso, haverá um vestiário e banheiro para uso de funcionários, tendo suas dimensões definidas pela norma NR 18.

2.1.1 LOCAÇÃO

Na locação das obras, deve-se respeitar os projetos apresentados, garantindo a implantação da edificação dentro da faixa de domínio, utilizando-se tabeiras de madeira com identificação de ponto fixo como RN (referência de nível) em ponto de saída em marco fixo fora do local da obra, o qual servirá como referência para transferência de pontos de nível.

2.1.2 MOVIMENTAÇÃO DE TERRA

A execução dos trabalhos de escavações obedecerá às prescrições da norma NBR-6122 e do que é descrito neste memorial. Será removida uma camada superficial de 20 cm de material de expurgo. Nas escavações além de 1,50 m de profundidade, haverá taludes ou proteções com dispositivos adequados de contenção. Será conservado o perfil natural do terreno nas divisas laterais, pois já existem edificações construídas nos lotes vizinhos. Será prevista drenagem dos muros de arrimo, onde houver e drenagem do lote.·.

2.2 FUNDAÇÕES

O projeto de fundações seguirá tanto a norma da ABNT NBR 6122 – Projeto e execução de fundações e a quanto à norma NBR 6118 - Projeto de Estruturas de Concreto. As fundações serão executadas de acordo com o projeto estrutural específico seguindo o tipo de fundação, sua posição e profundidade, tipo estacas, dimensões, armaduras e traço de concreto dos elementos estruturais.

Além disso, deverão ser observadas as interferências da fundação com os projetos elétricos e hidrossanitário, prevendo as passagens para as tubulações horizontais e verticais nas vigas.

O concreto deverá ter resistência definida em projeto estrutural ou superior, o recobrimento da ferragem deverá ser de no mínimo 2,5 cm e será preparado em betoneiras.


2.3 ESTRUTURA

A estrutura do edifício será composta por alvenaria estrutural de bloco cerâmico e deve ser dimensionado de acordo com a norma NBR 15812-1.

As lajes do pavimento térreo serão do tipo pré-moldadas compostas com espessura de 10 cm composta por vigotas de concreto e preenchidas por tijolos cerâmicos. O aço a ser utilizado deverá estar de acordo com o projeto. O escoramento das lajes deverá ser com escoras de eucalipto e a desforma deverá ser executada de acordo com o projeto de execução e normas técnicas de construção.


2.4 ALVENARIA

A alvenaria deve seguir às posições e dimensões das paredes do projeto arquitetônico.

Serão utilizados alguns blocos cerâmicos estruturais da família 14 cm, como:

Bloco inteiro 14x19x39

Bloco inteiro 14x19x34

Meio bloco 14x19x19

Canaleta 14x19x39

Os blocos deverão ser assentados com argamassas de assentamento de traço 1:1:6 (cimento, cal e areia média), que serão preparados em betoneiras de 400L . O assentamento dos blocos será realizado por um pedreiro e um servente. Para a amarração dos blocos será utilizada tela de aço soldada seguindo especificação do projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (338.4 Kb)   docx (181.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com