TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Madeira como material de construção

Por:   •  30/10/2016  •  Artigo  •  1.703 Palavras (7 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 7

1. Madeira

A madeira é um material orgânico, de origem vegetal encontrada tanto em florestas naturais quanto em florestas artificiais resultantes de reflorestamentos industrializados, é a parte lenhosa do caule de árvores e arbustos, empregada na construção civil, naval, indústria de mobiliário, fabricação de papel e em outras finalidades. Sua extração e processamento constituem atividades econômicas de grande importância em todo o mundo. Como a demanda se madeira é muito grande e crescente, a maioria dos países estabeleceu modernos sistemas de reflorestamento e conservação do solo, visando a preservação de florestas naturais e ao não esgotamento das reservas. A madeira classifica-se em madeira de lei e madeira-branca. A primeira inclui madeiras de grande resistência e beleza como o álamo, a bétula e o carvalho das regiões temperadas, ou o cedro, a cerejeira a imbuia e o jacarandá do brasil. A madeira-branca ( a denominação não indica cor), caracterizada por textura mais mole e qualidade inferior, é extraída sobretudo de coníferas.

Atualmente, o corte das árvores e a preparação da madeira alcançaram nível altamente mecanizado. As árvores são cortadas com serras elétricas e levadas às serrarias, onde a madeira é cortada em tamanhos padronizados. Sobras e outras partes menos aproveitáveis são cortadas em folhas para a fabricação de folhas aglomeradas conhecidas como madeira compensada. No brasil a extração vegetal tem sido dificultada por não existirem agrupamentos uniformes de arvores com madeiras utilizáveis. Programas estatais e particulares tem dado ênfase a uma politica mais racional de exploração da madeira e ao reflorestamento.

A madeira é um material que é utilizado em construções novas, mas foi muito empregada em construções antigas, ela possui grandes possibilidades arquitetônicas e adaptação aos mais variados estilos de construção.

De acordo com o artigo Sistema STELLA/UFSC: avaliação e desenvolvimento de sistema construtivo em madeira de reflorestamento voltado para programas de habitação social “ A espelho do que acontece em outras regiões do mundo, a aplicação no Brasil da madeira reflorestada surge como alternativa viável e econômica, podendo ser aplicada principalmente nas regiões produtoras desse material. Um desenvolvimento tecnológico mais completo na área de manejo com a madeira reflorestada pode significar a independência do país em relação a tecnologias estrangeiras, caras e inacessíveis.

O Brasil é hoje um dos países com maior área florestada e reflorestada da América do Sul. Ao norte temos a mata nativa cobrindo a Amazônia. Ao sul, com a mata nativa já praticamente extinta, temos hoje uma reserva de madeira de reflorestamento do tipo eucalipto ou pínus cobrindo enormes áreas dos três estados da região. Este material, que até 15 anos atrás estava disponível apenas para a produção de pasta de celulose, hoje, numa tendência nacional, passa a ser mais empregado na construção civil. Grandes centros de pesquisa brasileiros desenvolvem programas de formação específicos no trato com a madeira, com o objetivo de disseminar o aprofundamento de seu conhecimento. Só assim a indústria madeireira aumentará sua competitividade sem repetir o que aconteceu 30 ou 40 anos atrás, quando florestas inteiras foram dizimadas e jamais repostas. Historicamente, a abundância, a aparente facilidade de manejo e o relativo baixo custo de comercialização fizeram com que a casa de madeira fosse sinônimo de sub-habitação. Os processos de transformação da sociedade fazem com isso seja revisto. A madeira de reflorestamento é um produto nobre, com características benéficas na sua utilização como elemento construtivo, e com condições favoráveis de gerar o conforto dos usuários. Deve estar associada à imagem de um produto arquitetônico sustentável, configurando-se num mecanismo de desenvolvimento limpo (MDL).69 Na região sul-brasileira, grandes empresas mantêm reflorestamentos, destinando esse material para os mais diferentes fins. O Conglomerado Battistella, parceiro nesta pesquisa, é grande produtor de placas de madeira e madeira serrada, usinada e tratada, principalmente a madeira de pínus. A Empresa Stella Casa Pronta é seu braço voltado para a produção de unidades habitacionais e há mais de 15 anos vem atendendo ao mercado em vários estados brasileiros. A casa Stella está direcionada para a população de alto poder aquisitivo, havendo interesse da empresa em ampliar o mercado propiciado a parceria responsável por esta pesquisa. Em sua evolução, os sistemas industrializados de construção passaram por fases cujos resultados estéticos e compositivos não foram satisfatórios. Os primeiros sistemas pré-fabricados tinham como premissa a funcionalidade, em que prevalecia a rigidez das máquinas e processos de fabricação os componentes, originando uma arquitetura pobre e repetitiva. Essa arquitetura passou a identificar a arquitetura marginal, de baixa qualidade. Com a evolução dos equipamentos de fabricação dos componentes e com a diversificação dos processos, a flexibilidade na produção e na utilização dos componentes teve largo incremento. A pré-fabricação deixou de ser sinônimo exclusivo de industrialização, surgindo novos produtos, que devido à facilidade de manejo deram à obra característica de linha de montagem.

A construção por componentes não tem por dogma a modulação. O princípio gerador é a coordenação dimensional e a diversificação de materiais como forma de satisfazer as exigências técnicas e garantir a competitividade no mercado da construção civil. No âmbito dos sistemas de instalações elétricas e hidrossanitárias, existe carência bastante significativa de literatura. Sendo a edificação em madeira, o fato é ainda mais evidente. Num processo industrializado ou semi-industrializado, a concepção das instalações deve acompanhar o caráter inovador. As iniciativas neste sentido são bastante tímidas, com características mais de adaptação do que de inovação. “A bibliografia em geral não faz referência a soluções específicas para habitação de madeira.”

O artigo em língua estrangeira utilizado Tecnología e innovación de estructuras de madera para el sector de la construcción: Vigas de perfil I de amarillón (Terminalia amazonia (J.F. Gmel.)Exell) de plantación diz que “há muitos fatores que podem contribuir para o renascimento da madeira como uma opção preferida para projetos, ambos os edifícios residenciais e comerciais. Em geral, produtos com uma engenharia forte e alto valor agregado estão tendo um grande crescimento tanto na Europa como na América do Norte, com o conjunto de crescimento sobre cerca de vinte vezes durante esta década e há relatos de crescimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (91.2 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com