TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MUDANÇAS ORGANIZATIVAS E REFRACÇÃO Paradigma

Tese: MUDANÇAS ORGANIZATIVAS E REFRACÇÃO Paradigma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  Tese  •  1.146 Palavras (5 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 5

Ler os capítulos 1 e 2 do Livro-Texto da disciplina (identificado ao final desta ATPS), que

descrevem a mudança nas organizações e a importância do gestor organizacional e da

consultoria.Passo 2

MUDANÇA ORGANIZACIONAL E QUEBRA DE PARADÍGMAS

As principais ações desta Direção têm como bases a responsabilidade social, a excelência em assistência, vendas e pesquisa. Na maioria das vezes não basta à adoção de uma única ferramenta administrativa, mas um conjunto de soluções para que a instituição atinja os padrões de qualidade exigidos pelos clientes. Nos dias atuais as tecnologias e seus conceitos vêm substituindo de maneira muito rápida, onde caberá aos indivíduos acompanhar essas mudanças. A quebra de paradigmas está presente no contexto atual como forma de orientar aqueles que precisam de limites e padrões pré-estabelecidos. A mudança está por toda parte de nossa vida. Ela atinge constantemente a sociedade em sua economia, na política e na tecnologia. As empresas também devem se impulsionar no mundo das mudanças, trabalhando com o sistema aberto, para que a flexibilidade permita o crescimento da empresa no todo. O processo de mudança organizacional dentro de um ambiente empresarial estabelece modificações que podem afetar as autoridades, os níveis de responsabilidade de vários membros e todo o meio de comunicação estabelecido. No ambiente de negócios da atualidade, cada vez mais, as mudanças exigem quebra de paradigmas que implicam diretamente na cultura das organizações. Esta revolução reordena prioridades, redireciona valores, muda conceito de certo e errado, apresenta novos focos de interesse e indica maneiras diferentes de reagir quando metas não são alcançadas. A quebra de paradigmas surgiu com a gestão da qualidade, com a necessidade de uma revisão na administração das organizações de forma discreta e em longo prazo rompendo modelos burocráticos e centralizadores, requerendo tecnologias de gestão bastante recentes obtendo-se assim renovação constante. Os gestores devem encontrar o equilíbrio entre os processos para que a mudança ocorra, para isto as empresas precisam ser flexíveis, mais focada, de alta performance, mas de baixo custo e de longo prazo. Estas contradições são na verdade a quebra de paradigmas da organização centralizadora e opressiva. A empresa a ser estudada está passando por quebra de paradigmas, onde a mudança começa a mexer com as estruturas. A gestão da qualidade veio de frente, rompendo as barreiras, permitindo em meio ao conflito, o crescimento da estrutura organizacional. Este processo iniciou recentemente e apresenta os desafios de redesenhar os processos e o desempenho de cada área de trabalho e de cada atividade, cada qual com sua especialidade. Este processo de Interação Sistêmica que discrimina o processo do fornecedor interno e o processo do cliente interno em um comum acordo. Visa comparar lado a lado os processos anteriores com os que estão no processo de renovação, para que as atividades a serem desenvolvidas no dia-a-dia entrem em harmonia com a organização.

Passo 3

CONCEITO E OS PAPÉIS DO GESTOR ORGANIZACIONAL

Gestão é um conjunto de tarefas que procuram garantir a eficiência de todos os recursos disponíveis pela organização, para que possam ser atingidos os objetivos pré-determinados. O Gestor Organizacional é definido pelas suas funções no interior da organização, tendo ele que estar apto e pronto para desenvolver suas habilidades tanto no ambiente interno quanto as do externo. É ele a pessoa a quem compete à interpretação dos objetivos propostos pela organização atuando através do planejamento estratégico, direção e do controle, a fim de atingir os referidos objetivos e resultados. Podemos dizer que Gestor Organizacional se define conforme os seguintes elementos:

Visão Estratégica de Negócio: Trabalho voltado à visão prospectiva e sistêmica do pensamento de organização. Orientação para processos: adequar meios para a excelência dos processos. Desenvolvimento de habilidades: estar sempre aprendendo novas maneiras de responder as demandas organizacionais. Qualidade: decisões voltadas à satisfação das expectativas dos clientes internos e externos. Decisões: sempre buscar estilos novos gerenciais de decisão. Custos: a otimização dos recursos face ao tempo e espaço. Stress: harmonizar individualmente os objetivos entre: o eu, equipe e organização, de maneira a manter-se preparado frente aos novos desafios.

O GESTOR

É um profissional generalista que sabe tudo sobre o ambiente organizacional, sabe lidar com as mudanças e se capacita para atender as demandas do mercado, tem o espírito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com