TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia Científica_conhecimentos

Exames: Metodologia Científica_conhecimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2013  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  1.145 Visualizações

Página 1 de 2

O conhecimento científico :

O conhecimento científico é racional, preciso, verificável que se obtém respostas através de métodos rigorosos, conhecimento que não é imediatista, pois precisa de experimentos e observações para a comprovação real (Levando algum tempo.). Esta aberto a criticas, não é de todo exato, nem imutável. Preocupa-se em descrever e explicar os fenômenos.

Um exemplo de conhecimento científico é o malefício do consumo exagerado do sal, que causa o aumento da pressão arterial (hipertensão). Para saber a quantidade aproximada de consumo que seria benéfica tiveram que passar por um método rigoroso com análise, experimentos, e muita observação.

O Conhecimento filosófico :

O Conhecimento filosófico nasceu da reflexão e do questionamento dos problemas humanos, na procura do ser humano pelo “saber” seu objetivo é buscar a verdade. É um conhecimento que utiliza o método racional, ele consiste em hipóteses, que não passa por observações. Este conhecimento não usa de experimento por esse motivo o conhecimento filosófico não é verificável.

Um exemplo de conhecimento filosófico seria o questionamento sobre a criação do mundo, “O mundo se formou através de uma explosão? Ou o mundo foi criado por um ser superior?” Não precisa ser confirmado, mas só de ocorrer a reflexão e o questionamento, já é um conhecimento filosófico.

O conhecimento teológico :

O conhecimento teológico é relacionado ao misticismo, à fé, acreditam na existência de um Deus, é um conhecimento que não pode ser provado cientificamente (experiências e observações) e não admite críticas e é desprovido de método, não é racional. As verdades segundo o conhecimento teológico são infalíveis ou indiscutíveis, pois trata- se do sobrenatural.

Um conhecimento teológico seria a história de Noé que construiu uma arca e colocou ali os animais ocorrendo um diluvio (todo livro da bíblia seria um conhecimento teológico). Acreditar que alguém foi curado por milagre. Algo que não pode ser verificado, pois a fé é a única fonte de dados.

O conhecimento empírico :

O conhecimento empírico é obtido pelo acaso, por experiências acumuladas, e é transmitido de pessoa para pessoa, baseado na observação ingênua da realidade, sem necessidade de uma comprovação científica. É um conhecimento acrítico, onde não há questionamento nem a procura pela explicação, conformando-se com as aparências. Não é baseado em estudos ou pesquisas.

Um exemplo de conhecimento vulgar seria dizer que todos os homens não prestam, ou que o chá de camomila acalma, pois muitas vezes é tido por generalização ou por vivencia ou ate mesmo passada de pessoa para pessoa. É o conhecimento que acredita sem saber as razões(o porque).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com