TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial Descritivo Residência Unifamiliar

Por:   •  8/6/2021  •  Resenha  •  805 Palavras (4 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

MEMORIAL DESCRITIVO

TANQUE SÉPTICO/SUMIDOURO

MCN CONSTRUÇÕES LTDA

RESIDÊNCIA UNIFAMILIAR

FORTALEZA-CE

          JULHO/2016

  1. CONSIDERAÇÕES GERAIS

Propõe-se a presente memória descrever e justificar os cálculos das instalações a fim de coletar e tratar dos despejos domésticos dando um destino final com condições higiênicas, de segurança sanitária, de conforto aos habitantes de casas geminadas, situadas na Rua Ana Brito, bairro Araturi, Fortaleza-Ceará.

2.         SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO

Na falta de esgoto público no local, o tratamento usado será com tanque séptico cilíndrico totalmente impermeabilizado e sumidouro cilíndrico de anéis de concreto pré-moldados com drenos em suas laterais e fundo.

2.1        TANQUE SÉPTICO

Unidade de tratamento primário de esgotos domésticos, de sedimentação e digestão, de fluxo horizontal e funcionamento contínuo que detém os despejos por um período que permita a decantação dos sólidos e a retenção do material graxo, transformando-os em compostos estáveis.

A finalidade do tanque séptico é proporcionar condições favoráveis à ação rápida das bactérias aeróbias e principalmente as anaeróbias, e quando o mesmo realizar a transformação da matéria cloacal do efluente, em sedimentos ou lamas imputrescíveis e inócuas, permitindo, assim, que o efluente possa, sem riscos de contaminação e o inconveniente do mau odor, ser lançado em valas de infiltração, no nosso caso específico.

A laje de fundo deve ser executada antes da construção das paredes. Antes de entrar em funcionamento o tanque séptico deve ser submetido ao ensaio de estanqueidade, realizado após ele ter sido saturado por no mínimo de 24 horas. O lodo e a escuma acumulados no tanque devem ser removidos a intervalos equivalentes a 2 anos. Quando da remoção do lodo digerido, aproximadamente 10% de seu volume devem ser deixados no interior do tanque.

  1. SUMIDOURO

Unidade de depuração e de disposição final do efluente de tanque séptico verticalizado e a facilitar a infiltração subterrânea. Não permitir plantio de árvore próximo ao sumidouro, para não danificar as paredes do mesmo, devido às raízes das plantas. A altura útil do sumidouro deve manter uma distância vertical mínima de 1,50m (um metro e cinquenta) entre o fundo do poço e o nível máximo aquífero.

As lajes de cobertura dos sumidouros devem ficar ao nível do terreno, serem de concreto armado e dotadas de abertura de inspeção com tampão de fechamento hermético, cuja menor dimensão em seção seja de 0.60m.

[pic 2]

 

[pic 3]

  1. Distância máxima na horizontal entre furos é de 0,20m

b)   Diâmetro dos furos é de 0,02m

5.           REDE COLETORA

A rede coletora será executada em p.v.c., no diâmetro de Ø100mm, com declividade mencionada em projeto.  Os despejos líquidos serão lançados em sumidouro, conforme projeto.

6.   DECLIVIDADE

 A declividade será a menor possível, evitando grande profundidade da rede, no entanto, as condições mínimas de funcionamento têm que ser resguardadas, conforme projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (232.5 Kb)   docx (107.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com