TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METODOLOGIA DA PESQUIUISA

Ensaios: METODOLOGIA DA PESQUIUISA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  750 Palavras (3 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 3

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFCA

ATIVIDADE AVALIATIVA

FACULDADE ATENEU

Nome:

Matrícula:

Professora: Maria Estela Giro

As pesquisas científicas são muito sérias e precisam obedecer a certas regras para que sejam consideradas válidas. As regras são mantidas pela (Associação Brasileira de Normas Técnicas) ABNT, que é a controladora de normas técnicas no Brasil. Então vamos avaliar algumas posturas de pesquisadores que podem fazer com que o trabalho fique mal feito e até mesmo fora dos padrões vigentes.

Principalmente nas faculdades acontece de muitos alunos serem preguiçosos para fazer pesquisas científicas. Muitas vezes eles desconhecem o que é pedido na pesquisa científica, e aí ele não faz um bom trabalho. Este pensamento nos leva ao primeiro tipo de postura do pesquisador que pode afetar seriamente uma pesquisa científica. O desconhecimento no tema a ser pesquisado.

1. Desconhecimento do tema a ser pesquisado

Quando isso acontece é muito difícil para o pesquisador, pois ele antes de tudo vai ser praticamento obrigado a sair pesquisando tudo sobre o tema. A menos que ele faça isso, o seu trabalho vai ficar muito ruim. Se fazer o trabalho sem o conhecimento necessário ele vai dar informações que não são verdadeiras, o que vai tirar toda a veracidade do seu trabalho de pesquisa. Quem pede algum tema, sabe muito bem tudo sobre aquilo, então não tem como enganar seu professor com qualquer conteúdo que vá entregar. Então é muito aconselhável que se estude o tema para se fazer um bom trabalho.

2. Desinteresse por problemas sociais

Não só a pesquisa científica, mas as redações de vestibulares também pedem soluções para problemas apresentados nos trabalhos, então se seu trabalho envolver temas sociais, vai ser muito importante que você domine os assuntos atuais em relação a problemas na sociedade, pesquisando informações, dados, para que possa fazer o uso desse conhecimento na hora que for elaborar seu trabalho científico. Você pode precisar disso principalmente na hora de propor soluções, que sejam viáveis, para problemas que você mesmo vai expor.

3.Impaciência

A impaciência pode muitas vezes ser a maior responsável por um trabalho não sair bem feito. Pois quando o pesquisador não tem tempo para se empenhar em fazer uma coisa bem feita, não quer ler um livro que pode ter informações preciosas para seu trabalho, não pesquisa na internet com calma, ele vai querer terminar logo o que está fazendo, mesmo que não fique legal. Isso pode fazer com que ele pegue qualquer informação e jogue no seu texto. Uma dica para isso é sempre reserva algum tempo do dia para estudar, se dedicar somente a seus estudos. A ABNT específica tudo, de um jeito que não tem como errar, pois nela temos todas as orientações que precisamos para a elaboração de uma pesquisa científica, então se for seguido tudo conforme está apresentado, o resultado com certeza vai ser satifatório. De forma organizada é mais fácil de se fazer algo bem feito.

4. Falta de criatividade

Na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com