TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Material Didático

Trabalho Universitário: Material Didático. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2013  •  280 Palavras (2 Páginas)  •  815 Visualizações

Página 1 de 2

É todo material usado durante o processo ensino- aprendizagem. São recursos (livros, lousa, cartazes, jogos, álbum seriado, etc.) utilizados para facilitar a transmissão e assimilação do conteúdo e conhecimento geral. Segundo Karling (1991), recursos podem ser denominados de recursos de ensino, recursos didáticos, meio auxiliar, meio didático, materiais didáticos, recursos audiovisuais, multimeios. Tais recursos podem ser encontrados dentro ou fora do ambiente educacional. Os materiais didáticos podem incentivar a observação e a atenção do aluno sobre o que ocorre ao seu redor, motivando-o na busca por novos conhecimentos. Compreende-se que quando o professor se apropria, desenvolve e adapta o material didático e o utiliza, adaptando ao contexto dos alunos, a aula resulta mais produtiva para o professor e para o aluno. Por isso, ao planejar, o docente observa possibilidades de uso destes, quer seja um filme, uma maquete, um jogo, ou mesmo um livro e, vai combinando estes em ação educativa visando o desenvolvimento de seus alunos e de seu próprio estilo de pedagogia. Os materiais didáticos podem ser considerados ferramentas importantes para incentivar e auxiliar o processo educacional, da seguinte forma:

• Os materiais podem motivar no aluno o gosto para o estudo de uma disciplina ou um assunto.

• Ao utilizar os materiais didáticos, o professor possibilitará ao aluno maior compreensão do conteúdo.

• Os materiais poderão despertar mais interesse do aluno, estimulando assim sua participação nas aulas, tornando-as mais dinâmicas.

• A utilização dos materiais didáticos adequados facilita a compreensão sobre determinados assuntos apresentados.

Sabe-se que os materiais didáticos são mediadores de aprendizagem, contudo, dentro desse contexto devem ser construídos de modo reflexivo e provocativo, propiciando aprendizagens múltiplas, tanto para o docente quanto para o aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com