TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MICROS Central O Hydro

Projeto de pesquisa: MICROS Central O Hydro. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.451 Palavras (18 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 18

SUMÁRIO

Introdução

1º Parte

1 Estudo sobre micro centrais hidroelétricas

1.1 Objetivos do estudo

1.2 Características de uma MCH

1.3 Custo de uma MCH

1.4 Tipos de micro centrais hidroelétricas

1.5 Sistemas componentes

1.6 Comportamento das vazões

1.6.1 Bacia hidrográfica

1.6.2 Área de drenagem

1.6.3 Permanência das vazões

1.7 Medição das vazões pelo método do flutuador

1.8 Medição das vazões pelo método do vertedouro retangular

1.9 Regionalização das vazões

1.10 Vazão de cheia

1.11 Inspeção do terreno

1.12 Medidas de desnivelamento

1.13 Determinação do contorno da área inundada

1.14 Identificação do solo

1.15 Avaliação expedita dos materiais

1.16 Potência disponível bruta

1.17 Potência instalada

1.18 Potência necessária

INTRODUÇÃO

Tem sido grande o numero de pequenos aproveitamentos hidroelétricos que proliferam, como alternativas econômicas de autoprodução ou mesmo produção para atendimento de consumidores cooperados rurais ou urbanos.

O presente trabalho pretende apresentar ao estudante técnico, de nível médio, uma forma simples e compacta para inicia-lo na exploração dos recursos hidráulicos. Através de cultura técnica diferenciada, voltada especificamente para o setor hidroelétrico, pretende proporcionar um largo conhecimento geral, resultando no aprimoramento pessoal para um mercado de trabalho promissor.

Alem da cultura técnica, experimentos de campo deverão colaborar para que os alunos apliquem diferentes disciplinas do curso médio, seja em levantamentos topográficos expeditos, medição de vazões, reconhecimentos de solos, emprego de noções de cartografia, proporcionado uma integração interdisciplinar.

Por ultimo não se pode esquecer que existe um conjunto muito grande de micro aproveitamentos hidroelétricos, remanescentes de velhos moinhos, serrarias, atafonas, que com a eletrificação rural foram esquecidos. Reavivar esta história nos estudos também faz parte da formação técnica.

1 - Estudo Sobre micros centrais Hidroelétricas

1.1 - Objetivos do Estudo

Desenvolver conceitos e metodologias relativo aos aproveitamentos hidroelétricos, especificamente à micro centrais hidroelétricas, através do estudo, levantamento e projeto de uma MCH.

Introduzir o aluno no assunto sobre geração hidroelétrica, discutindo conceitos, normas e procedimentos de projeto de usinas hidroelétricas, através de paralelos com a prática a ser desenvolvida.

Fomentar o interesse pela área, demonstrando que há um potencial elétrico de pequeno porte, disponível no meio rural, capaz de, com os conhecimentos em eletrotécnica, serem explorados, demonstrando como área de atuação para técnicos.

1.2 - Características de uma Micro Central Hidroelétrica.

A Classificação em Micro, é uma subdivisão da classificação para Pequenas Centrais Hidroelétricas que ainda incorpora as médias e as mini centrais, sendo a classificação de Micro empregada para os menores aproveitamentos.

As características relacionadas têm a clara intenção de limitar estes aproveitamentos a práticas não complexas, no que se refere aos riscos associados. Contudo, não pretende desprestigiar o rigor técnico que norteia qualquer atividade.

São características fundamentais:

• Potência máxima de 100 KW

• Altura máxima da barragem de 3 metros

• Vazão máxima admitida de 2.000 litros por segundo

• Utilização de vazões com permanência de 95%, com no máximo regularização diária.

1.3 - Custos de uma Micro central hidroelétrica.

Os custos estão associados a cada tipo de aproveitamento é a forma como é encaminhado o projeto. O emprego de equipamentos padronizados, que não requeiram tratamento e projeto personalizado tem se demonstrado mais econômicos, mesmo que para isto seja necessário admitir sobre dimensões.

Ainda percebe-se que o emprego de novos materiais, por vezes específico de outras áreas, resulta satisfatórios e com redução de custos Este é o caso de tubulações hidráulicas empregadas nas mais diversas áreas, ou mesmo o emprego de bombas de levante para irrigantes operando de modo inverso. São procedimentos que se não consolidados na cultura técnica, merecem atenção como forma de justificar e viabilizar estes aproveitamentos.

1.4 - Tipos de Micro centrais hidroelétricas

O que determina o tipo de uma micro central são as característica impostas pela queda, pelo volume d'água e pelas condições topográficas no local do aproveitamento.

Em tese, todos os aproveitamentos são constituídos por estruturas que se moldam ao terreno. Podemos relacionar a barragem, tomada d'água, canal de adução, câmara de carga, dutos de adução casa de máquinas, turbina, gerador, canal de fuga. Mesmo sendo clássico o emprego das estruturas relacionado, por vezes, algumas destas não são empregadas, ou por medida de economia ou por ajuste de projeto, sem, no entanto prejudicar o objetivo maior que é o de gerar energia.

Micro central de baixa queda

Observa-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com